Shimeji: descubra os benefícios e como preparar a delícia oriental

Você já comeu shimeji? Esse alimento ficou muito conhecido com a expansão da culinária oriental na mesa dos brasileiros e, hoje em dia, tem feito parte de diversos pratos e sabores!

Essa delícia também ganhou notoriedade por ter um sabor semelhante a carne vermelha e ser uma fonte nutritiva e relativamente barata de consumir proteínas vegetais. Isso é incrível, principalmente para veganos e vegetarianos!

O cogumelo shimeji traz muitos benefícios a nossa saúde. Eles são ricos em proteínas, fibras, minerais e vitaminas e apresentam baixo teor de gordura total. Dessa maneira, use sua criatividade e incorpore o shimeji na sua alimentação de diversas formas, com receitas criativas e muito saudáveis!

 

O que é shimeji?

Mas você sabe realmente o que é um shimeji? Esse é o nome de uma espécie de cogumelo que pode ser consumido em alimentos e é encontrado no mundo inteiro. Além disso, esse cogumelo possui duas variações, sendo encontrado em mercados e mercearias nas variações branca e preta. Quanto ao sabor, é delicioso de todos os jeitos!

Ele é extremamente rico em aminoácidos importantes para o nosso corpo, além de possuir outros benefícios incríveis que melhoram nossa saúde.

Imagem: Reprodução / Pexels

Benefícios do shimeji

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O shimeji é um dos cogumelos mais consumidos mundialmente. Isso acontece porque ele é cheio de benefícios e qualidades e muito seguro para consumo culinário!

Como uma das suas principais propriedades, o shimeji é rico em vitamina B12. Seu consumo também promove um melhor controle do colesterol, além de auxiliar o fluxo digestivo até o intestino!

O shimeji também é uma excelente fonte de proteínas vegetais e nutrientes para veganos e vegetarianos. Seu gosto incrível tem conquistado, além daqueles que não consomem proteína animal, diversos apaixonados pelo mundo inteiro! Se jogue e arrisque se apaixonar por shimeji você também!

Além disso, o cogumelo é fonte de diversas fibras, minerais e vitaminas. Nos países orientais, seu consumo é muito estimulado na prevenção e controle de doenças crônicas e no combate ao colesterol ruim!

 

Como preparar shimeji

Existem diversas formas de preparar o shimeji. Seja para uma refeição rápida, entre familiares e um jantar mais rebuscado para convidados, surpreenda ao incorporar o shimeji como ingrediente ou elemento principal de seus pratos!

1. Shimeji na manteiga

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Essa é uma receita simples que pode servir de base para diversas outras. Isso porque ela se baseia em preparar o shimeji em um tempero com manteiga, bem saboroso e simples, conservando o sabor principal do cogumelo. Refogue alho e cebola, cebolinha e o cogumelo em uma quantidade deliciosa de manteiga até dourar.

Para veganos, troque a manteiga por um azeite de ótima qualidade! É uma opção ideal para quem quer aprender a investir no sabor do alimento antes de preparar pratos mais elaborados!

2. Shimeji oriental

Essa é uma opção em que o shimeji é refogado com alguns temperos orientais. Por exemplo, você pode apostar no molho shoyu, em glutamato e um pouquinho de caldo de carne. Para um sabor extra, aposte na manteiga!

Por isso, para os mais ousados, o shimeji pode ser preparado com uma pitada de saquê, bebida oriental muito saborosa. Esse toque vai gourmetizar seu prato e encantar seus convidados!

Imagem: Reprodução / Pexels

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

3. Salada de shimeji

Uma ótima dica de pratos veganos e também para os vegetarianos (e para quem está fazendo dieta também) é preparar uma deliciosa salada com shimeji, várias verdurinhas e muitos temperinhos! A salada de shimeji é nutritiva e muito saborosa e vai deixar suas refeições mais fitness com um sabor único e diferenciado!

Assim, você também pode transformar o shimeji no recheio de diversos pratos, como batatas recheadas, pizzas e risotos e combinar o shimeji com outros cogumelos! Dessa maneira não tem erro e vai ser a sensação da sua cozinha!

 

Dica de economia

Os cogumelos nem sempre são baratos! Por terem um processo produtivo diferenciado, podem custar um pouco mais caro, principalmente nas cidades mais afastadas do interior. Mas não deixe isso te desanimar!

Dessa forma, aproveite e aprenda a pesquisar preços para fazer a melhor economia na hora de comprar shimeji para sua alimentação! Uma ótima dica é comprar shimeji desidratado em lojinhas online e dividir o frete com amigos!

Por isso, para consumir os cogumelos frescos, dê preferência às lojinhas e mercearias do seu bairro, o preço será bastante justo!

Imagem: @seeufizvcfaz (Reprodução / Instagram)

Quem não pode consumir shimeji?

Mas, você deve estar se perguntando: existe alguma restrição ao consumo desse cogumelo? Quase nenhuma! Afinal, essa delícia é liberada para todas as pessoas. Dessa maneira, somente fique atenta se você, ou os convidados do seu jantar, tenham alguma alergia a cogumelos variados!

Por isso, o único cuidado a se tomar é no caso de alergia aos cogumelos e também pessoas com imunidade comprometida. Nesses casos, evite o consumo e consulte o seu médico e nutricionista!

Dessa maneira, agora é só conferir se seu cogumelo está na validade e se deliciar com esse novo sabor nas suas receitas!

Comentários (0)
Comentar