Shampoozada: saiba o que é e aprenda como iluminar o cabelo em casa

A shampoozada é uma técnica perfeita para restaurar a cor dos cabelos tingidos. Esse método promove uma limpeza profunda, que ajuda a abrir a cor e clareia até dois tons.

 

O que é shampoozada?

 

Como explicamos anteriormente, esse método serve para despigmentar o cabelo com uma mistura que geralmente leva shampoo, água oxigenada e descolorante.

Essa técnica funciona porque a shampoozada serve como um agente limpador profundo, mais potente que um shampoo antiresíduos . Uma vez que a mistura leva água oxigenada, ela consegue, de fato, clarear os cabelos. Mas apesar disso, não é indicada para quem nunca tingiu os fios.

 

Reprodução

 

Hoje em dia, a técnica ganhou bastante notoriedade, principalmente entre os blogs de beleza. Como a shampoozada pode ser feita em casa, a facilidade acaba conquistando muitas fãs.

Ainda que muitas vezes esse método seja indicado como um clareador sem química, a verdade é que a mistura pode ser um tanto agressiva. E, é claro, não tem nada de “natural”, visto que leva descolorante e também peróxido de hidrogênio.

Portanto, se você busca métodos de clarear o cabelo em casa e tem os fios virgens, é melhor apostar no shampoo de camomila.

 

Quem pode fazer

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Pinterest

 

Apesar de ser menos agressiva do que uma descoloração, a shampoozada não é indicada para cabelos virgens. Esse processo de despigmentação foi pensado para quem já tem as madeixas tingidas.

Isso porque a shampoozada serve tanto para abrir e recuperar o tom morena iluminada quanto para remover a tintura indesejada dos cabelos. Se, por exemplo, você se arrependeu da cor escolhida, basta aplicar a shampoozada para eliminar o pigmento depositado nos fios.

Esse método é bastante utilizado para remover cores difíceis como o preto azulado e o vermelho, como você verá no vídeo a seguir:

 

 

 

De fato, a shampoozada é uma técnica caseira que pode poupar algumas visitas ao salão. E para quem já possui experiência em tingir os fios em casa, é provável que o resultado seja positivo.

Se você tinge o cabelo há muito tempo e nota que as madeixas estão muito carregadas, talvez seja preciso preparar os fios antes de aplicar a mistura.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Nesses casos, vale planejar um detox capilar caseiro, que ajuda a remover o excesso de químicas nocivas e ainda contribui para a saúde do couro cabeludo.

 

Como fazer

Reprodução

 

Um dos grandes trunfos da shampoozada é a praticidade. Isso porque ela leva apenas 3 ingredientes, que devem ser misturados na mesma proporção.

Assim sendo, utilize 1 medida de pó descolorante,  1 medida de água oxigenada volume 10 ou 20 e 1 medida de shampoo neutro. Note que a quantidade exata do medidor varia, já que os cabelos compridos demandam mais produto.

Feita a mistura, basta aplicar nos cabelos úmidos envolvendo todas as mechas. Deixe agir por cerca de 15 a 30 minutos, dependendo abertura de tom desejada.

Depois é só lavar e condicionar bem os cabelos, para repor a água e os nutrientes perdidos durante o processo. Não repita com muita frequência, pois pode danificar os fios.

Veja no vídeo a seguir o passo a passo da Youtuber Nanda Chaves, que utilizou a técnica para refazer o seu tom iluminado.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

 

A shampoozada estraga os cabelos?

 

Ainda que muitas adeptas atestem a eficácia da misturinha, a técnica divide profissionais. Devido à ação da química descolorante, é possível que os fios muito danificados acabem apresentando ressecamento.

Outro ponto negativo apontado por profissionais é o risco de manchas. Por isso, confira bem o passo a passo e certifique-se de que você possui a experiência necessária antes de testar a shampoozada nos cabelos.

E como falamos anteriormente, atenção redobrada ao cuidado após o procedimento. Se você gosta de receitas caseiras, pode optar por uma hidratação com abacate, que é rica em lipídios e ajuda a combater o ressecamento causado pela ação do peróxido de hidrogênio.

Já para quem tem fios oleosos, talvez seja ideal escolher um ingrediente mais leve, como a hidratação com mel ou, ainda, o mel de cenoura.

Comentários (0)
Comentar