Shampoos sem sulfato: conheça os benefícios e melhores marcas

0

Os shampoos sem sulfato já é um queridinho entre as crespas e cacheadas. Mas, será que esse produto serve para todos os tipos de cabelo? Mais que isso, quais são as vantagens de eliminar o sulfato da sua rotina capilar? Quais marcas têm produtos realmente bons? Calma! Continue lendo o post para entender tudo sobre esse assunto e começar 2021 com as madeixas perfeitas!

 

O que é shampoo sem sulfato?

low poo
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Sabe aquele shampoo que faz muita espuma e você tem a certeza de que está limpando muito seu cabelo? Realmente, ele está. Mas também pode estar acabando com a saúde dos seus fios.

O sulfato é um detergente e desengordurante poderosíssimo e a maioria dos shampoos do mercado brasileiro têm esse agente na sua composição. Além disso, ele é o responsável por aquela espuma toda que você acha que está fazendo bem.

Exatamente por ser tão potente, o sulfato pode acabar danificando os fios. Isso porque, ele abre as cutículas do cabelo e remove tudo o que está lá. Ou seja, enquanto retira a oleosidade e a sujeira, esse detergente também leva consigo elementos importantes para a saúde do seu cabelo, como a hidratação natural dele, por exemplo.

Pensando nisso, existe no mercado o shampoo sem sulfato na lista de ingredientes. Os Low-Poo, por exemplo, têm sulfatos mais leves, enquanto os No-poo não levam esse agente na composição.

Algumas desvantagens do sulfato

  • Resseca os fios
  • Aumenta o frizz
  • Pode provocar quebra

Vantagens de usar shampoo sem sulfato

shampoo sem sulfato
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Provavelmente, só de entender como o sulfato age no seu couro cabeludo, você já esteja repensando o uso desse agente.

Mas, se por algum motivo, você ainda tem algumas dúvidas, fizemos uma lista com as vantagens de substituir os seu shampoo convencional, pelo shampoo sem sulfato.

  • Mantém a intensidade e prolonga a coloração
  • Pode prevenir alergias no couro cabeludo
  • Mantém a hidratação dos fios, principalmente, das cacheadas
  • Previne o ressecamento, a porosidade e o frizz
  • Evita a quebra
  • Ajuda a fibra capilar a ficar mais forte

 

Mitos e verdades sobre o shampoo sem sulfato

Existem muitas informações sobre o shampoo sem sulfato na internet. Mas, nem todas elas são verdadeiras. Veja a lista de mitos e verdades sobre esse tipo de produto e tire algumas das suas dúvidas sobre os Low e No-poo.

Shampoo sem sulfato não faz espuma

no poo
Imagem: Reprodução / GE Beauty.

 

Isso é verdade. Porém, saiba que isso não significa que ele é menos eficiente do que os shampoos que fazem. Como falamos anteriormente, a espuma em excesso pode danificar – e muito – o seu cabelo. O Lauril Sulfato de Sódio (LSS), por exemplo, é um dos mais comuns e mais agressivos sulfatos presentes na composição da maioria dos shampoos convencionais. Apesar de ser tão utilizado, é um dos grandes responsáveis pelo ressecamento e quebra dos fios.

Só as cacheadas podem usar o Low-Poo ou No-Poo

low poo
Imagem: Reprodução / GE Beauty.

 

Mito! Na verdade, os Low-Poo e o No-Poo são muito indicados para as cacheadas, crespas e onduladas, porque, normalmente, esses tipos de cabelo são, naturalmente, mais ressecados. Portanto, o shampoo sem sulfato é uma boa alternativa para manter a saúde dos fios.

Por outro lado, as mulheres com cabelo liso também pode aproveitar dos benefícios do shampoo sem sulfato. Isso porque, esse tipo de produto pode ajudar bastante quem tem cabelos fragilizados, com química ou até quem sofre com queda.

Shampoo sem sulfato não é indicado para o cronograma capilar

cronograma capilar no poo
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Este é um mito! E dos grandes! Isso porque, justamente por ser menos agressivo, os shampoos sem sulfato podem trazer ainda mais benefícios ao seu cabelo.

Uma dica é fazer uma última lavagem com o shampoo com sulfato antes de iniciar o seu cronograma capilar. Assim, seu cabelo ficará zerado para começar um tratamento eficaz e gentil!

 

Os melhores shampoos sem sulfato

Agora que você está convencida de que os shampoos sem sulfato são perfeitos para o seu cabelo, separamos algumas marcas que podem ser suas aliadas.

 

GE Beauty

shampoo sem sulfato
Imagem: Reprodução / GE Beauty.

 

A marca recém-lançada pela influenciadora digital e empresária, Camila Coutinho, tem tudo o que você precisa para cuidar dos seus fios com mais carinho e gentileza. Desde shampoo e condicionador, até máscara de hidratação, leave-in e boosters, a marca é livre de sulfatos, silicone e ingredientes de origem animal.

Shampoos sem sulfato Lola Cosmetics

shampoo sem sulfato
Imagem: Reprodução / Lola Cosmetics.

 

Também super completa, a Lola Cosmetics conta com produtos super divertidos, além de sustentáveis e livres de sulfatos. É só escolher a melhor linha para o seu tipo de cabelo e esperar os resultados incríveis!

Soul Power

shampoo sem sulfato
Imagem: Reprodução / Soul Power.

 

Voltada, principalmente, para as cacheadas, a Soul Power tem o selo 100% Free From,  ou seja, é uma marca “livre de componentes considerados “proibidos”, que causam danos aos cabelos, à saúde e ao meio ambiente”.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy