Shampoo Vegano: descubra o que é e quais são as melhores marcas brasileiras

0

Assim como os cosméticos livres de crueldade, o shampoo vegano teve um boom de vendas nos últimos anos, representando um aumento de 175% no mercado. Isso acontece porque tanto o vegetarianismo quanto a preocupação com a saúde estão em alta, incentivando marcas a aderirem as causas.

 

O que é um shampoo vegano?

Geralmente, ser vegano significa abster-se do uso de produtos animais por uma variedade de razões. Isso quer dizer que veganismo pode ser uma dieta e também um estilo de vida

Simplificando, o shampoo vegano segue as mesmas diretrizes, o que significa que um produto é considerado vegano desde que a sua formulação não contenha nenhum ingrediente derivado de animais. Além disso, a cadeia produtiva e ingredientes não podem incluir testes em animais.

Hoje em dia cada vez mais marcas de beleza e cabelos estão se tornando veganas e promovendo o veganismo. Contudo, o ideal é sempre verificar a certificação e os ingredientes dos produtos antes de comprar.

 

shampoos veganos
Imagem: Ruslan Nureev (Reprodução / Instagram)

 

Algumas vertentes do veganismo também evitam comprar produtos sem ingredientes de origem animal produzidos por conglomerados que realizem testes animais em outros países. Nesse caso, dê preferência para marcas inteiramente veganas, como Skala, Cativa Natureza ou Lola Cosmetics. 

Recentemente, a Unilever lançou a linha natural Beauty and Planet. Contudo, apesar da certificação da PETA, o conglomerado realiza testes em animais na China, país onde a legislação exige esse tipo de testes. Por esse motivo, a linha causou bastante polêmica entre a comunidade vegana.

Em síntese, um shampoo vegano:

  • Não deve conter ingredientes derivados de animais na composição;
  • Não deve realizar nenhum teste em animais no produto ou na cadeia produtiva.

 

O que é um produto cruelty free?

selos de produtos veganos e cruelty free
Imagem: Reprodução / Lilian Pacce

 

Além do termo “shampoo vegano“, a denominação “cruelty free” (livre de crueldade) também ganhou destaque nas prateleiras. Basicamente, ela significa que o produto não inclui testes em animais em nenhum estágio do seu processo de desenvolvimento e produção, direta ou indiretamente.

Assim, para garantir a seriedade, o ideal é buscar por produtos que contenham selos de certificadoras reconhecidas mundialmente. É o caso dos selos “PETA Cruelty Free”, da PETA, “Cruelty Free International”, da Leaping Bunny e “Not Tested on Animals“, da organização australiana Choose Cruelty Free.

Hoje em dia muitas marcas no Brasil já oferecem essas certificações, garantindo que o produto é, de fato, livre de crueldade. Contudo, para ser considerado um shampoo vegano ainda é preciso checar os ingredientes para confirmar que nenhum deles é de origem animal.

 

Marcas de shampoo vegano no Brasil

melhores marcas de shampoo vegano
Imagem: Reprodução / Instagram

 

Agora que você já sabe tudo sobre o shampoo vegano, é hora de descobrir onde encontrar o seu. Uma vez que o produto está em alta, fica cada vez mais fácil encontrar shampoos e condicionadores livres de crueldade e feitos a partir de extratos e ativos vegetais.

Skala

Desde 2018, a Skala eliminou todos os ativos de origem animal de seus produtos. Desse modo, a empresa se transformou em uma opção inteiramente vegana, 100% nacional e com custo-benefício ótimo. Os shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento da Skala são todos veganos e muito acessíveis.

 

Lola Cosmetics

Na sequência, uma marca de preço médio, que também faz muito sucesso. Desde o seu lançamento, a Lola Cosmetics marca se compromete em cuidar de todos os animais do mundo.

Por isso os produtos da Lola são livres de químicos tóxicos como sulfatos, silicones insolúveis, parabenos e ftalatos, além de serem cruelty free e veganos.

 

Cativa Natureza

Por fim, a última opção é uma marca curitibana 100% natural e orgânica. Todos os produtos são produzidos com ativos botânicos, óleos vegetais e óleos essenciais poderosos, dispensando qualquer componente ou fragrância sintética.

Desse modo, os shampoos veganos da Cativa são também recomendados para pessoas alérgicas à cosméticos. Nesses casos, é bacana sempre consultar com seu dermatologista antes.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy