Shampoo de camomila: aprenda como clarear o cabelo naturalmente

2

Além de clarear os fios, o shampoo de camomila ainda promove o crescimento saudável e trata o couro cabeludo. Descubra todos os benefícios e como incluir esse ingrediente na sua rotina de beleza:

 

Para que serve o shampoo de camomila?

pra que serve o shampoo de camomila
Instagram

 

Um dos usos mais populares do shampoo de camomila é clarear o cabelo loiro ou castanho claro. Isso ocorre porque o extrato de camomila contém apigenina, um pigmento amarelo natural encontrado nas flores da planta.

Como a apigenina ilumina o cabelo loiro sem penetrar na cutícula, você não precisa se preocupar em secar ou danificar o cabelo, como os produtos à base de peróxido e amônia.

 

morena iluminada com shampoo de camomila
Pinterest

 

Embora seja mais indicado para cabelos claros, os shampoos de camomila não são apenas para loiras. Como a camomila possui benefícios anti-inflamatórios naturais, esse produto também pode ajudar a acalmar o couro cabeludo irritado e, portanto, reduzir a caspa. Isso, associado ao poder restaurador de brilho, faz do shampoo de camomila uma opção maravilhosa para todas as cores e tipos de cabelos.

Aliás, outra grande vantagem é que você pode encontrar shampoos à base de camomila em qualquer farmácia. Além disso, pela internet as receitas caseiras levando o ingrediente também se popularizaram recentemente.

Benefícios da camomila para os cabelos

shampoo de camomila nos cabelos clareia?
Reprodução
  • Possui propriedades anti-inflamatórias, anti-irritantes e antimicrobianas;
  • Incentiva o crescimento saudável dos cabelos;
  • Acalma o couro cabeludo irritado, além de nutrir e fortalecer os folículos capilares;
  • Clareia naturalmente os fios.

 

Como usar chá de camomila para clarear os cabelos?

como clarear o cabelo com chá de camomila
Pinterest

 

Agora que você já sabe os benefícios do shampoo, vale lembrar que o chá também pode ser um bom aliado. Essa bebida, por sua vez, deve ser utilizada como um tônico capilar.

Além disso, antes de se expor ao sol vale aplicar bastante chá de camomila no cabelo todo, já que o calor e a luz solar ajudam a potencializar os efeitos clareadores da planta.

No vídeo a seguir, Micheli Paulis ensina uma receitinha com camomila e canela para clarear o cabelo naturalmente e sem química:

Ingredientes:

  • 2 copos de  água
  • 3 colheres de flores secas de camomila
  • 2 colheres de canela em pó

Como fazer:

  1. Primeiro, adicione a camomila e a canela na água fervendo.
  2. Desligue e deixe repousar até esfriar.
  3. Por fim, aplique nos cabelos sujos e deixe por no mínimo 2 horas. Vale ir para o sol e potencializar o efeito.
  4. Depois é só lavar como de costume. Repita semanalmente.

 

 

Além da camomila, outro chá que também promete clarear os cabelos é o da casca de cebola. Por isso, a Youtuber Leeh Figueiredo desenvolveu uma receita caseira que une os dois ingredientes. De acordo com os comentários, o resultado é positivo e a misturinha deixa, de fato, os cabelos mais claros.

 

 

 

Qual o melhor shampoo de camomila para clarear os cabelos?

o melhor shampoo de camomila
@gabibrandt

 

Hoje em dia é fácil encontrar shampoo de camomila à venda. O mais famoso, de fato, é o clássico Johnson’s Baby Camomila, especial para cabelos claros.

Além dele, outra linha que tem ganhado destaque é o Kit Camomila a da marca Lola Cosmetics, que aposta em fórmulas mais naturais e menos agressivas para os fios.

 

 

Por fim, outro famoso clareador de farmácia é o shampoo  de camomila Tio Nacho. Ele promete cabelos bem mais claros em até 60 lavagens e é um produto polêmico, pois resseca bastante o cabelo e ainda contém amônia.

Confira na sequência a resenha da Gabriela, do canal Verde Limão. Além do antes e depois do shampoo Antiqueda Clareador Tio Nacho, ela também conversa com a dermatologista Dra. Margareth Dutra para entender como esse produto age nos cabelos:

 

 

Como fazer shampoo de camomila para clarear o cabelo?

receita de shampoo natural de camomila
Instagram

 

Assim como vimos anteriormente, a combinação de canela e camomila é perfeita para acelerar e promover o clareamento natural dos fios. Por isso, na sequência você vai aprender uma receita de shampoo de camomila caseiro para obter todos esses benefícios.

Ingredientes:

  • Flores secas de camomila;
  • 2 paus de canela;
  • 200 ml de shampoo neutro transparente

 

Modo de preparo:

  • Para começar, despeje o shampoo em um recipiente de vidro;
  • Na sequência, adicione a canela e cerca de 1 colher de sopa de camomila;
  • Misture bem com o auxílio de uma colher (de plástico ou madeira, evite metal);
  • Deixe descansar por até 48 horas.
  • Depois remova a canela em pau e, com auxílio de um funil, devolva a mistura para o pote de shampoo.
  • Para facilitar, você pode peneirar a receita antes de colocar novamente no pote original.

 

 

 

 

Mostrar comentários (2)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy