Semente de sucupira: conheça os benefícios para a saúde desse alimento tipicamente brasileiro e saiba como consumir

Você conhece a semente de sucupira? Esse nome estranho e, até então, desconhecido, pode fazer milagre no auxílio do tratamento de diversas doenças. Afinal, a natureza oferece alimentos fitoterápicos que auxiliam no processo de cura e são altamente nutritivos. A semente de sucupira, por exemplo, tem fortes propriedades medicinais. Utilize sua semente para fazer chás todos os dias!

A sucupira é uma grande árvore que possui propriedades medicinais e que por isso pode ser usada para aliviar as dores e inflamações do corpo.

 

Propriedades da semente de sucupira

As sementes de sucupira, assim como também seus frutos, são extremamente ricas em antioxidantes das classes das isoflavonas e triterpenos.

São nomes complicados de entender, mas significam, basicamente, que as plantas medicinais que contém altas concentrações destes componentes possuem atividade de proteção tanto para o coração quanto para o sistema neurológico. Ainda, promovem ação de combate aos radicais livres e anti-inflamatória no organismo.

 

Benefícios para saúde

A sucupira, também conhecida como sucupira branca, também é maravilhosa no auxílio para aliviar as dores causadas por inflamações nas articulações. Além disso, ela também ajuda no combate a diabetes.

São diversos os seus benefícios para a saúde e suas propriedades medicinais, que podem fazer toda a diferença na sua vida! Conheça um pouco mais de todos os benefícios que a sucupira pode trazer para sua saúde e experimente hoje mesmo o chá da semente de sucupira!

 

Imagem: Reprodução / Pinterest

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1. Combate as dores das articulações

Segundo a pesquisadora Terezinha Rego, farmacêutica e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão, a tintura preparada com sementes de catiúba ou sucupira pode atuar de forma positiva no controle das dores em problemas como artrite, artrose e reumatismo.

Suas sementes atuam poderosamente contra enfermidades como a artrite, a artrose, o reumatismo e as dores nas costas, nos joelhos e nas articulações.

 

2. Semente de sucupira melhora a cicatrização

A sucupira possui ação analgésica e antiinflamatória. Por isso, ela é capaz de ajudar a cicatrizar feridas na pele, eczemas, inflamações na planta dos pés e sangramentos resistentes. Seu chá ainda é perfeito quando utilizado também para auxiliar contra a úlcera, gastrite, ácido úrico e aftas.

 

3. Ajuda no combate a diabetes!

Além de seu potencial anticancerígeno, as sementes de sucupira, na forma de chás, extratos e tinturas podem auxiliar na regulação dos níveis de açúcar no sangue;

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

4. Semente de sucupira melhora cólicas

A sucupira pode ser uma aliada da saúde feminina e no controle dos sintomas da temida TPM! Por seu potencial incrível como anti-inflamatória e analgésica, a sucupira também é muito utilizada por mulheres em período menstrual com cólicas fortes.

Também é um chá poderoso contra problemas como inflamações do útero e do ovário. Experimente o chá de semente de sucupira e acabe de vez com suas cólicas!

Imagem: Reprodução / Pinterest

Outros benefícios da semente

Além de todos esses benefícios incríveis, também não podemos deixar de citar todas as outras possíveis ajudas no organismo que a semente de sucupira pode providenciar.

Por conta de seu potencial antioxidante poderoso, a semente de catiúba também ajuda no combate a amigdalites, asma, inflamações da uretra, doenças da pele e na prevenção de verminoses.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Com certeza, a semente de sucupira, tão simples e tão acessível, vai te trazer inúmeros benefícios! Por isso, inclua seu chá na sua alimentação e rotina e veja a mudança na sua saúde desde já!

 

Como consumir semente de sucupira

A catiúba é tão cheia de propriedades! Dessa maneira, consuma sua semente de diversas maneiras diferentes para tirar seu melhor proveito! Além de preparações fitoterápicas da farmácia de manipulação, você também pode fazer o seu próprio chá de sucupira, aproveitando suas propriedades de forma caseira e prática!

Para preparar o chá de sementes de sucupira e ter um efeito incrível no organismo, prepare e lave 4 sementes de sucupira. Logo após, quebre-as utilizando um martelo de cozinha. Assim, com as sementes quebradas, leve ao fogo, juntamente com 1 litro de água mineral e deixe ferver por 10 minutos. Coe o chá, reserve e tome ao longo do dia!

Encontre as preparações em cápsulas, óleos, extratos e tinturas em farmácias de manipulação e empórios. Por isso, consulte sempre seu médico, para saber como incluir este medicamento no seu dia a dia

 

Contraindicações

Por último, de acordo com a revista Tua Saúde, em artigo publicado em 2020, existem algumas contraindicações para o uso da semente de catiúba. Por isso, atenção!

A semente de sucupira está contraindicada para mulheres grávidas, lactantes e crianças com menos de 12 anos. Além disso, use com moderação principalmente se você possuir problemas renais ou no fígado.

Dessa maneira, consulte um médico ou farmacêutico antes de inserir na sua alimentação qualquer alimento como remédio fitoterápico!

Comentários (0)
Comentar