Selante capilar: tudo o que você precisa saber sobre o produto que sela as cutículas dos cabelos

0

Quem sofre com frizz, fios quebradiços e cabelos danificados sabe a diferença que um bom selante capilar pode fazer. O procedimento da selagem dos fios, que consiste no fechamento das cutículas dos cabelos, geralmente ajuda bastante a melhorar o aspecto e a força das madeixas. 

Porém, selante capilar não é  alisamento – evite cair nessa furada nas mãos de profissionais equivocados. Por isso, entenda melhor o que é selante capilar, como funciona a técnica da selagem e quais os diferentes tipos de selantes que existem. Além disso, veja cuidados e onde realizar o procedimento. Vamos lá?

Selante capilar 4
Foto: Reprodução/Pinterest

O que é selante capilar?

Antes de tudo, selante capilar é o produto utilizado para realizar o procedimento de selagem dos fios, que é um tratamento à base de queratina que tem a finalidade de fechar as cutículas dos fios. O tratamento geralmente é finalizado com o uso de uma fonte de calor, como a chapinha. Costuma variar de acordo com o objetivo da selagem. De qualquer forma, o cabelo fica com um aspecto mais fortificado, alinhado e com mais resistência e brilho.

Além disso, existem alguns tipos de selantes capilares com diferentes finalidades: para cabelos alisados, para cabelos cacheados… Tome cuidado: nem todo procedimento de selagem dos fios inclui alisamento dos cabelos.

Selante capilar 3
Foto: Reprodução/Pinterest

Para que serve o selante capilar?

No geral, o selante capilar é um produto à base de queratina que estimula o alinhamento dos fios enquanto sela as cutículas dos cabelos, garantindo madeixas mais hidratadas, sem frizz e fortificadas.

Além disso, o selante capilar remove aquele aspecto poroso e quebradiço dos cabelos. O produto é ótimo para recuperar cabelos danificados, no entanto, como qualquer outro procedimento nos fios, converse bastante com um profissional antes de realizar o procedimento.

É possível realizar o procedimento de selagem em salões de beleza especializados na técnica, que nem sempre consiste em alisamento dos fios. Entretanto, é preciso cuidado: muitos estabelecimentos vendem progressivas como selagem ou botox capilar. Porém, são procedimentos diferentes e é recomendável conversar bastante e confiar no profissional antes de realizar a técnica com um cabeleireiro, combinado? Assim, você evita erros nas suas madeixas!

Tipos de selante capilar

Existem selantes capilares para cabelos crespos, cacheados, alisados, danificados ou relaxados: basta você identificar qual é o seu tipo de cabelo e reconhecer, com a ajuda de um profissional, qual é o resultado que você deseja obter usando o produto.

No entanto, a técnica reduz volume e, em alguns casos, diminui a consistência de cachos. Porém, o resultado final varia se você realizar o procedimento junto com produtos para alisamento dos cabelos – fica a seu critério.

Selante capilar 5
Foto: Reprodução/Pinterest

Quando fazer selagem?

Use selante capilar se você tem cabelos danificados, porosos, com frizz e sem estrutura definida. Além disso, fios quebradiços, descoloridos ou tingidos também tendem a reagir bem ao uso do selante capilar, pois são cabelos mais porosos e muito expostos, e um bom alinhamento e selagem das cutículas geralmente ajuda a melhorar o aspecto desses cabelos.

Além disso, refaça procedimento a cada dois ou três meses para garantir a eficácia do tratamento. O número de sessões para garantir o resultado desejado varia de acordo com cada tipo de cabelo e profissional, portanto converse com seu cabeleireiro!

Ao fazer o uso de ampolas selantes, realize uma lavagem apropriada dos fios com shampoo e condicionador, aplique as ampolas na sequência e utilize uma chapinha ou secador como fonte de calor para ativar o produto nos fios. De qualquer forma, procure a assistência de um profissional antes de realizar o tratamento, reconheça as necessidades dos seus fios e identifique quais produtos e técnicas são ideais para realizar, combinado?

Selante capilar 2
Foto: Reprodução/Pinterest

Cuidados específicos

Quem busca por selante capilar geralmente já possui fios danificados, portanto, é importante que um dos cuidados seja evitar novas químicas enquanto realizar o tratamento de selagem. 

O excesso de queratina fortifica os fios, mas pode também deixar os cabelos mais suscetíveis a danos caso ele seja exposto a novas químicas, como tinturas ou descolorações. Por isso, sossegue nas mudanças por um momento e foque na reconstrução e na selagem dos seus cabelos.

Ademais, é importante manter uma rotina de cuidados com os cabelos, e um cronograma capilar aqui pode ser útil. Basta encontrar o tipo de necessidade que os seus fios têm, e investir em bons produtinhos! Além disso, um shampoo anti resíduos e hidratação nunca são demais. Invista!

Contraindicações

Fios muito sensibilizados podem não aguentar o procedimento, que conta com queratina em excesso e ainda exige uma fonte de calor para ativação do tratamento. É uma técnica bastante específica e que exige os conhecimentos, por isso também é contraindicado utilizar selante capilar sem conhecimento sobre cabelos ou sem o auxílio de um profissional especialista de confiança.

Gostou? Então leia também:

Alisamento térmico: o que é, qual a diferença de outros alisamentos, cuidados e preço

Hidronutrição: a técnica que recupera os fios danificados e revitaliza os cachos

Queratina líquida: aprenda como usar corretamente nos cabelos

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy