Selagem caseira: passo a passo e receitas para testar já

1

A selagem caseira sela e blinda os fios, deixando o cabelo mais macio, brilhante e hidratado. Hoje em dia temos inúmeras receitas incríveis e você irá conferir tudo sobre essa técnica logo na sequência:

 

 

O que é uma selagem capilar?

Trata-se de um tratamento capilar brasileiro, à base de que queratina. Também conhecida como plástica capilar, a selagem tem como objetivo tratar os fios e selar as cutículas, doando brilho.
Esse tipo de tratamento cria uma espécie de capa protetora em volta dos fios. Por isso, a selagem promove a retenção da hidratação nas fibras dos capilares, o que por fim garante uma maior absorção dos nutrientes.
Conforme mencionamos anteriormente, a plástica capilar é um tratamento baseado em queratina. Essa proteína, por sua vez, faz parte da construção dos fios está presente em até 90% da sua estrutura. Isso, por fim, faz com que a selagem capilar seja considerada uma técnica menos agressiva e até mesmo mais natural, além de ser praticamente sem cheiro.
Além das plásticas capilares feitas no salão de beleza, saiba que é possível obter resultados incríveis com a selagem caseira. Mais natural e acessível, esse procedimento pode ser feito por praticamente todas as mulheres, desde que não apresente alergia aos ingredientes da formulação.

 

Quanto dura o efeito da selagem?

Certamente vai depender  do tipo de cabelo e também na frequência da lavagem. Dito isso, em geral, o efeito costuma durar por até três meses no caso da plástica capilar feita em salão.
Por outro lado, as receitas caseiras costumam ter efeito menor, além de serem cumulativas.Isto é: quanto mais você usa, mais alinhado e brilhante o fio fica.

 

Diferença entre selagem e progressiva

diferença selagem e progressiva
@kimkardashian

 

Para começar, é interessante notar que a principal diferença está no objetivo. Embora ambas prometam fios alinhados, com menos volume e sem frizz, a progressiva tem como objetivo o alisamento, enquanto a selagem capilar é um tipo de tratamento que possui como missão selar as cutículas dos fios.

Independentemente do seu tipo de cabelo, uma delas irá fazer maravilhas por você.

Como fazer uma selagem caseira?

Agora que você já sabe tudo sobre esse tratamento, hora de colocar a mão na massa. Hoje em dia temos inúmeras e sei tinhas testadas e comprovadas na internet. Pensando nisso, reunimos as melhores receitas de selagem caseira, com vídeos, resenhas e passo a passo.
Desse modo você pode escolher aqui irá se adaptar melhor ao seu tipo de cabelo. Além disso, evite fórmulas com ingredientes duvidosos e sempre dê preferência para as que usam ativos naturais como potencializadores de cremes e máscaras. Assim você garante o máximo resultado, eliminando riscos.
Por último, antes de escolher qualquer receita, lembre-se que o ideal ao testar um produto novo é fazer um teste de alergia.

Selagem caseira passo-a-passo

Na sequência você confere uma seleção das melhores receitas de selagem para fazer em casa.
Independentemente da receita que você escolher, siga este passo a passo:
  1. Para começar, lave bem os fios com shampoo antirresíduos para abrir as cutículas do cabelo e facilitar que os ativos penetrem nos fios;
  2. Em seguida, segue suave mente o seu cabelo com uma toalha, retirando excesso de água;
  3. Depois basta aplicar a selagem caseira com cuidado;
  4. Para isso, vá separando o cabelo mecha por mecha e aplicando a mistura nos fios;
  5. Deixe agir pelo tempo recomendado e enxágue;
  6. Aí é preciso remover a mistura dos fios, aplicar um protetor térmico e secar o cabelo com o secador;
  7. Por fim, passe a chapinha para selar as cutículas.

Selagem alisante caseira

selagem alisante caseira
Reprodução / Kylie Jenner

 

Para começar, uma receita natural que sela os fios, hidrata profundamente e ainda deixa os cabelos visivelmente mais lisos. De acordo com a Youtuber Julia Doorman, quanto mais você usa, mais o cabelo alisa.

“Se você está com o cabelo danificado, poroso, seco e quebradiço essa receita caseira vai fazer milagres no seu fio. Essa misturinha deixa as cutículas do cabelo super seladas SEM QUÍMICA! Ela vai ficar mais sedoso, alinhado, sem frizz… é uma maravilhosa!”

Julia Doorman

Ingredientes:

 

Passo a passo:

 

 

Em segundo lugar, uma plástica capilar que promete nutrir, fortalecer e alinhar os fios além de doar brilho e ainda acelerar o crescimento (se essa for a ideia, aposte também no shampoo bomba de café!)

Segundo Luciana Gomes, essa selagem caseira serve para selar e blindar naturalmente os fios. Assim como a receita apresentada anteriormente, o efeito também é cumulativo, ou seja: quanto mais usar, mais alisa.

No cronograma capilar, essa plástica entra na fase de hidratação e pode ser feita de 2 a 3 vezes na semana. Nesse caso, devido a alta frequência é melhor evitar o shampoo antirresíduo e apostar em um shampoo detox ou, por fim, um shampoo em barra mais natural.

 

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de mel 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã natural
  • O quanto baste de máscara capilar da sua preferência.
  • 1 colher (chá) de café solúvel
  • 1 colher (chá) de leite em pó ou líquido

 

Passo a passo:

 

 

 

Além das duas receitas acima, vale lembrar que tanto o alisamento com Maizena quanto a hidratação de Maizena também ajudam a alisar os fios e selar as cutículas!

 

Selagem caseira para cabelo crespo

 

Na sequência, uma receita para os cabelos crespos alisados com química. Essa é uma técnica caseira ótima para aumentar a duração do alisamento e ainda manter as raízes alinhadas entre os retoques.

 

Ingredientes:

  • 2 a 3 colheres de sopa de creme de reconstrução;
  • 1 colher de sopa de queratina líquida;
  • 1 ampola de semi de Lino.

Passo a passo:

 

 

Logo na sequência, outra receita maravilhosa para deixar os fios mais brilhantes e cheios de vida. Em geral, a selagem capilar não é, de fato, um alisante, já que não possui o mesmo efeito da progressiva.

Apesar disso, nos cabelos crespos e cacheados essa técnica caseira ajuda a manter o volume mais controlado e os cachos bem definidos e também sem frizz.

Assim, a selagem caseira que você verá a seguir  leva açúcar como seu componente principal e é ótima para os fios crespos!

 

 

 

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy