Sardas: o que é, descubra a causa e quando aparecem no rosto

Sardas são as manchinhas que surgem no rosto por causa do excesso de melanina na pele. Seu nome científico é efélides. Apesar de aparecer no rosto em pessoas de pele clara, especialmente em ruivos, essas manchinhas também podem aparecer no corpo. Saiba tudo sobre as sardas, como se formam e as causas.

Qual é a causa das sardas?

Como citado anteriormente, as sardas podem surgir pelo excesso de melanina na pele. Entretanto, a exposição solar sem proteção adequada também ajuda na formação das efélides. Isso acontece após uma pessoa sofrer uma queimadura solar, daquelas que deixam o corpo avermelhado e posteriormente acontece a descamação. Após essa descamação, as sardas podem ficar na pele.

Se você notou essas manchas após a exposição solar sem proteção, procure um dermatologista para verificar se realmente são sardas ou outra mancha que possa ser prejudicial à saúde. Além disso, quando for se expor ao sol, lembre-se de usar proteção adequada.

Veja também: 10 cuidados essenciais com a pele durante o verão

Quando é que aparecem sardas?

Em sua grande maioria, as sardas aparecem na infância, por volta dos cinco anos de idade e podem piorar ao longo dos anos por causa da exposição solar em pessoas de pele clara. Mas também podem surgir em qualquer idade depois de queimadura solar.

Saiba tudo sobre as efélides (Foto: Freepik/Reprodução)

O que é bom para clarear sardas no rosto?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Se é o seu desejo o clareamento das sardas, o primeiro passo é buscar a ajuda de um profissional. Os métodos mais comuns para clarear as sardas são: cremes clareadores, cremes retinoides, laser, peeling químico e criocirurgia.

Tirando os cremes, todos os outros procedimentos estéticos devem ser feito por profissionais especializados, além disso, somente um dermatologista conseguirá identificar qual é o tratamento mais adequado para o seu tipo de sarda. Visto que, cada pessoa tem uma quantidade de sardas do rosto e uma necessidade.

Por que as pessoas morenas tem sardas?

As sardas são mais comuns em pessoas de pele clara, entretanto, podem ocorrer em pelas negras. Assim como em pessoas brancas, o excesso de melanina, que geralmente é passado na família, é o causador. Além disso, a exposição solar também é a causadora das manchinhas em pele negra.

@aiyanaalewis (Foto: Reprodução/Instagram)

Qual a diferença entre efélides e pintas?

A diferença entre elas é bem fácil de ser analisada, as sardas são irregulares, surgem na maioria dos casos no rosto e são amarronzadas. As pintas podem ter uma coloração escura e algumas têm um leve relevo.

Quais são os cuidados necessário?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Se você têm sardas no rosto, saiba quais são os cuidados necessário que deve tomar no seu dia a dia. Vale reforçar que, se as manchinhas estão aumentando, procure um dermatologista para te indicar os melhores produtos para o cuidado das sardas.

Cuidados necessário com as efélides (Foto: Freepik/Reprodução)

Protetor solar

Com ou sem sardas, é importantíssimo passar todos os dias protetor solar no rosto e reaplicar a cada três horas para garantir sua eficácia. Como já foi dito, o sol pode provocar sardas, então se você já tem algumas, com a exposição elas podem aumentar a quantidade. Por esse motivo, para tomar sol escolha os horários certos, nunca depois das 10 horas da manhã e antes das 15h. Se precisar se expor ao sol nos horários em que os raios estão mais fortes, utilize um protetor solar de no mínimo 30 FPS. O mesmo vale para as sardas do corpo, proteja com roupas ou protetores para o corpo.

Rotina de skincare

Assim como qualquer pele, com ou sem sardas, jamais pule sua rotina de skincare. Para saber quais são os produtos adequados e descobrir qual é o seu tipo de pele (seca, mista ou oleosa), se consulte com um profissional. Os produtos essenciais para uma pele bonita são sabonetes, tônicos e hidratantes. Não esqueça também de remover a maquiagem após o uso.

Fontes: Dermaclub / Tua Saúde

Se você gostou desse artigo, confira também:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Comentários (1)
Comentar