Samambaia: aprenda a cuidar e como usar na decoração

A samambaia é uma planta muito comum em casas e apartamento. Pode ser colocada tanto dentro de casa quanto no quintal. É fácil de cultivar e por esses motivos, é tão amada pelos brasileiros. Se você deseja comprar um samambaia para chamar de sua, mas não sabe como cuidar e em que local da sua casa colocar, veja um guia completo da planta preparado pelo blog Pajaris.

Quantas vezes devo molhar a samambaia?

A rega deve ser feita regularmente e conforme a necessidade da sua planta. É preciso que a terra esteja sempre úmida, mas atenção, é importante não encharcar. Para molhar as folhagens que gostam “cair” para fora do vaso, utilize um borrifador. O mínimo da rega é três vezes na semana.

Como cuidar de samambaia (Foto: Freepik/Reprodução)

Como fazer a poda?

Para manter a planta saudável, é necessário podar as folhas que não estão saudáveis. Por isso, utilize uma tesoura para cortar a folha que está seca. Mas se a planta adoeceu, fique atento nas outras samambaias que estão por perto para que não adoeçam também. Se cresceu muito não é necessário cortar, é só dividir em outros vasos e pode ser divida a cada dois anos.

Adubação

Deve ser feita mensalmente. Para a adubação correta, compre um específico para a samambaia. Você encontrará em floriculturas. Assim, você garantirá uma planta saudável. Mas atenção, só pode começar a adubação após seis meses do plantio no vaso.

Qual o melhor lugar para colocar a samambaia?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A planta não gosta de sol pleno, mas precisa de um lugar iluminado. Por isso, fuja de janelas que batem muito sol para não queimar as folhas. Além disso, adora umidade, por isso se o tempo estiver muito seco, vale a pena deixar no banheiro para ela se recuperar. A samambaia não gosta de vento, portanto, cuidado ao deixar em um local de circulação de ar. Contudo, fica linda em qualquer cômodo que desejar e que ela sobreviva.

Atenção, é assim como diversas plantas, a samambaia é tóxica para animais de estimação e crianças. Por esse motivo, se você deseja colocar na sua casa, é importante deixar longe do alcance. Mas para se inspirar, veja abaixo algumas ideias da planta na decoração da casa:

Na sala da casa, pendurada em um cantinho no alto para que as folhas caiam deixando o ambiente lindo:

@apto_insaqua (Foto: Reprodução/Instagram)

Pode ser colocada no quintal ou na varanda da casa. No exemplo abaixo foi combinada com outras plantas ao lado na área externa da casa. Uma está no vaso no chão e a outra pendurada:

terrabella_jardinagem (Foto: Reprodução/Instagram)

Se não quiser colocar no alto, não é preciso. Nesse exemplo foi colocado em um banco ou mesinha de centro ao lado do sofá. Ao colocar tão próximo do chão, cuidado com crianças e animais pois é tóxica:

@todaanossaessencia (Foto: Reprodução/Instagram)

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Uma opção de varanda com várias samambaias penduradas na parede. Nesse caso, elas estão perto da janela, mas não recebem luz direta:

@jardimdasfloresthe (Foto: Reprodução/Instagram)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas também pode ser deixada “sozinha” como a única planta para decorar o ambiente. No exemplo abaixo, foi colocada em uma prateleira ao lado de livros:

@dmaisfestamaraba (Foto: Reprodução/Instagram)

Em cima do painel da sala para deixar as folhagens caírem sobre o local. A samambaia nesse caso não foi a única planta usada na decoração:

@apedadenise (Foto: Reprodução/Instagram)

Como já citado, essa planta adora locais úmidos. Por isso, pode colocar sem medo no banheiro. O exemplo abaixo é um jardim vertical:

@a.florainteriores (Foto: Reprodução/Instagram)

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Mais um exemplo do vaso da planta colocado sobre uma mesinha de centro ao invés de pendurado:

@minimodetalhe (Foto: Reprodução/Instagram)

Pode ser coloca em qualquer cantinho e em qualquer cômodo da sua casa. Nesse caso foi colocado em cima de um cômodo na frente de um espelho da sala:

@talismapresentesfranca (Foto: Reprodução/Instagram)

A combinação da samambaia com outras plantas na sala fica incrível. Assim como em outros exemplos, nesse caso também foi colocada acima de uma prateleira ao invés de pendurada:

@o.ap.63 (Foto: Reprodução/Instagram)

Mas se quiser pendurar em um cantinho da sua sala, a planta também deixará um visual lindo no ambiente:

@eu.decorandolar (Foto: Reprodução/Instagram)

Outra opção pendurada na sala de estar, para que as folhas fiquem penduradas deixando o cômodo aconchegante:

@a.florainteriores (Foto: Reprodução/Instagram)

Fontes: Viva Decora / GreenMe

Leia também:

casa e jardimplantas
Comentários (0)
Comentar