Rosa do deserto: aprenda como cuidar da planta para ter flores o ano todo

0

A Rosa do Deserto é uma flor de aspecto único. Além da beleza, ela também é indicada para iniciantes, já que requer poucos cuidados. Como se trata de uma planta desértica, adora sol forte e pouca água. Aprenda tudo sobre a planta:

 

Quais os cuidados com a rosa do deserto?

como cuidar de rosa do deserto
Reprodução

 

Nativa da África Oriental e da Arábia, a rosa-do-deserto (Adenium Obesum)pode ser plantada tanto em vasos quanto diretamente no solo. Conforme mencionamos anteriormente, a grande vantagem é que ela não precisa de muitos cuidados.

A princípio, você precisa deixar a planta em um local de sol pleno e solo bem drenado. Como se trata de uma planta desértica e suculenta, ela não é muito fã de água, sendo portanto indicada para jardineiros iniciantes ou sem muito tempo para cuidar de suas flores.

Quando plantada no solo, chega a crescer entre 1 a 5 metros de altura. Em geral, basta mantê-la em um solo seco e bem drenado. Além disso, essa é uma planta que gosta de clima quente e mais seco. Assim, não tolera geadas ou períodos de frio intenso.

 

  • Propagação: feita por sementes ou estaquia.
  • Rega: pouca água e solo bem drenado.
  • Iluminação: sol pleno.
  • Plantio: durante o ano todo.
  • Floração da rosa do deserto: primavera e verão.

Quanto tempo demora para crescer a rosa do deserto?

cultivo de rosa do deserto
Reprodução

 

Primeiramente, se você está plantando as sementes, saiba que o tempo de germinação é de cerca de 2 a 3 dias. Depois disso, é preciso ter em mente que a rosa do deserto é uma planta de crescimento lento. Por esse motivo, é recomendado comprar um enxerto da planta.

Por outro lado, apesar do crescimento mais lento, trata-se de uma planta que floresce super bem. Sua estação de crescimento começa, a princípio, com poucas flores logo no final do inverno. Em seguida, ela deverá ter uma segunda folhagem, com florescimento contínuo na primavera e verão.

Nos casos de enxertia, a floração da rosa-do-deserto ocorre, em média, de dois a três meses após o enxerto, considerando uma incidência de sol forte por no mínimo 6 horas diárias.

Como cuidar da Rosa do Deserto para dar flor?

flor de rosa do deserto híbrida
Pinterest

 

Entre os jardineiros mais experientes, é consenso que a floração de Adenium Obeso pode ocorrer durante o ano todo.

Embora isso seja fato, é válido também notar que, em regiões com clima mais temperado, é possível que a planta entre em estado de dormência durante os 2 meses mais frios do inverno.

Isso é facilmente notado pelas folhas, que caem assim que a planta entra em dormência. No entanto, regiões de clima tropical e mais quente garantem flores lindas o ano inteiro.

flores de adenium obesum
Pinterest

 

Além dos cuidados básicos mencionados anteriormente, existem duas formas simples de incentivar a floração das rosas.

Poda drástica: comece eliminando todos os galhos e flores da planta, a partir de uma distância de 5 centímetros do caule. Embora essa técnica possa deixar a planta inicialmente estranha, ela é muito importante para garantir um maior período de formação.

Assim que você retira as folhas, acaba incentivando novos brotos, uma vez que a planta entende que precisa de folhas novinhas para fazer a fotossíntese e, assim, respirar.

Aliás, você pode aproveitar o processo de poda drástica para criar novas mudas por estaquia. Por fim, feita a poda, primeiro surgirão novos brotos e, logo na sequência, as flores.

 

flor híbrida adenum obesum
Reproduçāo

 

Adubação: a segunda técnica para incentivar a floração da rosa-do-deserto é bem simples. Uma vez que a planta precisa de cálcio, potássio e fósforo para florescer, você pode fornecer essa “alimentação” com adubos específicos.

Nesse caso, é preciso ter cuidado com o nitrogênio, que deve ser utilizado em menor quantidade, já que o uso em demasia faz com que sua rosa fique muito alta e comprida, perdendo a beleza da forma compacta.

Algumas receitas naturais podem servir de adubação, como por exemplo as farinhas de casca de ovos e ossos ou, ainda, as cascas de banana.

Independentemente da sua escolha, é fácil ir até uma floricultura e pedir indicação de adubos ricos nos nutrientes que a rosa-do-deserto necessita para dar flores o ano todo.

Qual o melhor ambiente para Rosa do Deserto?

rosa do deserto branca
Reprodução

 

Em geral, o ambiente adequado para a rosa-do-deserto é bem similar ao dos cactos e suculentas, uma vez que se tratam todos de plantas desérticas. Desse modo, atente-se para tentar copiar as condições climáticas e de solos originais da planta.

Por isso, no caso da Adenium Obeso, é preciso encontrar um lugar com incidência de sol pleno (no mínimo 6 horas por dia). Quanto mais calor, melhor. Aliás, o clima seco também é amigo dessa planta.

No entanto, cuidado com as condições opostas, já que tanto o frio abaixo de 10°C quanto o excesso de umidade podem deixar sua planta amarelada, triste e sem vida.

 

Como cuidar de bonsai de rosa do deserto?

bonsai de rosa do deserto
Pinterest

 

Por fim, o bonsai dessa planta é igualmente famoso e requer alguns cuidados específicos de modo a manter seu tamanho compacto característico. Para manter a planta com caule grosso e sinuoso, como aqueles dignos de exposição, é preciso trabalhá-la periodicamente. Para isso, é indicado o corte de raízes e das brotações superiores bem como os replantes.

 

flores de rosa do deserto
Reprodução

 

O ideal é fazer o desenvase a cada dois anos. Além do corte de raízes, você irá acrescentar cerca de 2 a 3 dedos de substrato no vaso antes de voltar a planta ao seu lugar.

Sempre use luvas protetoras ao manusear essa planta, pois a sua seiva é tão tóxica que chegou a ser utilizada por tribos africanas como veneno para caça.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy