Rinomodelação: tudo sobre preenchimento de nariz com ácido hialurônico

Você já ouviu falar em rinomodelação? A técnica é uma forma menos agressiva de transformar o nariz, já que é minimamente invasiva e utiliza ácido hialurônico para disfarçar as imperfeições.

 

 

O que é rinomodelação?

RCA Rejuvenation

 

De acordo com especialistas, a chamada rinomodelação ou bioplastia nasal nada mais é do que o preenchimento de nariz com ácido hialurônico. Esse, por sua vez, trata-se de um polissacarídeo com propriedades  hidrofílicas, causando um aumento do tecido injetado.

Em geral, a duração dos preenchedores varia de 6 a 24 meses, a depender da marca utilizada e também de particularidades de cada corpo. No nariz a quantidade em estudos varia de 0,05 ml até 0.4 ml especialmente em pacientes orientais que desejam melhorar a projeção de todo o dorso nasal (1).

 

Reprodução
Reprodução / DY

Assim, a bioplastia nasal é considerada um preenchimento de risco moderado, que vem ganhando cada vez mais destaque na mídia. O importante é entender suas indicações e principalmente ter em mente que nem sempre o preenchimento será uma alternativa viável à cirurgia plástica. Isso porque outros fatores influenciam na escolha, que deve ser feita sempre em conjunto com um profissional altamente qualificado.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quanto tempo dura o preenchimento no nariz?

Reprodução

 

Assim como ocorre com o preenchimento de olheiras, a rinomodelação não é definitiva. O corpo humano absorve o ácido hialurônico após algum tempo, o que certamente torna a aplicação ainda mais segura. No entanto, esse mesmo processo natural faz com que a aplicação tenha um prazo limitado.

 

Reprodução
Rivkin

 

Em geral, dura entre 1 a 2 anos. Por esse mesmo motivo, é preciso colocar na ponta do lápis se vale mais a pena fazer uma cirurgia plástica ou rinomodelação, já que a segunda precisa ser reaplicada com frequência.

Isso tudo depende bastante de cada caso, por isso a indicação é consultar um profissional de confiança para responder todas as dúvidas antes de conquistar o nariz perfeito.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para quem é indicada a rinomodelação?

Dr. Igor Alves

 

Também conhecida como bioplastia nasal, a rinomodelação é indicada para quem não está satisfeito com o nariz e deseja uma correção. Em geral, a técnica é mais indicada onde há insatisfação com o formato do nariz, em especial a projeção da ponta e o perfil.

Já para demandas mais complexas, que envolvam o osso nasal ou ainda a largura do nariz, a indicação segue sendo a de rinoplastia.

Rinomodelação ou cirurgia plástica: qual é a melhor?

Reprodução / The Treatment Rooms

 

Embora ambas sirvam para corrigir o nariz, a diferença se dá na complexidade da demanda. Não existe melhor ou pior, mas sim qual é a mais indicada para o seu caso.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A rinoplastia continua sendo indicada nos casos que exigem a fratura do osso nasal. Isso porque ainda que seja possível corrigir o perfil com ácido hialurônico, dependendo da saliência do osso é preciso, de fato, fraturar.

 

 

Dr. Igor Alves
Reprodução

Por outro lado, a rinomodelação ajuda a modelar especialmente a ponta e corrigir saliências leves. Ainda é necessário notar o valor e a durabilidade, já que a cirurgia é permanente, enquanto o preenchimento de nariz precisa ser refeito no máximo a cada 2 anos.

 

Riscos do preenchimento nasal

Reprodução

 

Ainda que seja uma prática minimamente invasiva, a rinomodelação deve ser feita apenas por profissionais altamente capacitados. Uma vez que não se trata de um procedimento “de rotina”, é preciso que o injetor tenha total conhecimento da estrutura nasal.

 

Reprodução / DRA
Rivkin

 

Isso porque os riscos existem e não podem ser minimizados. Apesar de raramente relatadas, algumas das complicações envolvem infecções, necrose de nariz e até cegueira. Por esse motivo, o preenchimento de nariz é considerado de risco moderado.

 

Quanto custa aplicação de ácido hialurônico no nariz?

Rivkin

O preço do procedimento irá depender do profissional escolhido, da marca utilizada e da quantidade de ácido necessária, já que o mesmo é cobrado por ml. A reportagem apurou que a rinomodelação pode custar a partir de R$ 2 mil.

Além disso, o preço varia muito em diferentes regiões do país, também de acordo com a disponibilidade e procura. Por isso o preenchimento de nariz costuma, por via de regra, ser mais barato em capitais e um pouco mais caro em cidades menores.

Contraindicações

Como todo procedimento estético, há contraindicações. Pacientes com lesões de pele no local da aplicação, histórico de sensibilidade ao ácido hialurônico e que já tenham feito aplicação com PMMA no nariz não devem realizar o procedimento.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que procedimentos estéticos devem ser realizados apenas por médicos, que são profissionais habilitados para também tratar as eventuais complicações. Profissionais que não tenham a devida habilitação e autorização legal para a sua execução podem provocar risco à saúde pública da população.

Portanto, quando for realizar o procedimento, escolha um médico com expertise em estruturas faciais e que seja membro da SBCP.

Fonte: UOL – Rinomodelação: empinar nariz sem cirurgia tem riscos e pode levar à necrose; https://www.minhavida.com.br/beleza/tudo-sobre/33094-rinomodelacao

Comentários (0)
Comentar