Remédio caseiro para dor de garganta: 5 receitas milagrosas para testar já

1

É possível fazer um remédio caseiro para dor de garganta com ingredientes comuns, que você provavelmente já tem em casa.

Essas receitas – do tempo da vovó – tem se mostrado cada vez mais eficientes para acalmar a irritação e ajudar a combater a infecção.

Os melhores remédios caseiros para dor de garganta

chás para gripe e dor de garganta
Healthline

 

Os chás e gargarejos sempre aparecem em primeiro lugar quando falamos de remédio caseiro para dor de garganta. Baratinhos e fáceis de fazer, eles são indispensáveis durante o inverno e praticamente não possuem contra-indicação.

Aliás, alguns ingredientes como o gengibre, o mel e o limão podem ser adicionados à sua rotina, de modo a prevenir dores de garganta no futuro. Se você sofre desse incômodo com frequência, saiba que apostar em uma alimentação saudável com esses ingredientes pode ajudar a aumentar a imunidade.

Além dos chás, uma boa forma de adicionar ingredientes antioxidantes na sua alimentação é apostar no shot da imunidade, que deve ser tomado todos os dias em jejum.

 

O que pode causar dor de garganta?

A princípio, a causa mais frequente da dor de garganta é uma infecção viral. Ela pode ser causada por gripe e resfriado ou doenças da infância como sarampo, catapora e até difteria.

No entanto, outras condições adversas também podem causar dor de garganta, como por exemplo o ar condicionado, a baixa umidade do ar ou, ainda, o uso excessivo da voz. É aí que o remédio caseiro para dor de garganta pode se tornar o seu melhor aliado.

 

Remédio caseiro para dor de garganta funciona?

o que tomar para infecção na garganta
Reprodução

 

Tanto os chás quanto os gargarejos são eficazes no tratamento da dor de garganta de causa viral ou ainda aquela causada por condições externas.

Nesses casos, o indicado é manter a constância durante o tratamento. Além disso, é igualmente importante e tomar cuidado para não se expor a variações bruscas de temperatura ou ainda outras causas que podem contribuir com o reaparecimento dos sintomas.

Quanto tempo dura a dor de garganta?

 

Em geral, uma dor de garganta simples, de causa viral, dura entre 3 a 5 dias. No entanto, caso se trate de uma infecção bacteriana, ela pode durar por mais de 3 semanas e, portanto, deve ser tratada com antibióticos, após uma visita ao médico.

Além disso, é possível que ao invés de uma dor de garganta, você esteja passando por uma irritação. Essa, por sua vez, pode ser causada por fatores externos como ar condicionado. Por isso, tenha sempre em mão os ingredientes para fazer o seu remédio caseiro para dor de garganta.

 

 

 

Receitas de remédio caseiro para dor de garganta

 

1. Gargarejo com água e sal

receita caseira para dor de garganta
Reprodução

 

Em primeiro lugar, uma receitinha do tempo da vovó que funciona de fato. Gargarejar com água morna e salgada pode ajudar a aliviar a dor de garganta e eliminar as secreções.

Esse remédio caseiro para dor de garganta também é conhecido por ajudar a matar bactérias na garganta.

Como fazer:

Primeiro, faça uma solução de água salgada com meia colher de chá de sal em um copo cheio de água morna. Em seguida,  faça o gargarejo para ajudar a reduzir o inchaço e manter a garganta limpa. Isso deve ser repetido a cada três horas ou mais.

 

2. Gargarejo de bicarbonato de sódio para infecção na garganta

gargarejo para infecção na garganta
Reprodução

 

Em segundo lugar, outro remédio natural bem fácil. Enquanto o gargarejo com água e sal é mais comumente usado, gargarejar o bicarbonato de sódio misturado com água salgada também pode ajudar a aliviar a dor de garganta. Isso porque a solução pode matar bactérias e impedir o crescimento de leveduras e fungos.

 

Como fazer:

Para começar, misture 1 xícara de água morna, 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio e 1/8 de colher de chá de sal. Repita o gargarejo a cada três horas, conforme necessário.

 

3. Remédio caseiro para dor de garganta com vinagre de maçã

remédio para dor de garganta
Reprodução

 

Em terceiro lugar, outro ingrediente comum e que é um excelente remédio caseiro para dor de garganta. Isso porque numerosos estudos comprovam seus efeitos antimicrobianos no combate a infecções.

Devido à sua natureza ácida, ele pode ser usado para ajudar a quebrar o muco na garganta e impedir a propagação de bactérias.

Sempre que sentir dor de garganta, experimente diluir 1 a 2 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico em um copo de água e gargareje com ele. Em seguida, tome um pequeno gole da mistura e repita todo o processo uma a duas vezes por hora. Certifique-se de beber muita água entre as sessões de gargarejo.

 

4. Chá de mel. limão e gengibre

 

Outra receita clássica que funciona é a mistura de mel, limão e gengibre. Basta ferver uma rodela generosa de gengibre em 350 ml de água por 10 minutos. Depois, desligue e adicione o limão espremido. Finalize adoçando com o mel de acordo com o seu gosto.

Tome o chá de 2 a 3 vezes por dia. Essa mistura é ainda melhor para tomar a noite, antes de dormir.

 

 

5. Xarope de gengibre, limão e canela para dor de garganta

 

Por fim, um xarope caseiro simples e que funciona. Ele mistura 2 ingredientes que você encontra em qualquer mercado e promete combater a dor de garganta de modo natural.

 

Ingredientes do remédio caseiro para dor de garganta:

 

  • 1 pedaço de gengibre
  • 1 limão
  • 2 colheres de mel
  • 1/2 colher de chá de canela
  • 1/2 colher de chá de sal

 

Confira os ingredientes e modo de preparo no vídeo a seguir:

 

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy