Cabelo quebrado: aprenda como recuperar os fios em casa

Recuperar o cabelo quebrado é uma tarefa difícil, mas não impossível. Basta ter paciência, constância e seguir essas dicas para deixar as madeixas lindas novamente:

 

O que é um cabelo quebrado?

Para começar, sabemos que esse é um verdadeiro pesadelo para muitas mulheres. Afinal, mesmo apesar de todos os cuidados, às vezes os cabelos quebram, afetando a estética e até mesmo a auto-estima.

Isso ocorre quando, após muitos danos, o fio está tão fragilizado que acaba partindo ao meio, ou seja, um cabelo quebrado. Embora seja mais visível na frente ou próximo à raiz, é válido observar que os cabelos podem quebrar em qualquer parte do comprimento.

Causas comuns

Imagem: Ana Safazada (Reprodução / Instagram)

 

Agora que você já sabe o que é um cabelo quebrado, é hora de compreender quais são as causas mais comuns.  No dia a dia, por exemplo, os secadores, chapinhas e outras ferramentas à base de calor são os grandes vilões das madeixas. Embora esses acessórios facilitem bastante a vida, o calor em excesso acaba danificando os fios, em especial quando não usamos protetores térmicos.

De modo geral, o cabelo quebra quando está muito fragilizado. Portanto, falta de hidratação ou excesso de procedimentos químicos também são fatores que influenciam. Antes de qualquer coloração ou alisamento, por exemplo, é fundamental realizar o teste de mecha para evitar um corte químico, que é muito mais difícil de recuperar.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Até mesma forma como prendemos o nosso cabelo pode estar danificando os fios. Portanto, evite prender os cabelos quando eles estiverem molhados. Isso porque, logo após o banho, nossos cabelos estão mais frágeis, sendo ideal ter cuidado na hora de desembaraçar ou mesmo amarrar os fios.

Fatores como poluição, excesso de sol, ou até mesmo alterações bruscas de temperatura e umidade do ar também podem interferir diretamente na saúde capilar.

Por último, algumas doenças também podem ocasionar a quebra dos cabelos. Então, para garantir, sempre que o seu cabelo tiver caindo quebrando em excesso, o ideal é fazer um exame de sangue o mais rápido possível para descartar qualquer possibilidade de alterações nos níveis de proteínas e vitaminas essenciais.

 

Hidratação para cabelo quebrado

Imagem: Cassie (Reprodução / Instagram)

 

Recuperar a quebra em casa é possível, porém você deverá ter bastante paciência. Uma vez que o nosso cabelo cresce em uma velocidade média bastante parecida, é possível recuperar 100% dos fios em até 2 anos. Contudo, desde que você siga um cronograma capilar correto, é possível disfarçar os danos em cerca de 2 a 3 meses.

Parece bastante tempo, não é mesmo? Pois é, quanto mais acima no comprimento fora quebra, mais tempo demora para recuperar. No entanto, constância e disciplina são as palavras-chave no processo para ter os fios saudáveis e bonitos novamente.

Por aqui, já ensinamos muitas receitas de hidratação natural para todos os tipos de cabelo. Além delas, você pode esbanjar em ativos super hidratantes e também nos produtos à base de vitaminas a e. Ingredientes como queratina e óleo de Argan também são excelentes para hidratação profunda dos fios. Na sequência, você confere as melhores opções de tratamentos para fios quebradiços:

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1. Selagem caseira

Em primeiro lugar, a receita campeã para recuperar os cabelos quebrados. Afinal, a selagem ajuda a fortalecer os fios e repor a nutrição perdida.

 

Você vai precisar de:

 

Passo a passo

  1. Para começar, lave bem os fios com shampoo anti resíduos para abrir as cutículas do cabelo e facilitar que os ativos penetrem nos fios;
  2. Em seguida, segue suave mente o seu cabelo com uma toalha, retirando excesso de água;
  3. Depois basta aplicar a selagem caseira com cuidado;
  4. Para isso, vá separando o cabelo mecha por mecha e aplicando a mistura nos fios;
  5. Deixe agir pelo tempo recomendado e enxágue;
  6. Aí é preciso remover a mistura dos fios, aplicar um protetor térmico e secar o cabelo com o secador;
  7. Por fim, passe a chapinha para selar as cutículas.

 

Hidratação caseira com queratina para recuperar cabelo quebrado

Por último, uma receita da Julia Doorman, do canal Cabelos de Rainha. Ela mistura algumas vitaminas essenciais e queratina para fortalecer e recuperar os fios. Você pode repetir a cada 15 dias ou mensalmente.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Você vai precisar de:

  • 1/2 clara de ovo
  • 1 colher (sopa) queratina líquida
  • 1 ampola de Adeforte
  • Máscara hidratante Alisena

 

Passo a passo

  1. Primeiramente, lave os cabelos com o seu shampoo hidratante;
  2. Na sequência, misture bem os ingredientes e aplique, enluvando bem todas as mechas;
  3. Deixe agir por até 10 minutos e enxágue;
  4. Por último, aplique um protetor térmico e seque como de costume.
  5. Veja mais dicas no vídeo:

 

 

Comentários (3)
Comentar