Queratina líquida: aprenda como usar corretamente nos cabelos

2

A queratina líquida pode ser utilizada pura ou dentro de tratamentos específicos. Por ser um produto fácil de encontrar e com ótimo custo-benefício, ela é indicada dentro da etapa de reconstrução do cronograma capilar e visa repor as proteínas capilares perdidas no dia a dia.

 

O que é queratina líquida?

o que é queratina liquida
Imagem: Yovanna Ventura (Reprodução / Instagram)

 

Primeiramente, é preciso compreender melhor o que é a queratina. Trata-se de uma proteína que é constituída por 15 aminoácidos, entre eles a cisteína. Essa substância, por sua vez, serve para proteger e dar resistência à algumas estruturas do corpo, em especial os cabelos. É ela que representa 90% da formação dos folículos capilares, ou seja: fundamental para dar vida, resistência e elasticidade aos fios.

Muito utilizada na cauterização capilar, a queratina líquida ajuda no processo de reconstrução dos fios. Como se trata de uma proteína presente naturalmente na fibra capilar, os procedimentos que utilizam esse ingrediente ajudam a fortalecer o cabelo e prevenir a queda.

Como nosso cabelo é basicamente constituído de queratina, é importante utilizar produtos que contenham a proteína para repor as perdas causadas pelos danos diários.

Ainda vale lembrar que a que a queratina líquida é um produto extremamente potente. Bastam algumas gotinhas para auxiliar no fortalecimento e na prevenção à queda.

Portanto, dentro de um cronograma capilar, a queratina líquida entra na parte de reconstrução. Esse procedimento deve ser feito a cada 15 dias (para cabelos fracos e quebradiços) ou a cada 30 dias (para cabelos saudáveis). Uma das formas mais comuns de utilizar o produto é borrifando a queratina nos fios antes da hidratação. Algumas pessoas ainda utilizam esse produto junto ao pó descolorante, visando proteger os cabelos dos danos causados pela descoloração.

Funções da queratina na saúde capilar

reconstrução capilar
Imagem: Raven Lyn (Reprodução / Instagram)

 

Conforme explicamos anteriormente, essa proteína é fundamental para quem deseja ter cabelos saudáveis. Isso porque a queratina serve para proteger e preservar os nutrientes presentes na fibra capilar.

De acordo com especialistas, ela age como uma capa protetora que impede que a água saia da haste capilar. Em outras palavras, a proteína ajudar a manter a hidratação dentro dos fios e deixa o aspecto do cabelo muito mais brilhante e maleável.

Ainda que nosso cabelo seja composto basicamente de queratina, agressões diárias causadas por fatores externos ou pelo uso de calor acabam degradando a proteína.

Por isso é importante adicionar produtos formulados com queratina líquida no cronograma capilar. Eles servem para repor a proteína perdida e reestruturar os fios.

 

 

 

Como usar queratina líquida nos cabelos?

Na sequência, você confere as formas mais comuns de utilizar a queratina líquida para reconstruir os fios. Esse produto é vendido em farmácias e marcas como Novex, Niely Gold e Sfera oferecem versões bem acessíveis. Já para quem prefere produtos profissionais, a dica é apostar em produtos como Joico K-Pak Reconstrutor Líquido, K-Pro Wild Acqua Source  ou Loréal Professionnel Pro-Keratin.

A queratina pode ser utilizada de diversas formas, entre elas:

 

Borrifando queratina líquida diretamente nos fios

 

Em primeiro lugar, a opção preferida de quem não tempo a perder. Isso porque a queratina líquida pode ser aplicada diretamente nos fios limpos e úmidos. Para isso, basta borrifar o produto após a lavagem com shampoo e enluvar as mechas. Aguarde alguns minutos, enxágue e hidrate da maneira que preferir.

Nanoqueratinização

 

Em segundo, um tratamento profissional e muito buscado em salões. Para fazer a nanoqueratinização, o profissional utiliza uma escova ligada a um aparelho que libera queratina líquida. Ao longo do processo, a proteína vai sendo distribuída nos fios e o resultado é um cabelo alinhado, hidratado e cheio de brilho.

 

como usar queratina líquida no cabelo
Imagem: Renee Murden (Reprodução / Instagram)

 

Reconstrução capilar

 

A terceira opção é ideal para cabelos elásticos ou extremamente danificados.  Esse procedimento serve para reestruturar a fibra capilar e devolver as propriedades naturais do cabelo, restaurando o depósito de queratina. No nosso especial sobre reconstrução capilar você aprende tudo sobre o tratamento, com receitas caseiras para testar já.

 

Cauterização com queratina líquida

 

Por fim, outro tratamento à base de queratina líquida que já mostramos anteriormente. A cauterização capilar é indicada para fios quebradiços, uma vez que sela as cutículas e ajuda a manter a hidratação natural do fio.

Normalmente o procedimento conta com limpeza, hidratação, carga de queratina e finalização com chapinha para ativar as propriedades.

 

Quer ter um cabelo sempre saudável e brilhante? Então aposte nessas dicas:

Murumuru: descubra os benefícios desse ingrediente natural brasileiro

Hidratação com ovo: 5 receitas para cabelos mais longos e cheios de brilho

Defrizante é a solução para ter cabelos sempre alinhados e sem frizz

Mostrar comentários (2)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy