Pudim de Chia: aprenda receitas e descubra tudo sobre essa semente

Se durante essa quarentena você também tem enfrentado um desafio muito grande, que é o de manter a alimentação saudável, preparamos um guia completo sobre a semente de chia. Além disso, incluímos receitas de algo que a gente adora: que tal um Pudim de Chia?
Caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros, a semente nativa da Guatemala tem apresentado resultados muito bons para a saúde de quem a toma regularmente. Por isso, confira tudo o que você precisa saber sobre a semente de chia e aprenda cinco deliciosas receitas.

Pudim de Chia – aprenda receitas e descubra tudo sobre essa semente!

O que é Chia?

Chia é uma semente originária da Guatemala, na América Central, e que passou a chamar muita atenção por inúmeros fatores.

Além de ser uma ótima fonte de proteínas e gorduras, capaz de complementar não apenas a dieta daqueles que desejam perder uns quilinhos, mas também substituindo as proteínas de origem animal na alimentação de veganos e vegetarianos.

 

Quais são os benefícios da Chia?

Os entusiastas da Chia são capazes de listar inúmeras vantagens para incluir a semente na dieta, mas separamos para você os principais benefícios. Confira:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Emagrecer: claro que não existe um alimento que, sozinho, te fará emagrecer milagrosamente. Porém, incluir a semente de chia na sua dieta pode ajudar a perder quilos mais rápido. Isso por que ela é rica em proteínas, fibras e ômega 3, gerando uma sensação de saciedade que te fará comer menores quantidades do que o habitual.

Previne o envelhecimento: outro componente que é possível encontrar em grandes quantidades nas sementes de chia são antioxidantes. Quando consumidos regularmente, eles são capazes de impedir a formação de radicais livres, as moléculas instáveis responsáveis por destruir as membranas celulares e deixar na pele os sinais da idade.

Fortalecimento da imunidade: nas sementes de chia também estão nutrientes como fósforo, manganês e potássio. Unidos, eles são responsáveis por coibir a reprodução de células inflamatórias. Assim, além de prevenir contra doenças, a chia também preserva células saudáveis.

Melhora o organismo: nutricionistas costumam indicar o consumo de chia em lanches ou sucos no pós-treino, para recuperação do organismo após a sequência exercício. Por possuir grande quantidade de proteína em sua composição, a semente fornece mais energia e contribui para a manutenção da massa muscular.

 

Quem pode comer Chia?

Por ser uma semente, totalmente natural, muitas pessoas acreditam que todo mundo pode tomar. A quantidade também pode não ser motivo de preocupação, mas deveria ser. Especialistas indicam que, antes do consumo, a chia seja hidratada. Além disso, deve-se limitar a consumir duas colheres de sopa por dia.

Por possuir grande quantidade de fibra, outro ponto que merece atenção é o consumo de água. Pessoas pouco hidratadas que consomem chia podem ter inchaços, gases, diarreias, constipações ou dores abdominais.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Pessoas com problemas cardíacos, diabetes ou que façam uso de remédios anticoagulantes devem conversar com um médico antes de consumirem a semente. Vale ressaltar que a chia também possui propriedades que causam uma redução na pressão arterial. Por isso, pessoas com pressão baixa devem evitar a chia.

 

Como comer Chia?

Por ser uma semente e possuir um sabor suave, a semente ou a farinha de chia podem ser acrescentadas em qualquer tipo de alimento ou bebida, ou até mesma consumidas in natura.

Podendo ser utilizada tanto em alimentos doces quanto salgados, o diferencial que a chia traz ao prato é o toque crocante. A única recomendação dada por especialistas é que as duas colheres de sopa diárias indicadas sejam consumidas em pequenas porções, ao longo do dia.

 

5 receitas de Pudim de Chia

Simples ou elaboradas, com muitos ou poucos ingredientes. Separamos uma lista com cinco receitas de pudim de chia para você experimentar. Veja:

 

Pudim de Chia com Dois Ingredientes

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ingredientes:

1 xícara de leite de castanha de caju (ou qualquer outro de origem vegetal)

3 colheres de chia

Modo de preparo:

Primeiro escolha um recipiente de sua preferência e coloque a xícara de leite. Em seguida adicione as três colheres de chia e mexa bem, até que a chia esteja bem misturada com o leite. Deixe na geladeira o pote fechado ou coberto por aproximadamente 8 horas (ou de uma noite para outra). É isso! Seu pudim de chia já está pronto! Se preferir, você pode adicionar pedaços de frutas de sua preferência antes ou depois de colocar o pudim na geladeira.

 

Pudim de Chia com Maçã e Especiarias

Ingredientes:

1/2 xícara de iogurte natural

½ xícara de leite (de vaca ou vegetal);

1 colher de sopa de mel, melado ou açúcar;

3 colheres de sopa de chia;

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma tigela, misture e distribua em potes. Deixe na geladeira por 8 horas, ou de um dia para outro, para engrossar.

Ingredientes da Cobertura:

1 pitada de gengibre em pó

1 pau de canela

3 cravos

1 pitada de noz moscada

1 colher de chá de manteiga;

1 maçã

Modo de preparo da cobertura:

Pique a maçã e, em uma frigideira, doure os pedaços na manteiga. Em seguida, acrescente as especiarias. Cozinhe até que a maçã esteja cozida, mas ainda crocante. Coloque a cobertura sobre o pudim de chia e pronto!

 

Pudim de Chia com Morango e Manga

Ingredientes:

300 ml de leite de coco

2 colheres de sopa de açúcar demerara

4 colheres de sopa de chia

1 xícara de morangos picados

1 xícara de manga picada

Modo de preparo:

Comece colocando 150 ml do leite de coco no liquidificador, adicione os morangos e uma colher de sopa do açúcar demerara. Bata tudo por cerca de 1 minuto, despeje a mistura em um recipiente e adicione 2 colheres de sopa de chia. Misture bem e coloque nos potinhos que serão servidos. (Lembre-se de não encher o pote inteiro, pois você ainda colocará a segunda parte da receita!) Deixe na geladeira por 1 hora. Repita o processo com a manga, adicionando 150ml de leite de coco junto a manga picada e o açúcar. Bata tudo no liquidificador, despeje em outro recipiente. Misture com o restante da chia e coloque por cima da camada de morango que estava na geladeira anteriormente. Deixe resfriar por mais uma hora e pronto! Seu pudim de chia já pode ser servido. Se preferir, adicione outras frutas na cobertura antes de comer.

 

Pudim de Chia com Red Bull e Açaí

Ingredientes:

2 latas de Red Bull Summer Edition Coco & Açaí

1/2 xícara de leite de coco

1 xícara de iogurte natural

1 colher de sopa de coco seco ralado

2 colheres de sopa de Chia

Para enfeitar:

Coco Fresco em Lascas

Flores Comestíveis

Blueberry (Mirtilo)

Amêndoas

Modo de preparo:

Em uma panela, deixe as duas latas de Red Bull em fogo baixo até formar um “caramelo”. Desligue e espere esfriar. Em outro recipiente, misture o leite de coco, o iogurte, o coco ralado e a chia. Misture bem e deixe na geladeira por meia hora. Neste período, a chia ficará hidratada, deixando o creme firme, com textura de pudim. Misture aos poucos metade do “caramelo” de Red Bull e o pudim, sem deixar que a mistura fique líquida. Assim que a mistura ficar homogênea, reserve na geladeira por mais duas horas.Em seguida, é hora de finalizar o seu pudim. Utilize a outra metade do “caramelo” de Red Bull para jogar por cima e decorar, enfeitando com frutas, sementes e outros alimentos que você gostar.

 

Pudim de Chia Low Carb 

Ingredientes:

4 colheres de sopa de chia

200ml de leite de coco ou leite de castanhas

1 colher de sopa de xilitol

1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma tigela. Quando a mistura estiver homogênea,  prove para ver se há necessidade de mais adoçante. Quando estiver do seu gosto, acomode o pudim em um pode ou uma taça e deixe gelar por pelo menos 4 horas. E pronto! Você pode ainda decorar seu pudim com as frutas ou geleias que mais gostar.

Comentários (1)
Comentar