Pudim de Chia: aprenda receitas e descubra tudo sobre essa semente

1

Se durante essa quarentena você também tem enfrentado um desafio muito grande, que é o de manter a alimentação saudável, preparamos um guia completo sobre a semente de chia. Além disso, incluímos receitas de algo que a gente adora: que tal um Pudim de Chia?
Caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros, a semente nativa da Guatemala tem apresentado resultados muito bons para a saúde de quem a toma regularmente. Por isso, confira tudo o que você precisa saber sobre a semente de chia e aprenda cinco deliciosas receitas.

Pudim de Chia – aprenda receitas e descubra tudo sobre essa semente!

Pudim de chia

O que é Chia?

Chia é uma semente originária da Guatemala, na América Central, e que passou a chamar muita atenção por inúmeros fatores.

Além de ser uma ótima fonte de proteínas e gorduras, capaz de complementar não apenas a dieta daqueles que desejam perder uns quilinhos, mas também substituindo as proteínas de origem animal na alimentação de veganos e vegetarianos.

 

Quais são os benefícios da Chia?

Os entusiastas da Chia são capazes de listar inúmeras vantagens para incluir a semente na dieta, mas separamos para você os principais benefícios. Confira:

Emagrecer: claro que não existe um alimento que, sozinho, te fará emagrecer milagrosamente. Porém, incluir a semente de chia na sua dieta pode ajudar a perder quilos mais rápido. Isso por que ela é rica em proteínas, fibras e ômega 3, gerando uma sensação de saciedade que te fará comer menores quantidades do que o habitual.

Previne o envelhecimento: outro componente que é possível encontrar em grandes quantidades nas sementes de chia são antioxidantes. Quando consumidos regularmente, eles são capazes de impedir a formação de radicais livres, as moléculas instáveis responsáveis por destruir as membranas celulares e deixar na pele os sinais da idade.

Fortalecimento da imunidade: nas sementes de chia também estão nutrientes como fósforo, manganês e potássio. Unidos, eles são responsáveis por coibir a reprodução de células inflamatórias. Assim, além de prevenir contra doenças, a chia também preserva células saudáveis.

Melhora o organismo: nutricionistas costumam indicar o consumo de chia em lanches ou sucos no pós-treino, para recuperação do organismo após a sequência exercício. Por possuir grande quantidade de proteína em sua composição, a semente fornece mais energia e contribui para a manutenção da massa muscular.

 

Quem pode comer Chia?

Por ser uma semente, totalmente natural, muitas pessoas acreditam que todo mundo pode tomar. A quantidade também pode não ser motivo de preocupação, mas deveria ser. Especialistas indicam que, antes do consumo, a chia seja hidratada. Além disso, deve-se limitar a consumir duas colheres de sopa por dia.

Por possuir grande quantidade de fibra, outro ponto que merece atenção é o consumo de água. Pessoas pouco hidratadas que consomem chia podem ter inchaços, gases, diarreias, constipações ou dores abdominais.

Pessoas com problemas cardíacos, diabetes ou que façam uso de remédios anticoagulantes devem conversar com um médico antes de consumirem a semente. Vale ressaltar que a chia também possui propriedades que causam uma redução na pressão arterial. Por isso, pessoas com pressão baixa devem evitar a chia.

 

Como comer Chia?

Por ser uma semente e possuir um sabor suave, a semente ou a farinha de chia podem ser acrescentadas em qualquer tipo de alimento ou bebida, ou até mesma consumidas in natura.

Podendo ser utilizada tanto em alimentos doces quanto salgados, o diferencial que a chia traz ao prato é o toque crocante. A única recomendação dada por especialistas é que as duas colheres de sopa diárias indicadas sejam consumidas em pequenas porções, ao longo do dia.

 

5 receitas de Pudim de Chia

Simples ou elaboradas, com muitos ou poucos ingredientes. Separamos uma lista com cinco receitas de pudim de chia para você experimentar. Veja:

 

Pudim de Chia com Dois Ingredientes

Ingredientes:

1 xícara de leite de castanha de caju (ou qualquer outro de origem vegetal)

3 colheres de chia

Modo de preparo:

Primeiro escolha um recipiente de sua preferência e coloque a xícara de leite. Em seguida adicione as três colheres de chia e mexa bem, até que a chia esteja bem misturada com o leite. Deixe na geladeira o pote fechado ou coberto por aproximadamente 8 horas (ou de uma noite para outra). É isso! Seu pudim de chia já está pronto! Se preferir, você pode adicionar pedaços de frutas de sua preferência antes ou depois de colocar o pudim na geladeira.

 

Pudim de Chia com Maçã e Especiarias

Ingredientes:

1/2 xícara de iogurte natural

½ xícara de leite (de vaca ou vegetal);

1 colher de sopa de mel, melado ou açúcar;

3 colheres de sopa de chia;

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma tigela, misture e distribua em potes. Deixe na geladeira por 8 horas, ou de um dia para outro, para engrossar.

Ingredientes da Cobertura:

1 pitada de gengibre em pó

1 pau de canela

3 cravos

1 pitada de noz moscada

1 colher de chá de manteiga;

1 maçã

Modo de preparo da cobertura:

Pique a maçã e, em uma frigideira, doure os pedaços na manteiga. Em seguida, acrescente as especiarias. Cozinhe até que a maçã esteja cozida, mas ainda crocante. Coloque a cobertura sobre o pudim de chia e pronto!

 

Pudim de Chia com Morango e Manga

Ingredientes:

300 ml de leite de coco

2 colheres de sopa de açúcar demerara

4 colheres de sopa de chia

1 xícara de morangos picados

1 xícara de manga picada

Modo de preparo:

Comece colocando 150 ml do leite de coco no liquidificador, adicione os morangos e uma colher de sopa do açúcar demerara. Bata tudo por cerca de 1 minuto, despeje a mistura em um recipiente e adicione 2 colheres de sopa de chia. Misture bem e coloque nos potinhos que serão servidos. (Lembre-se de não encher o pote inteiro, pois você ainda colocará a segunda parte da receita!) Deixe na geladeira por 1 hora. Repita o processo com a manga, adicionando 150ml de leite de coco junto a manga picada e o açúcar. Bata tudo no liquidificador, despeje em outro recipiente. Misture com o restante da chia e coloque por cima da camada de morango que estava na geladeira anteriormente. Deixe resfriar por mais uma hora e pronto! Seu pudim de chia já pode ser servido. Se preferir, adicione outras frutas na cobertura antes de comer.

 

Pudim de Chia com Red Bull e Açaí

Ingredientes:

2 latas de Red Bull Summer Edition Coco & Açaí

1/2 xícara de leite de coco

1 xícara de iogurte natural

1 colher de sopa de coco seco ralado

2 colheres de sopa de Chia

Para enfeitar:

Coco Fresco em Lascas

Flores Comestíveis

Blueberry (Mirtilo)

Amêndoas

Modo de preparo:

Em uma panela, deixe as duas latas de Red Bull em fogo baixo até formar um “caramelo”. Desligue e espere esfriar. Em outro recipiente, misture o leite de coco, o iogurte, o coco ralado e a chia. Misture bem e deixe na geladeira por meia hora. Neste período, a chia ficará hidratada, deixando o creme firme, com textura de pudim. Misture aos poucos metade do “caramelo” de Red Bull e o pudim, sem deixar que a mistura fique líquida. Assim que a mistura ficar homogênea, reserve na geladeira por mais duas horas.Em seguida, é hora de finalizar o seu pudim. Utilize a outra metade do “caramelo” de Red Bull para jogar por cima e decorar, enfeitando com frutas, sementes e outros alimentos que você gostar.

 

Pudim de Chia Low Carb 

Ingredientes:

4 colheres de sopa de chia

200ml de leite de coco ou leite de castanhas

1 colher de sopa de xilitol

1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma tigela. Quando a mistura estiver homogênea,  prove para ver se há necessidade de mais adoçante. Quando estiver do seu gosto, acomode o pudim em um pode ou uma taça e deixe gelar por pelo menos 4 horas. E pronto! Você pode ainda decorar seu pudim com as frutas ou geleias que mais gostar.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy