Protetor solar: preciso usar mesmo dentro de casa?

De quarentena, cumprindo o isolamento social à risca, sem sair de casa. Ainda assim é preciso se preocupar com os danos da exposição ao sol?

1

Usar protetor solar ao ar livre é um cuidado praticamente automático para muitos – inclusive, se não é para você, deveria ser! A radiação ultravioleta é extremamente agressiva em lugares abertos, o que pode causar estragos na pele que podem evoluir para doenças graves. Mas em lugares fechados, é preciso usar filtro solar?

A dúvida pode ter surgido para muitos durante a quarentena, mas achar que o protetor solar não é necessário em ambientes fechados é um erro comum cometido já há muito tempo. Mesmo sob um teto, alguns inimigos da saúde da pele estão sempre presentes, ainda que despercebidos.

Por que protetor solar é importante em lugares fechados?

As janelas de vidro padrão, por exemplo, podem bloquear os raios UVB, mas não protegem contra os raios UVA, que são os mais danosos para a pele. Eles são capazes de penetrar ainda mais profundamente e são os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento, que causa alterações como manchas, rugas e textura envelhecida.

Sendo assim, é preciso ficar atento à iluminação da sua casa. Há muitas janelas? Está de home office muito perto de uma? Quanto mais próximo da exposição você estiver, mais caprichado deve ser o uso do protetor solar na quarentena.

O perigo não vem só de fora

Sim, luzes artificiais também podem causar danos à pele, mesmo que em menor grau. A lista inclui também TVs, tablets, celulares e computadores: para quem trabalha o dia inteiro conectado, o cuidado também deve ser intensivo e o protetor solar deve estar sempre por perto.

Há ainda um agravante: alguns estudos já comprovaram que os raios UVA aliados à luz artificial, tem efeito prejudicial ainda maior. Ou seja, as duas radiações combinadas aumentam ainda mais a produção do pigmento de envelhecimento da pele. Se seu home office fica próximo a uma janela iluminada, é hora de intensificar os cuidados ou repensar a decoração.

Qual protetor solar usar em casa?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, no rosto, é preciso usar um protetor de FPS 15, no mínimo. O ideal, no entanto, seria usar um FPS 30 ou maior. O fator 30 é o mais indicado também para as peles muito claras, que são mais sensíveis à radiação.

Filtro solar com cor, como as bases e bb creams, também são ótimas opções. Isso porque eles agem criando uma barreira física e refletem a radiação por meio do pigmento. No entanto, é preciso ficar atento às partes do corpo onde esse produto, normalmente, não é aplicado, como braços e mãos.

Leia mais:

+ Hidratante Labial: Confira As Opções Mais Procuradas E Onde Encontrar

+ Óleo De Rícino: O Melhor Aliado Para Sobrancelhas E Cabelos Saudáveis

+ Manchas – Chegou a época de cuidar delas

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy