9 dicas para proteger e recuperar o cabelo da água do mar

Diversas pessoas, principalmente as mulheres que têm químicas no cabelo, ficam com os fios ressecados após um período na praia tomando banho de mar. Acontece que o sal da água suga toda a oleosidade dos fios, deixando o cabelo mais seco e ressecado, precisando de cuidados especiais após um mergulho na água. Mas saiba que esse problema tem solução, descubra como proteger e recuperar o cabelo da água do mar.

Hidratação antes de ir à praia

Faça uma hidratação potente antes de ir para praia, principalmente se você é fã de mergulhar no mar. Se possível, hidrate o cabelo no salão para o efeito da hidratação ser mais poderoso. Entretanto, pode ser usado o creme de sua preferência. Faça um dois antes antes de viajar ou mergulhar no mar.

Proteja os fios dos raios UV

Sim, o sol também danifica o cabelo e com o sal da água do mar, esse ressecamento pode ser ainda mais forte. Por isso, leve na nécessaire um leave-in com proteção UV. Além disso, leve na bolsa também um chapéu ou boné para proteger o couro cabelo do sol, que pode ser tão queimado quanto a pele.

Molhe o cabelo com água mineral

Antes de entrar no mar molhe os fios com água corrente, pois isso fará que o cabelo absorva essa água antes da água do mar. Logo após o mergulho na água salgada, também molhe o cabelo com a água potável para retirar todo o excesso de sal que prejudica os fios. Essa dica também vale para piscina.

Como proteger o cabelo da água do mar (Foto: Freepik/Reprodução)

Shampoo próprio para o verão

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A maioria das marcas de shampoos de mercado possuem uma linha exclusiva para cuidado com os fios durante a exposição solar na praia ou na piscina. Na fórmula desses produtos, possuem propriedades hidratantes e nutritivas importantes para ajudar os fios a se recuperaram dos danos causados pela água do mar e pelo sol. Conheça algumas linhas:

(Foto: Reprodução)

 

1- Kit SOS Verão Haskell (Shampoo + Creme 4 em 1)

É indicado para todos os tipos de cabelo, para aplicação pré e pós sol. O shampoo irá nutrir o cabelo e segundo a marca, o creme pode ser passado antes de entrar no mar ou na piscina. Ao sair da água reaplique para garantir a hidratação e a proteção solar.

2- Kit Verão 3 produtos Reparação Capilar Salon Line

Uma opção vegana e com três óleos na fórmula para garantir uma hidratação intensa, são eles: óleo de argan, óleo de amla e óleo de neem. O óleo da caixinha pode ser usado para fazer a umectação do cabelo e deixar os fios ainda mais hidratados nesse período de praia e piscina. Assim como o anterior, é indicado para todos os tipos de cabelo.

Hidratação pós-praia

Sim, hidrate os fios logo após sair do mar. Se possível, compre a linha toda dos produtos feitos exclusivamente para a exposição solar. Se preferir, as ampolas de hidratação rápida [aquelas que são de 1 minutos até 3], também são eficazes para combater o ressecamento dos fios.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Cuidado ao pentear o cabelo

Não tente desembaraçar os fios com o cabelo molhado, principalmente se você acabou de sair do mar. Só desembarace o cabelo após lavar os fios corretamente no banho e hidratar da maneira correta. Além disso, invista em um pente de madeira, que irá proteger os fios da quebra e também previne o frizz.

Lave os cabelos

Sim, deve-se lavar o cabelo todas as vezes que você entrar no mar. Por isso, se você estiver na praia e entrou na mar naquele dia, você deve lavar o cabelo com água corrente retirando todo o sal e da maneira correta para não ficar ressecado.

Abandone o secador e a chapinha

Como já citado inúmeras vezes, a água do mar faz o cabelo perder a oleosidade natural e ficar ressecado. Por esse motivo, nesses dias, para não danificar ainda mais o cabelo, abandone o uso do secador e da chapinha. Se secar o cabelo, em caso de extrema necessidade, utilize um protetor térmico para proteger os fios. Mas se você tem química no cabelo, evite ao máximo usar.

Como proteger o cabelo da água do mar (Foto: Freepik/Reprodução)

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Coque alto e acessórios

Se você decidiu não molhar os fios, o ideal é fazer um coque alto para o cabelo não entrar em contato com a água, mesmo que seu corpo esteja nela. Como já citado, conte com a ajuda de acessórios para proteger o cabelo, como chapéu, boné e até lenços como bandanas. Mas lembre-se, mesmo com os acessórios, proteja o seu cabelo os raios UV usando um protetor solar para o cabelo.

Fonte: Estadão

Leia também outras matérias sobre verão:

Unhas no verão: saiba quais são os cuidados essenciais na estação
10 cuidados essenciais com a pele durante o verão
É possível ficar elegante no verão? Sim e nós te mostramos como!

cabelo
Comentários (0)
Comentar