Dicas de como prevenir e tratar queimadura solar

Passar o dia no sol pode trazer um bronzeado perfeito mas também pode trazer sérios problemas, como a insolação. Ficar exposto no sol sem a devida proteção, pode causar sérios riscos à saúde, como câncer de pele e por isso, deve-se tomar sol da maneira correta. Muitas pessoas já sentiram o desconforto que é causado pela queimadura solar e se perguntaram o que fez de errado durante a exposição ao sol.

Seja na praia ou na cidade, com roupa ou usando biquíni, o sol pode queimar a nossa pele. Por esse motivos, existem alguns cuidados necessários para todos que irão se expor ao sol, principalmente nos horários em que o sol está mais forte. Conheça alguns cuidados para prevenir a queimadura solar e se isso aconteceu, saiba como tratar.

(Foto: Freepik/Reprodução)

Sintomas da queimadura solar

Logo após a alta exposição solar, o corpo começar a dar sinais de que sofreu uma queimadura. A quantidade de sol para queimar varia de pessoa para pessoa, por causa da melanina e também da localidade em que a pessoa ficou exposta ao sol. Ou seja, o clima de cada cidade pode variar.

Os sintomas começam após algumas horas de exposição e o primeiro sintoma a surgir é a pele avermelhada. Popularmente conhecida como pele de ‘pimentão’. Você já deve ter ouvido falar que alguém ficou um pimentão ao tomar sol. Portanto, fique atento aos sinais.

Nos casos mais graves, pode causar bolhas, febres e calafrios. Além disso, outros sintomas são ardência no local da queimadura. Quando a pele já está voltando ao normal, apresenta-se um quadro de descamação. Fique atento aos sintomas e se persistir, ir ao pronto socorro.

Como prevenir queimaduras de sol

Alguns cuidados podem ser tomados para que não se queime com a exposição solar. Confira posteriormente dicas importantíssimas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

(Foto: Freepik/Reprodução)

Protetor solar

Com ou sem exposição ao sol, todos os dias é necessário aplicar o protetor solar facial. Além disso, para quem irá pegar sol, passar o filtro pelo menos 30 minutos antes da exposição e no mínimo FPS 30. Para que não haja queimadura, reaplique o protetor a cada duas horas e sempre que sair do mar ou piscina.

Melhor horário para pegar sol

Alguns horários o sol é mais forte que outros, por esse motivo, se sua pele é sensível, evite. O ideal é tomar sol das 07 até 10 horas e após às 16h. Ou seja, evite ficar exposto das 10 às 16 horas.

Acessórios para se proteger do sol

Sim, também é possível queimar o couro cabeludo, por esse motivo, invista em chapéus e bonés para proteger. Além disso, o boné e o chapéu ajudam na proteção do rosto. Para proteger os olhos, aposte em um óculos de sol com proteção UV.

Hidratação

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A hidratação da pele deve ser feita tanto de dentro para fora, quanto de fora para dentro. Ou seja, durante sua exposição solar, se hidrate muito consumindo bastante água. No banho, abuse de óleos de hidratantes, principalmente depois da exposição solar.

Como tratar queimadura solar

Se a queimadura foi de primeiro ou segundo grau, quando a pele fica vermelha mas não surge nenhuma bolha, é possível tratar em casa.

(Foto: Freepik/Reprodução)

Hidratação

Assim como na prevenção, a hidratação também é importante no processo de cura da pele queimada pelo sol. Por esse motivo, invista em cremes hidratantes e aplique sobre a região que está queimada. Assim, irá aliviar os sintomas.

Banho frio

É comum quando a pessoa está com a pele queimada, sentir o local “pegando fogo”. Para diminuir essa sensação aposte em um banho frio. Mas lembre-se, não deixe muito gelado para não piorar a queimadura.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Loção pós-sol

Além do creme hidratante, diversas marcas já lançaram um produto específico para aplicar após pegar sol. Os valores variam de marca para marca e pode ser encontrados até em supermercados.

Busque ajuda profissional

Se a sua queimadura for mais grave e apresentar sintomas como febre, procure imediatamente um hospital para que se possa fazer um tratamento correto. Além disso, se está com bolhas, não tente estourar em casa ou fazer receitas caseiras, deixe os cuidados com um médico.

10 cuidados essenciais com a pele durante o verão

Comentários (3)
Comentar