Praias para curtir no Verão Europeu: Barceloneta

A primeira praia que qualquer pessoa conhece em Barcelona é a Barceloneta.


Barceloneta ou “la barceloneta” é a praia mais fotografada da Espanha, e de quebra, a mais visitada de Barcelona.

Praia de Barcelona

O mais curioso é que seu destaque não é bem a sua beleza natural, mas simplesmente, a atmosfera única na cidade que ela cria.

Na sua essência, é uma praia de pescadores que vem passando por uma grande transformação, iniciada nos preparativos das Olimpíadas de Barcelona (1992). Transformações que parecem cada vez mais rápidas e que vem criando uma fusão – no mínimo, interessante.

História do Local


Os primeiros moradores de Barceloneta eram famílias com baixa condição econômica, desapropriadas de seus lares – para a construção da Ciutadella (um Forte Militar, que com o tempo transformou-se no atual Parque da Ciutadella).

Praia Barceloneta

Por este motivo, o bairro da Barceloneta tem aspecto bastante rústico, os apartamentos são pequenos (35 metros quadrados), e geralmente os prédios não tem elevador. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Adentrar-se no bairro da Barceloneta é ver entre as suas ruazinhas as roupas no varal das janelas, evidenciando as suas origens humildes.

Não é incomum ver os moradores almoçando com a TV ligada e a porta aberta, orgulhosos de mostrar como vivem, e como saboreiam a cozinha mediterrânea local. É essa humildade e autenticidade que funcionam como um imã, atraindo cardumes de turistas e os próprios moradores da cidade, qualquer dia da semana.

Dicas do que fazer en la Barceloneta

Dica: Se for para Barcelona pegar uma praia, não esqueça de levar biquíni e não se assuste se vir pessoas nuas ou mulheres fazendo top less, pois na Barceloneta é permitido a prática de nudismo.

Onde comer e beber en la barceloneta:

XAMPANYERIA – Um clássico

A bodega CAN PAIXANO é carinhosamente conhecida como LA XAMPANYERIA. Inaugurada em 1969, continua como um lugar CLÁSSICO para a degustação de CAVA (espumante catalão) em Barcelona.

Olhando desde fora, fica difícil imaginar o motivo de tanta fama. Seja pela sua aparência de viver SEMPRE LOTADO, principalmente nos finais de tarde, ou pela eminente dificuldade de chegar no balcão e conseguir fazer o nosso pedido.

Sem contar os “banhos de cava sem querer” dos outros clientes, enquanto lutamos para encontrar um cantinho lá dentro. Em contrapartida, os preços para a degustação de CAVA, são muito convidativos, seja para uma taça de cava ou pela garrafa inteira.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para não perder – literalmente – o equilíbrio, eles só vendem as GARRAFAS, se o pedido acompanha TAPAS ou SANDUÍCHES. O que deixa o bolso mais leve e o estômago mais preparado.

Em poco tempo e mais um pouquinho de cava, a ficha vai caindo: Você estará batizando, os clientes recém chegados, com alguns “banhos de cava sem querer”.

Enquanto algum outro cliente desconhecido, agora seu amigo, serve mais uma tacinha de CAVA para você.

MAKAMAKA – O POINT

O MAKAMAKA BEACH BURGUER sabe combinar os ingredientes certos, não somente nos pratos, mas principalmente em materializar as expectativas dos que chegam à PRAIA de BARCELONETA.

Um lugar aconchegante, à poucos metros do MAR, com uma TERRAZZA maior do que seu interior. Com muita gente bonita e uma ligeira atmosfera AFTERBEACH.

Apesar do MAKAMAKA ser conhecido pelos HAMBURGUERS, não lembra em nada um ambiente FAST-FOOD. Ninguém parece ter pressa de terminar a sua REFEIÇÃO – e muito menos de ir embora.

O ambiente de PAQUERA, motiva as pessoas a flertarem outra vez com o cardápio, ao invés de pedir a conta. Ali encontrarão SALADAS, HAMBURGUERS e pratos VEGETARIANOS que certamente combinarão com cada momento, incluindo um cardápio especial de COQUETÉIS e outro só para SOBREMESAS.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O último ingrediente chave, no sucesso do MAKAMAKA, é o preço. Um custo-benefício excelente, a exemplo do bairro BARCELONETA.

Se ainda fica alguma dúvida, de como o MAKAMAKA conseguiu tanta fama em tão pouco tempo, basta atravessar a rua. O restaurante-coqueteleria FOC pertence aos mesmos donos. Além deles estarem familiarizados com o bairro, um constante network de amigos holandeses, sempre marcam presença nos dois lugares.


O magnetismo dessa Barceloneta, que esteve presente durante sua história o contato com o mar, faz dela o bairro marinheiro por excelência da cidade. Continuaremos dando dicas sobre essa praia e aprofundando mais nos bairros das praias de Barcelona, recomendando os lugares clássicos e as últimas novidades.

* * * * * * * *
Para quem gostou desse artigo, ele foi escrito pelo nosso amigo Marcelo Wright mora em Barcelona há 15 anos e fornece tours personalizados para quem quer visitar Barcelona.

Para deixar sua viagem inesquecível super recomendamos o Tour do Marcelo, e toda vez que passamos por Barcelona para visitar nossa família,damos uma ligadinha para o Marcelo para agendar nosso tour, pois ele sempre sabe o que esta rolando na cidade e nos deixa sempre atualizados dos agitos e acabamos aprendendo coisas novas sobre a cidade de que amamos tanto, Barcelona!

Veja looks para sair da mesmice e curtir as praias européias



Contato:
www.barcelonabymyself.com.br
instagram: @barcelonabymyself
www.facebook.com/barcelonabymyself
marcelo@barcelonabymyself.com

Comentários (1)
Comentar