Pote da calma: como ele ajuda a sua criança a lidar com as emoções?

Você já ouviu falar em Pote da calma? O brinquedo, que leva o nome de calming jar, em inglês, nada mais é do que um pote de plástico com água, tinta colorida e glitter, com o objetivo de acalmar as crianças em momentos de crise, choro excessivo ou ansiedade.

Quem criou o Pote da calma?

O Pote da calma foi criado em 1907 pela Maria Montessori que, além de pedagoga e educadora, foi a primeira mulher na Itália a se formar em medicina. A médica desenvolveu seu próprio método educativo, o Método Montessori, que propõe um ambiente de aprendizado adequado para o desenvolvimento da criança de uma maneira integral e profunda.

Quando desenvolveu o Pote da calma, Montessori buscava algo que permitisse um aprendizado mais criativo e dinâmico. Mais do que isso, a educadora criou uma ferramenta capaz de acalmar tanto crianças, como adultos, em momentos de ansiedade, raiva, frustração, etc.

 

Imagem: Reprodução

 

Como o Pote da calma funciona?

Na infância, ainda não sabemos como lidar com as emoções e sentimentos da melhor forma. Também não entendemos ainda porque nos sentimos de tal maneira e o que fazer para nos aliviar. É aí que entra o Pote da calma.

O brinquedo prende a atenção com a tinta colorida, o glitter, entre outros objetos que você pode inserir no potinho. Dessa maneira, a criança já começa a se acalmar, a respiração volta ao normal e o estresse começa a ir embora. Além disso, a atividade estimula a criatividade e abre espaço para que a criança se sinta à vontade e segura para expressar seus sentimentos com calma e tranquilidade.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Pote da calma também se provou muito eficiente com pessoas dentro do espectro autista.

É importante ressaltar que o brinquedo é muito mais eficaz se usado antes de atingir o seu limite de estresse.

Como fazer o Pote da calma?

Além de cumprir muito bem a sua função de acalmar, o Pote da calma também pode ser uma ótima atividade entre pais e filhos!

Aproveite esse momento com a sua criança para explicar sobre o que é o Pote da calma e em que momentos ela pode usá-lo, por exemplo. Este deve ser um ambiente tranquilo e seguro para a criança se sentir confortável em conversar sobre seus sentimentos. Em seguida, divirtam-se criando seu próprio potinho!

Materiais:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  • Um pote de plástico com tampa;
  • uma ou duas colheres de sopa de cola com glitter (pode ser a sua cor favorita!);
  • três ou quatro colheres de chá de purpurina;
  • uma gota de corante alimentar (da sua cor favorita);
  • água quente.

Passo a passo

Antes de começar, observe a quantidade de água que cabe no seu potinho. Lembre-se de não exagerar, já que é importante deixar um espaço na parte superior do pote para agitar o seu Pote da calma.

Primeiro, esquente a água e despeje-a no pote. Em seguida, misture a cola glitter e misture bem, até que ela incorpore na água. Logo após, jogue a purpurina e misture mais um pouco. Para finalizar, pingue uma gota do corante alimentício, feche bem o potinho e mexa bastante. Pronto, já pode usar o seu Pote da calma!

Inspirações para criar o seu Pote da Calma

Além dos materiais listados, você pode colocar outras coisas dentro do seu potinho relaxante. Se for fazer para o seu filho, por exemplo, que tal colocar pequenos brinquedos do fundo do mar como peixinhos, corais, estrelas do mar, entre outros.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Além disso, bolinhas de isopor coloridas também podem ser uma ótima ideia para tornar seu Pote da Calma ainda mais calmante.

As possibilidades são infinitas, basta usar a sua criatividade! Deixamos algumas fotos de Potes da calma para você se inspirar!

Imagem: (Reprodução)

Ao invés de usar corante e tinta colorida, você pode usar apenas água e purpurina e como resultado, um efeito lindo!

Imagem: (Reprodução)

Misturar vários tamanhos e cores de purpurina são uma boa ideia, criando desse modo, um Pote da calma.

Imagem: Reprodução.

Que tal usar a imaginação e criar potinhos super criativos?

Imagem: Reprodução.

Você também pode trocar a purpurina por mini brinquedos.

Imagem: Reprodução.

Variar nos formatos do recipiente também é um jeito diferente de fazer o seu Pote da calma.

Comentários (0)
Comentar