Pote da calma: como ele ajuda a sua criança a lidar com as emoções?

0

Você já ouviu falar em Pote da calma? O brinquedo, que leva o nome de calming jar, em inglês, nada mais é do que um pote de plástico com água, tinta colorida e glitter, com o objetivo de acalmar as crianças em momentos de crise, choro excessivo ou ansiedade.

Quem criou o Pote da calma?

O Pote da calma foi criado em 1907 pela Maria Montessori que, além de pedagoga e educadora, foi a primeira mulher na Itália a se formar em medicina. A médica desenvolveu seu próprio método educativo, o Método Montessori, que propõe um ambiente de aprendizado adequado para o desenvolvimento da criança de uma maneira integral e profunda.

Quando desenvolveu o Pote da calma, Montessori buscava algo que permitisse um aprendizado mais criativo e dinâmico. Mais do que isso, a educadora criou uma ferramenta capaz de acalmar tanto crianças, como adultos, em momentos de ansiedade, raiva, frustração, etc.

 

pote da calma
Imagem: Reprodução

 

Como o Pote da calma funciona?

Na infância, ainda não sabemos como lidar com as emoções e sentimentos da melhor forma. Também não entendemos ainda porque nos sentimos de tal maneira e o que fazer para nos aliviar. É aí que entra o Pote da calma.

O brinquedo prende a atenção com a tinta colorida, o glitter, entre outros objetos que você pode inserir no potinho. Dessa maneira, a criança já começa a se acalmar, a respiração volta ao normal e o estresse começa a ir embora. Além disso, a atividade estimula a criatividade e abre espaço para que a criança se sinta à vontade e segura para expressar seus sentimentos com calma e tranquilidade.

Pote da calma também se provou muito eficiente com pessoas dentro do espectro autista.

É importante ressaltar que o brinquedo é muito mais eficaz se usado antes de atingir o seu limite de estresse.

Como fazer o Pote da calma?

Além de cumprir muito bem a sua função de acalmar, o Pote da calma também pode ser uma ótima atividade entre pais e filhos!

Aproveite esse momento com a sua criança para explicar sobre o que é o Pote da calma e em que momentos ela pode usá-lo, por exemplo. Este deve ser um ambiente tranquilo e seguro para a criança se sentir confortável em conversar sobre seus sentimentos. Em seguida, divirtam-se criando seu próprio potinho!

Materiais:

  • Um pote de plástico com tampa;
  • uma ou duas colheres de sopa de cola com glitter (pode ser a sua cor favorita!);
  • três ou quatro colheres de chá de purpurina;
  • uma gota de corante alimentar (da sua cor favorita);
  • água quente.

Passo a passo

Antes de começar, observe a quantidade de água que cabe no seu potinho. Lembre-se de não exagerar, já que é importante deixar um espaço na parte superior do pote para agitar o seu Pote da calma.

Primeiro, esquente a água e despeje-a no pote. Em seguida, misture a cola glitter e misture bem, até que ela incorpore na água. Logo após, jogue a purpurina e misture mais um pouco. Para finalizar, pingue uma gota do corante alimentício, feche bem o potinho e mexa bastante. Pronto, já pode usar o seu Pote da calma!

Inspirações para criar o seu Pote da Calma

Além dos materiais listados, você pode colocar outras coisas dentro do seu potinho relaxante. Se for fazer para o seu filho, por exemplo, que tal colocar pequenos brinquedos do fundo do mar como peixinhos, corais, estrelas do mar, entre outros.

Além disso, bolinhas de isopor coloridas também podem ser uma ótima ideia para tornar seu Pote da Calma ainda mais calmante.

As possibilidades são infinitas, basta usar a sua criatividade! Deixamos algumas fotos de Potes da calma para você se inspirar!

pote da calma azul
Imagem: (Reprodução)

Ao invés de usar corante e tinta colorida, você pode usar apenas água e purpurina e como resultado, um efeito lindo!

pote da calma
Imagem: (Reprodução)

Misturar vários tamanhos e cores de purpurina são uma boa ideia, criando desse modo, um Pote da calma.

pote da calma inspiracao
Imagem: Reprodução.

Que tal usar a imaginação e criar potinhos super criativos?

pote da calma colorido 2
Imagem: Reprodução.

Você também pode trocar a purpurina por mini brinquedos.

pote da calma rosa
Imagem: Reprodução.

Variar nos formatos do recipiente também é um jeito diferente de fazer o seu Pote da calma.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy