Por que 1º de abril é o dia da mentira? Descubra a origem

Desde criança somos apresentadas a uma data muito peculiar: o dia da mentira. Um momento em que todos contam histórias sem sentido e a falsidade rola solta de um jeito bem leve e divertido. Mas por que 1º de abril é o Dia da Mentira? Essa é uma das perguntas do universo que não possuem respostas 100% corretas, mas algumas teorias bem interessantes existem.

Quer descobrir quais são essas explicações? Então vem com a gente entender melhor os segredos por trás dessa data tão única.

Por que 1º de abril é o Dia da Mentira?

Foto: Reprodução/Pixabay

Todo mundo sabe que o Dia da Mentira, ou Dia dos Bobos, é comemorado todos os anos em 1º de abril, mas será que existe algum motivo específico para isso?

Há, na verdade, inúmeras teorias, nada comprovado realmente, mas é legal até pensar que um dia cheio de mentiras possua um mistério assim.

A teoria mais famosa é de que a data surgiu na França no século XVI, época em que o ano novo era comemorado dia 25 de março até 1º de abril. No anode 1564, o rei decidiu adotar o calendário gregoriano, passando a contar um novo ano em todo 1º de janeiro.

Acontece que muita gente não gostou da mudança ou acabou esquecendo e continuou usando o calendário antigo. Esses viraram motivo de piada pelo restante da população que não perdoou e passou a chamá-los de “bobos de abril” por ainda comemorarem o Ano Novo em uma data que não existia mais. Aí, em vez de 1º de abril ser considerado o Dia de Ano Novo, passou a ser considerado Dia dos Tolos.

A partir disso, tudo leva a crer que as brincadeiras e zombarias da época ganharam fama, passando de geração em geração até se tornarem uma tradição do país. Depois, foram difundidas pela Europa e acabaram conquistando o mundo todo – cada lugar adaptando do seu jeito.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Dia da mentira no Brasil

Aqui no Brasil, a data é comemorada de um jeito bem leve: inventamos histórias e contamos aquelas mentirinhas para as pessoas mais próximas, não tem muito segredo. Muita gente inclusive já termina o mês de março atenta às lorotas que podem vir por aí.

O Dia da Mentira virou até data de vendas! Muitas marcas brasileiras e mundiais aproveitam o dia para fazer promoções e entreter o público de uma forma diferente. Legal, não é mesmo?!

1º de abril é feriado?

Não! O Dia da Mentira é uma data comum, sem feriados, mas com uma vantagem: podemos inventar umas histórias e brincar sem peso na consciência. Só não vai passar do ponto, hein?! É para ser algo saudável, leve e divertido.

Frases de Dia da Mentira

Para deixar esse dia mais divertido, que tal compartilhar algumas frases com seus amigos e pessoas próximas? Separamos opções que falam sobre a mentira e as diversões da data. Vem conferir e compartilhar:

  • Só aceito falsidade no Dia da Mentira. No resto do ano, não adianta mentir pra mim.
  • Uma mentirinha não faz mal a ninguém…
  • Tem gente que acha que o Dia da Mentira é o ano todo.
  • Vai mentir logo pra mentiroso?
  • A capacidade que você tem para mentir, eu tenho para fingir que acredito.
  • Dia da Mentira é só mais um dia em que todos são falsos, mas com autorização.
  • Hoje podemos mentir, mas não podemos esquecer das nossas verdades.
  • De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade. Cuidado com ela!
  • As palavras podem mentir, mas as atitudes sempre falam a verdade. 1º de Abril, Dia da Mentira!
  • Não fale mentiras sobre mim que não direi verdades sobre você.
  • Quem é de verdade sabe quem é de mentira, nunca se esqueça disso!
  • A mentira tem perna curta, mas corre que é uma beleza.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para continuar nesse clima de brincadeira e leveza, vem conferir nossa seleção de frases de deboche. Você pode aproveitar algumas delas para responder seus amigos no Dia da Mentira com grande estilo!

Comentários (0)
Comentar