Pontas Duplas: aprenda dicas simples para prevenir e eliminar o problema

2

As pontas duplas são inimigas do cabelo saudável. Infelizmente, depois que o fio se parte em dois a única solução é o corte. Contudo, a boa notícia é que alguns passos simples podem ajudar a prevenir o problema:

 

O que causa pontas duplas?

 

Embora o cabelo seja forte, ele acaba ficando vulnerável ao danos causados por agentes externos e desgaste diário. Com isso, as pontas do cabelo, que também são a parte mais antiga da haste do fio, podem enfraquecer e perder sua camada protetora. De acordo com as pesquisas do International Journal of Trichology, isso pode fazer com que o cabelo se parta, expondo o córtex interno.

 

prevenir pontas duplas
Imagem: Nicole Elise (Reprodução / Instagram)

 

E segundo os especialistas consultados pela Elle UK, as pontas duplas podem ter muitas causas diferentes. Portanto, é fundamental conhecê-las para poder prevenir. Na sequência, você confere os piores inimigos dos cabelos saudáveis:

  • Danos mecânicos, como escovar excessivamente, secar o cabelo com muita força, permitir que seu cabelo esfregue contra tecidos ásperos (vale investir em uma touca de cetim para dormir);
  • Coloração;
  • Tratamentos químicos permanentes e relaxantes (especialmente quando não feitos corretamente);
  • Calor  (na forma de alisadores e secadores de cabelo)

Depois de entender melhor por que os fios do seu cabelo estão se dividindo ou quebrando, você pode investir em proteção e tratamento preventivo para sofrer menos danos no futuro.

 

Como evitar as pontas duplas?

Como falamos anteriormente, não é possível tratar ou reverter as pontas duplas. Desse modo, quando as pontas do cabelo ficam danificadas ou desfiadas, a única maneira de se livrar delas é com um bom corte.

É por isso que a prevenção é fundamental para manter seu cabelo saudável e sem pontas duplas. Embora você não consiga evitar totalmente o problema, é perfeitamente possível limitar a frequência com que elas se desenvolvem.

Vejamos sete dicas e técnicas que podem ajudar a prevenir pontas duplas.

 

1. Escove o cabelo suavemente

Para começar, a dica mais básica de todas. Escolher uma boa escova de cabelo e aprender a pentear os fios de modo gentil é fundamental.

De acordo com a Cosmopolitan, um truque para saber se você está sendo muito áspero com a escova é ouvir o som que ela faz enquanto desliza pelo seu cabelo. Se estiver praticamente silencioso, você está fazendo certo. Se você ouvir um som de raspagem, cuidado, é preciso regular os movimentos.

Ademais, escolha sempre a escova adequada para o seu tipo de cabelo. Vale apostar nos bons e velhos pentes de madeira para se livrar dos nós ou, ainda, investir em modelos como a Tangle Teezer. Para facilitar a escovação, invista em defrizantes que ajudam a reduzir as chances de desenvolver pontas duplas.

 

como evitar a quebra de cabelo
Imagem: Jen Tioseco (Reprodução / Instagram)

2. Trate os fios com gentileza após a lavagem

O cabelo molhado é vulnerável a danos. Por isso é importante cuidar de suas mechas suavemente após a lavagem. Algumas pessoas têm o hábito de secar o cabelo friccionando a toalha, mas isso pode danificá-lo.

A fricção frequente pode causar a quebra do cabelo. Também pode danificar as cutículas do fio, resultando em pontas duplas ou frizz. Por isso, Em vez de esfregar o cabelo, seque-o suavemente com uma toalha bem fofinha, para evitar que ele se quebre e se danifique.

 

3. Hidrate seu cabelo

Em terceiro lugar, manter os cabelos hidratados também é fundamental para evitar pontas duplas. Isso porque o ressecamento pode enfraquecer o cabelo, especialmente nas pontas.

Portanto, para adicionar umidade ao seu cabelo, considere o uso semanal de uma máscara nutritiva ou hidratante.  A máscara capilar é um tratamento de condicionamento profundo, que repõe a água perdida, além de reduzir o frizz e nutrir os fios. Além disso, ela também pode reduzir o risco de danos aos fios, resultando em um cabelo mais macio, brilhante e sem pontas duplas.

Além dos produtos facilmente encontrados na farmácia, também vale caprichar na hidratação caseira. Nós reunimos diversas dicas e técnicas por aqui e os ingredientes a seguir são os preferidos da mulherada:

Corte bordado ajuda a eliminar as pontas duplas sem alterar o comprimento

corte bordado para pontas duplas
Imagem: Sidney Harper (Reprodução / Instagram)

Por fim, se as suas pontas estão muito danificadas mas mesmo assim você não quer abrir mão dos fios longos, o ideal é apostar em um corte bordado.

Ele pode ser feito tanto com máquina especial quanto com tesoura, com efeito similar. Nessa técnica, apenas as pontas danificadas são removidas, sem prejudicar ou eliminar o resto do cabelão.

Veja como funciona:

 

 

Fontes: Cosmpopolitan, Elle UK, Health Line

 

Mostrar comentários (2)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy