Pode lavar o cabelo todo dia? Descubra agora a resposta!

0

Dentro do mundo da beleza, existe uma pergunta que quase todas as mulheres já se fizeram: pode lavar o cabelo todo dia ou não? O que você acha? Chegou a hora de desvendar de uma vez por todas esse mistério e conferir dicas preciosas para cuidar ainda mais da saúde dos seus cabelos. Vem com a gente descobrir se seu palpite estava certo ou não!

Lavar o cabelo todo dia: pode ou não pode?

pode lavar o cabelo todo dia 3
Foto: Reprodução/Pexels

Depende! Como tudo na vida, esse hábito pode trazer tanto benefícios como malefícios, por isso vários fatores devem ser levados em consideração na hora de descobrir a resposta correta.

Lavar o cabelo todos os dias não faz mal, porém as práticas inseridas dentro dessa rotina podem ser prejudiciais, como, por exemplo, usar água muito quente ou o secador diariamente.

Pessoas com cabelos oleosos tendem a lavar mais os fios, pois o sebo que vai acumulando acaba incomodando e até agredindo a pele. Para fazer uma limpeza profunda, é preciso usar produtos próprios para esse tipo de cabelo e não esquecer de sempre ficar atenta à temperatura do chuveiro.

Já quem tem o cabelo seco consegue ficar mais dias sem lavar os fios tranquilamente. Mesmo assim, é sempre bom escolher produtos próprios para a higienização desse tipo de cabelo e nunca usar água quente, pois ela pode acabar ressecando ainda mais o couro cabeludo.

Quantas vezes por semana devo lavar o meu cabelo?

pode lavar o cabelo todo dia 2
Foto: Reprodução/Pexels

A resposta é a mesma: depende! Além de termos todas cabelos bem diversos, o ambientes em que estamos inseridas também pode contribuir – e muito – para a saúde dos nossos fios. Então dá só uma olhada em alguns fatores que podem influenciar na nossa rotina de higiene:

Tipo de cabelo e couro cabeludo

Como já falamos antes, o tipo de cabelo que você tem será um dos fatores decisivos na quantidade de lavagens por semana. Uma pessoa com os fios secos não precisa lavar o cabelo todos os dias, por exemplo.

Não é porque você tem o cabelo oleoso que também precisa fazer tantas higienizações, cada caso é um caso. Por isso, fique atenta a como os seus fios se comportam e crie uma rotina própria de acordo com as suas necessidades.

A região que você mora

Sim, o lugar onde você mora pode influenciar totalmente na saúde e limpeza do seu cabelo. Regiões com clima mais seco, muita poluição e vento são as que podem atingir mais os fios com impurezas e deixá-los opacos e sem vida.

A estação do ano

Você já percebeu como o seu cabelo muda conforme o ano vai passando? As estações podem ter grande culpa nisso! Épocas de poucas chuva, muito sol e excesso de vento podem trazer resíduos ao cabelo e criando a necessidade de mais lavagens.

A dica aqui é sempre a mesma: fique sempre atenta a como seus fios se comportam e adapte sua rotina conforme as estações foram mudando.

Dia a dia

A sua rotina também vai influenciar na limpeza do seu cabelo. “Mas como?”, você deve estar se perguntando. Ora, se você pratica atividades físicas diariamente, por exemplo, é muito provável que deixe acumular suor nos fios. Se esse suor não for limpo, isso pode trazer malefícios para o seu cabelo.

O mesmo vale para quem usar muito capacete, bonés, chapéus ou outros apetrechos. Tudo isso pode influenciar na nossa rotina de cuidados com o cabelo.

Trabalhar o dia todo exposta ao sol também requer cuidado rigorosos, não só na hora de lavar, mas para hidratar e se proteger dos raios UV.

Quanto tempo posso ficar sem lavar o cabelo?

pode lavar o cabelo todo dia 4
Foto: Reprodução/Pexels

Isso vai depender de todos os fatores que citamos acima e como seu cabelo reage aos dias sem higienização, porém muitos especialistas não recomendam mais que 5 dias sem lavar os fios.

O motivo é simples: nosso cabelo está sempre criando um sebo natural, porém com o tempo esse acumulo pode favorecer a proliferação de fungos e outros problemas. Ninguém quer isso, não é mesmo?! Então, você pode ficar alguns dias sem lavar as madeixas, mas quando passar de 5 dias já liga o sinal de alerta, combinado?!

Gostou do conteúdo? Então já compartilhe em todas as redes sociais para que todo mundo descubra se pode lavar o cabelo todo dia.

Que tal enaltecer toda a beleza dos seus fios e dar um up na autoestima? Fizemos uma seleção com as melhores frases de cabelo cheias de humor, beleza e poder. Não deixe de conferir!

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy