Plantas para banheiro: melhores espécies para cultivar

0

Já há algum tempo, o banheiro deixou de ser um ambiente esquecido quando falamos em design de interiores. Isso porque cada vez mais as pessoas buscam trazer para dentro de casa a sensação de relaxamento e bem-estar. E o banheiro leva uma vantagem nesse quesito: além de ser um ambiente funcional para fazer a higiene diária, você pode deixar seu banho muito mais relaxante e agradável se caprichar na decoração. Uma tendência que vem ganhando força é a de usar plantas para banheiro e, assim, dar um toque de spa para esse espaço.

Por que investir em plantas para banheiro?

Plantas no banheiro
Foto: Pixabay

As plantas são uma forma de trazer um pouco de natureza para dentro de casa e é cada vez mais comum que as pessoas se preocupem com isso. O verde promove sensação de relaxamento e bem-estar, mas também fornece benefícios para os mais diferentes ambientes. E o nosso espaço de higiene não poderia ser diferente: aposte nas espécies de plantas para banheiro que vão fazer com que o momento do banho seja ainda mais relaxante. “É claro que nem todos os tipos de plantas são adequadas para o banheiro, especialmente porque esse espaço costuma ser fechado e receber pouca luz natural, além de ser úmido”, afirma a decoradora Tatiana Figueiredo.

Portanto, se você quer usar plantas na decoração do seu banheiro, é bom saber quais são as espécies que se adaptam melhor às condições do ambiente. No entanto, não se preocupe quanto à quantidade de vasos. A profissional afirma que “Uma única planta pode mudar completamente a energia do espaço. Se colocarmos um vaso em uma posição estratégica, já temos um banheiro novo, arejado e bonito. Só precisamos prestar atenção aos cuidados que cada espécie exige, mas vale a pena investir em uma planta para banheiro”.

Quais são as melhores espécies de plantas para cultivar no banheiro?

Espada de São Jorge

A

Plantas para banheiro - espada de São Jorge
Foto: Pixabay

espada de São Jorge é resistente e exige poucos cuidados. Por isso, é conhecida por se adaptar muito bem a ambientes internos e externos, secos ou úmidos, e é uma ótima escolha se você quer colocar plantas no banheiro. Além disso, ela purifica o ar e leva a fama de remover as energias negativas de qualquer espaço.

Samambaia

Plantas para banheiro - samambaia
Foto: Pixabay

A samambaia também é de fácil manutenção e se adapta bem a ambientes úmidos por ser originária da floresta tropical. Por isso, além de deixar o ambiente bonito, essa planta não sofre com a alta umidade, o calor e a pouca incidência de luz natural. A dica é coloca-la em um pendente ou sobre uma prateleira, armário ou pia para apreciar ainda mais a exuberância dessa espécie.

Orquídea

Plantas para banheiro - orquídea
Foto: Pixabay

Caso seu banheiro seja bem iluminado, a orquídea é outra boa escolha entre as plantas para banheiro. Ela, que já é uma queridinha do design de interiores, promove um toque delicado e elegante ao ambiente. As orquídeas precisam de luminosidade, mas não devem receber luz solar direto. Quanto às regas, duas ou três vezes por semana costumam ser suficientes.

Babosa (Aloe Vera)

Plantas para banheiro - babosa
Foto: Pixabay

A babosa é mais uma opção entre as plantas para banheiro que não servem somente para a decoração. Ela é um tipo de suculenta que gosta de umidade e é muito versátil, por isso, fica bem com ou sem luz natural. Além de deixar seu banheiro ainda mais aconchegante, a aloe vera é uma planta que oferece outros benefícios, como ajudar na cicatrização de feridas, aliviar queimaduras na pele e aftas e hidratar os cabelos e a pele.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy