Plantas na decoração deixam a casa aconchegante e bonita

Uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço dentro de casas e apartamentos é a utilização de plantas na decoração. Elas dão um colorido especial aos ambientes, trazem a natureza para o dia a dia corrido e promovem uma sensação de relaxamento, bem-estar e aconchego. Além disso, as plantas têm benefícios que vão além da estética. Confira.

Foto: Pixabay

Como usar plantas na decoração?

Com cores, tamanhos e funções variadas, as plantas são objetos de decoração que trazem a tranquilidade da natureza para dentro de nossas casas. “O mais interessante é que não precisamos investir muito. Afinal, existem opções para todos os gostos e bolsos”, afirma a decoradora Tatiana Figueiredo. Seja um jardim, um arranjo ou um simples vaso, essa é uma maneira agradável de trazer um colorido especial aos mais diversos ambientes.

Em primeiro lugar, você precisa saber as condições de cada ambiente que pretende decorar. A profissional conta que “Cada espécie tem uma necessidade e, por isso, a observação é o primeiro passo para que o projeto de usar plantas na decoração dê certo. Algumas precisam de mais luz natural, outras preferem espaços internos. Fazer a escolha certa é a melhor maneira de começar”. Além disso, vale considerar quanto tempo disponível você tem para cuidar das suas plantinhas, já que algumas exigem mais atenção e outras são bem fáceis de cultivar.

O tamanho da planta e do espaço também deve ser levado em conta na hora de pensar na decoração. Algumas espécies, como a Costela de Adão e a Palmeira Ráfis, por exemplo, exigem mais espaço. Mas, as plantas menores, que podem ser cultivadas em pequenos vasos, se adaptam bem a espaços limitados e podem ser colocadas em janelas, sobre bancadas ou móveis. É o caso das hortaliças e das suculentas.

Foto: Darth Zuzanka

Benefícios além da estética

Além de dar um toque especial a espaços internos e externos, as plantas na decoração têm outros benefícios para a sua rotina. “Algumas espécies tem propriedades que colaboram para melhorar a qualidade do ar, purificando ou controlando a umidade dentro de casa. Isso sem contar o fato de que as plantas deixam qualquer ambiente mais fresco e isso é uma vantagem, especialmente nas cidades mais quentes”, considera Tatiana.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Mais que melhorar a qualidade do ar que respiramos, as cores e aromas das plantas usadas na decoração trazem sensações diferentes. Para a cromoterapia, por exemplo, o verde contribui para o alívio da tensão e equilibra o cérebro. Já as cores lilás e azul (encontradas em flores como orquídeas, violetas e lavanda) são ótimas escolhas para deixar os ambientes mais calmos. No caso das espécies aromáticas, ambientes como banheiro, cozinha e sala de estar ficam mais agradáveis.

Além disso, ter plantas na decoração pode ser, ainda, um processo terapêutico. “A jardinagem nos conecta à natureza e, inclusive, é usada como terapia complementar em casos de doenças como a ansiedade e a depressão, por exemplo”, conta a decoradora. Isso porque, segundo estudos, mexer na terra colabora com a produção de serotonina, neurotransmissor responsável por promover sensação de bem-estar.

Foto: Sandro Porto

Melhores espécies de plantas para decoração

Confira algumas opções de plantas para usar na decoração da sua casa:

Ambientes internos – Lírio da paz, espada-de-São-Jorge; samambaia, orquídeas, Costela de Adão, Palmeira Ráfis, suculentas, hortaliças e ervas aromáticas.

Ambientes externos – Cactos, espada-de-São-Jorge (se adapta a qualquer ambiente), agave, antúrio, babosa, begônia, trepadeiras e rosas.

Foto: Pixabay

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

decoraçãoplantas
Comentários (6)
Comentar