Planta Carnívora: curiosidades e cuidados essenciais para cultivar em casa

0

A planta carnívora, como o nome já entrega, se alimenta de pequenos insetos. Mas não se preocupe: apesar de exótica, ela não representa perigo para pessoas ou pets. Descubra tudo sobre a espécie, com curiosidades e dicas de cultivo:

Afinal, o que são as plantas carnívoras?

 

Para começar, a origem da planta carnívora ocorreu há cerca de 65 milhões de anos. De acordo com o Brasil Escola, elas evoluíram a partir de outras plantas que capturavam parasitas como forma de defesa.

Assim, com a evolução, as plantas carnívoras aprimoraram o aprisionamento e digestão de animais de modo a utilizar suas proteínas como fonte de nutrientes. Incrível, não é mesmo?

 

Dionaea planta carnivora
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Para que isso seja possível, elas contam com armadilhas de sucção e mais 3 outros tipos. Além disso, as belas cores vivas e o aroma característico também servem para atrair as presas. No geral, uma planta carnívora se alimenta basicamente de pequenos insetos, aranhas, caramujos ou centopeias.

Contudo, na natureza e em casos excepcionais, é possível até mesmo encontrar espécies que se alimentem de pequenos vertebrados, como roedores ou sapos.

Mesmo apesar da alimentação exótica, cabe ressaltar que, de fato, a planta carnívora ainda depende incondicionalmente da fotossíntese. Por isso, antes de comprar uma para o seu lar, é importante descobrir quais são os cuidados principais com a rega, iluminação e, é claro, adubação.

 

cuidados com plantas carnívoras
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Como cuidar e cultivar plantas carnívoras

 

Assim como explicamos anteriormente, ainda que a planta carnívora se alimente de insetos, isso não é o suficiente para garantir a sobrevivência da mesma. Portanto, é fundamental aprender as especificidades de cultivo:

 

Iluminação

 

Primeiramente, a maior parte das plantas carnívoras gosta de muita luz solar direta. Contudo, o ideal é sempre perguntar na floricultura qual a iluminação ideal, uma vez que não é recomendado fazer a transição repentina das plantas de meia-sombra para a luz direta.

Em último caso, é possível recorrer à iluminação artificial, caso o ambiente não receba luz solar o suficiente.

 

mudas de plantas carnívoras
Imagem: Reprodução / Amazon

 

Rega e plantio

 

De modo geral, a planta carnívora é uma espécie exigente com a qualidade da água. Sendo assim, o ideal é regar a sua com água da chuva ou, ainda, água destilada. Já em relação à umidade, salvo poucas exceções, as plantas carnívoras adoram ambientes bastante úmidos.

Para isso, experimente adicionar musgo ou pó de xaxim no substrato. Outra sugestão interessante é otimizar o cultivo plantando a espécie em um vaso auto-irrigável

De acordo com o site Arte Vegetal, o ideal é utilizar vasos plásticos de cores claras. Isso porque o material não absorve a umidade do substrato. Portanto, funciona super bem para essas plantinhas exigentes.

 

 

Leia também:
Costela de Adão: saiba tudo sobre essa planta tropical
Plantas na decoração deixam a casa aconchegante e bonita
Suculentas: dicas e cuidados para criar um jardim incrível

 

 

Como alimentar a planta carnívora?

 

Por fim, os especialistas alertam que poucas plantas carnívoras necessitam de adubação. Apesar da espécie ser exótica, o cultivo é relativamente simples e a estética tem agradado os brasileiros.

O site Viva Decora alerta que não é indicado “alimentar” a planta carnívora e muito menos cutucar as armadilhas por diversão. Isso acaba fazendo com que a planta gaste energia sem necessidade e, é claro, pode acabar prejudicando a espécie.

 

como alimentar planta carnivora
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Ademais, a natureza dessas plantas atrai larvas e pequenos insetos. Sendo assim, caso você mantenha a sua no jardim, não se preocupe. Certamente ela irá atrair todos os “alimentos” necessários para dar um gás extra na nutrição. E não se esqueça, ainda, que mesmo apesar do carnivorismo, é a fotossíntese que, de fato, mantém a planta bem alimentada.

Portanto, foque em manter o solo bem úmido e a iluminação solar direta pelo máximo de tempo. Dessa forma a sua planta carnívora irá se desenvolver tranquilamente e muito saudável.

 

 

Fontes: Terral, Arte Vegetal, Carnívora Shopping

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy