Como cuidar dos pés ressecados e evitar rachaduras

Os pés ressecados podem ser um incômodo para muitas pessoas. O problema é bem recorrente, mas pode ser evitado e tratado. Esse problema pode ser causado por diversos motivos que vão desde problemas vasculares até a falta de hidratação.

Por isso, confira as nossas dicas para evitar o aparecimento de rachaduras nos pés, quais as causas e como tratar os pés ressecados.

Causas para o ressecamento dos pés

Imagem: Reprodução / Instagram

O aparecimento de pequenas rachaduras nos pés pode ser fruto de falta de cuidado com os pés. Confira os principais motivos que causam o ressecamento dos pés:

  • Alimentação não balanceada, fraca em nutrientes;
  • Falta de hidratação no corpo;
  • Banhos quentes e demorados;
  • Andar descalço;
  • Problemas vasculares;
  • Contato com produtos químicos, principalmente de limpeza;
  • Obesidade;
  • Falta de hidratação nos pés;
  • Micoses.

Assim, você já conhece as principais causas dos pés ressecados e já pode começar a evitar o aparecimento de mais rachaduras, seguindo os cuidados:

  • Lavar os pés cuidadosamente após o banho;
  • Esfoliar os pés semanalmente;
  • Usar calçados confortáveis;
  • Hidratar sempre os pés;
  • Opte por produtos específicos para os pés;
  • Não lixar o pé diariamente;
  • Dormir com meias de algodão após a hidratação;
  • Beber pelo menos 2L de água por dia.

Esses cuidados podem ajudar a evitar o aparecimento de rachaduras nos pés, deixando-os hidratados e mais saudáveis.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como tratar os pés ressecados: dicas caseiras

Além dos cuidados acima, você pode tratar os pés ressecados seguindo algumas receitas caseiras. Esses tratamentos ajudam a melhorar a aparência dos pés. Confira:

Glicerina e sal grosso

A glicerina e o sal grosso podem ajudar no tratamento dos pés ressecados. É bem simples: misture a glicerina com o sal grosso e acrescente poucas gotas de limão com água morna.

Deixe os pés de molho por 10 minutos e faça a esfoliação com pedra pome. Lave os pés normalmente e seque. Faça o processo duas vezes na semana.

Azeite

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O azeite de oliva também pode ser um aliado para o tratamento de pés ressecados. Misture uma colher de sopa de hidratante com uma colher de sopa de azeite.

Em seguida, cubra os pés com papel filme. O ideal é que o processo seja feito antes de dormir para descansar os pés no papel filme durante a noite.  Então, ao acordar, retire a mistura lavando com água e secando os pés.

Vinagre de maçã

O escalda pés de vinagre de maçã é perfeito para hidratação dos pés. Coloque 1L de água morna e um copo grande do vinagre em um recipiente grande.

Em seguida, mergulhe os pés na bacia e deixe-os descansar por 30 minutos. Então, lave os pés normalmente e seque-os.

Assim, o vinagre de maçã, que já muito usado nos cabelos para hidratar, também pode ser útil para cuidar dos pés.

Imagem: Reprodução / Pixabay

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Bepantol

As pomadas hidrantes como Bepantol e Cicaplast podem ser boas aliadas para o tratamento dos pés ressecados, deixando os pés mais hidratados e longe de rachaduras.

A aplicação dessas pomadas não são indicadas apenas para quem já tem os pés ressecados, mas para quem quer ter cuidados extras com os pés.

Assim, você pode evitar o ressecamento dos pés e o aparecimento de rachaduras, além de deixar os pés mais macios com esse cuidado diário.

Mel e farinha de arroz

Com mel, farinha de arroz e vinagre de maçã, você pode preparar uma misturinha para esfoliar os pés. É simples. Primeiro, junte os ingredientes e misture até formar uma pasta. Com os pés bem lavados, faça uma massagem com a pasta durante 5 minutos.

Em seguida, retire a mistura com água morna. Faça o procedimento duas vezes na semana para acabar com os pés ressecados.

Óleo de coco

Assim como o azeite, o óleo de coco tem a função de nutrir e ele pode ser usado no tratamento dos pés ressecados. Então, opte por usar o óleo de coco algumas vezes na semana, antes de dormir.

Durma com uma meia de algodão para que o produto não escorra na cama. Assim, você cuida dos seus pés enquanto descansa.

Viu como é fácil tratar os pés ressecados? Seguindo as dicas acima, você mantém os pés mais saudáveis e longe das temidas rachaduras.

Além disso, algumas receitas também podem ser aproveitadas para tratar as mãos ressecadas. Confira mais dicas para cuidar também das mãos.

pele
Comentários (0)
Comentar