Peperômia Melancia: 5 motivos para ter essa plantinha em casa

1

A peperômia-melancia é aquela plantinha com cara de Pinterest que deixa qualquer ambiente mais interessante. Além de ser nativa do Brasil, ela requer poucos cuidados e pode ser cultivada por quem tem cães e gatos em casa!

 

Tudo que você precisa saber sobre Peperômia Melancia

peperômia-melancia cuidados
Pinterest

 

Para começar, o próprio nome já entrega a sua aparência. De fato, a peperômia-melancia possui folhas com desenhos brancos rajados, que lembram a fruta.

Seu cultivo é muito fácil. Basta manter em um lugar bem iluminado, acertar a frequência das regas e logo você vai se surpreender com o crescimento acelerado. Por se tratar de uma planta nativa brasileira, ela é inteiramente adaptada ao nosso clima e não exige muita atenção.

Essa planta também é conhecida como peperômia zebra, embora seu nome científico seja Peperomia sandersii e, no Brasil, a espécie seja mais associada à melancia.

 

Como cuidar de uma Peperômia?

como cuidar de uma peperômia-zebra
Instagram

 

Para começar, vale lembrar que existem diversos tipos de peperômia. A melancia, por sua vez, é pouco exigente. Você deve mantê-la em lugares com boa iluminação indireta, solo fértil e bem drenado e vasos de até 20 cm de profundidade. O ideal é proteger o fundo com pedrinhas ou, ainda, manta de tecido-não-tecido. Isso ajuda a recriar o ambiente ideal para a sua peperômia-melancia.

A rega vai depender bastante da temperatura e incidência da luz. Em geral, você deve regar cerca de 1 vez a cada 5 dias. No entanto, o mais indicado é fazer o teste do dedo para ver como está o solo. Isso porque a peperômia é fácil de cultivar, mas não tolera o solo encharcado.

 

Como fazer muda de Peperômia-Melancia?

como fazer muda de peperômia melancia
Reprodução

 

Fazer muda de uma peperômia é muito simples. Basta cortar o caule uma folha com o caule e deixar dentro de um copo com um pouquinho de água.

Depois é só trocar a água diariamente até começar a brotar. Depois que as raízes que brotaram em água atingirem alguns cm, é só transferir para um novo pote.

Isso garante uma propagação rápida, simples e eficiente, capaz de criar muitas mudinhas de peperômia-melancia para decorar o seu lar.

Como regar a peperômia?

rega e cuidados peperômia
Reprodução

 

Como explicamos anteriormente, a rega ideal é feita a cada 5 dias. Basta colocar água até que o solo esteja úmido, mas não encharcado. Para os jardineiros iniciantes, uma boa alternativa é comprar vasos auto-irrigáveis. Eles custam a partir de R$ 11,90 e possuem um sistema de irrigação próprio, onde a raiz da planta puxa água de acordo com a necessidade.

Aliás, é muito importante se atentar para a rega em excesso. No caso da peperômia-melancia, fique sempre de olho nas folhas. Isso porque uma folhagem meio murcha ou mais enrugadinha sinaliza falta de água.

Por outro lado, se a folha estiver caindo com facilidade ou saindo na sua mão com uma leve puxada, isso quer dizer que você exagerou na água. Reduza as regas, pois a raiz pode estar apodrecendo.

 

5 motivos para ter uma Peperômia Melancia em casa

 

Agora que você já sabe tudo sobre essa planta, vamos mostrar 5 motivos pelos quais você deve ter uma peperômia decorando o seu cantinho.

É fácil de cuidar

cuidados com a peperômia melancia
Pinterest

 

Em primeiro lugar, a parte mais importante. Ela requer pouca rega, se dá bem em ambientes com luz difusa e cresce muito rapidamente. Além disso, você consegue fazer mudinhas para multiplicar a selva urbana ou, ainda, presentear os amigos.

 

Adiciona charme e beleza a qualquer ambiente

decoração pinterest com plantas
Pinterest

 

Na sequência, impossível não reconhecer de longe a beleza de uma peperômia-melancia. Suas folhas listradas e caule de tom arroxeado se destacam em qualquer lugar.

Além disso, é uma daquelas plantas perfeitas para deixar o seu cantinho com cara de casa do Pinterest.

É uma planta nativa do Brasil

peperômia nativa do brasil
Reprodução

 

Quando optamos por uma planta nativa na decoração, as vantagens são inúmeras. Uma vez que essa folhagem está adaptada ao nosso clima, luz e variações de temperatura, ela se propaga rapidamente e é muito, muito fácil de cuidar.

Além disso, a utilização de plantas nativas no paisagismo ajuda o meio-ambiente, uma vez que promove a diminuição da temperatura bem como a filtragem do ar, além de necessitar de menos água ou adubação. Aliás, se você está pensando em um jardim de peperômia-melancia, essa é uma informação bem importante.

 

Também é perfeita para apartamentos e ambientes internos

plantas para ter em apartamento
Reprodução

 

Uma vez que a peperômia-zebra adora luz e não tem muitas exigências, ela pode ser facilmente cultivada dentro de apartamentos. Nesse caso, deixe a sua planta próxima da janela ou no ambiente onde a luz difusa se faz presente na maior parte do dia.

Luz difusa quer dizer um ambiente iluminado, mas sem incidência direta do sol, já que esse pode queimar as folhas e até matar a sua peperômia.

 

Não é tóxica

 

Além da beleza, outra grande vantagem da Peperômia Melancia é a ausência de toxicidade. Por isso, a planta é completamente segura para quem tem animais de estimação ou crianças em casa. Inclusive ela entra na lista

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy