Onicofagia: 7 dicas que irão te ajudar a parar de roer unha

0

Onicofagia é o nome atribuído ao hábito de roer unha. Apesar de parecer inofensivo esse ato, causa danos à saúde e pode indicar que a pessoa está com problemas psicológicos, como a ansiedade, por exemplo. Portanto, o primeiro passo para quem está sofrendo muito com esse problema é buscar ajuda de um profissional e achar a causa da onicofagia.

Contudo, se você rói unhas apenas por puro tédio ou mania, vamos contar a vocês quais sãos os malefícios e também quais sãos problemas causados por essa mania. Além disso, daremos 07 dicas de como se livrar desse mau hábito.

unhas
Foto: Freepik

Quais sãos os malefícios?

Primeiramente, vale destacar que, os malefícios de roer as unhas vai além de não tem uma aparência bonita e sim, causa danos principalmente na nossa saúde bucal. Portanto, confira alguns dos malefícios citados por dentistas.

Desgastaste do esmalte e do dente: Em primeiro lugar, com o movimento repetitivo do hábito de roer, pode desgastar o esmalte do dente, que serve para proteger-nos de cáries e tártaros. Porém, também pode ocorrer algo mais grave, como lascar e trincar um dente, por exemplo.

Lesão nas gengivas: Por ser afiada, as unhas podem cortar a gengiva ou ficar presa entre os dentes. Além disso, também pode infecionar devido as bactérias encontrada nas unhas.

Entortar os dentes: Os dentes podem entortar por causa do movimento repetitivo, tendo que, posteriormente, usar aparelho odontológico para a correção.

Bruxismo: Ainda segundo especialistas, quem tem o hábito de roer unha pode desenvolver bruxismo (rangir os dentes de forma involuntária durante o sono).

Fonte: Smile cursos

Mas, como parar de roer unhas?

roer unhas
Foto: Freepik

Após descobrir os malefícios que o ato de roer unha causa e você está decido abandonar de vez esse mau hábito, confira algumas dicas para parar de roer.

Faça regularmente as unhas

Em primeiro lugar, faça sua unha pelo menos uma vez na semana, mantendo sempre todas curtas. Assim você evitará de ficar roendo, já que não terá a tentação da unha comprida. Contudo, se você não tem dinheiro para ir ao salão toda semana, aqui no site temos um post que irá te ensinar a fazer as unhas sem sair de casa.

Descubra o motivo

Afinal, qual é o gatilho que lhe faz ficar roendo unha? Caso você não consiga encontrar o motivo sozinha, que na maioria dos casos é ansiedade e estresse, procure a ajuda de um profissional para descobrir e tratar.

Esmalte é um ótimo aliado

Procure um esmalte ou base que tenham um gosto ruim, assim, quando colocar as unhas na boca, irá sentir o gosto amargo e lembrar-se que roer é um péssimo habito.

Além disso, para mulheres que trabalham fora de casa e precisam estar sempre com as unhas perfeitas, o ideal é apostar em esmaltes com cores fortes, assim quando roer, irá deixar o aspecto feio e servirá como incentivo para não roer.

Alimente-se bem

Juntamente com as dicas acima, uma alimentação saudável irá fazer com que suas unhas cresçam mais fortes e bonitas. Diminua frituras e invista em legumes, verduras e frutas que são ricos em nutrientes e vitaminas.

unhas 1
Foto: Freepik

Pratique exercício

Como dissemos anteriormente, um dos principais gatilhos para quem têm esse mau hábito é o estresse. Portanto, invista em atividade física regularmente. Isso ocorre, porque durante os exercícios, o nosso cérebro aumenta a produção de endorfina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Mãos e unhas hidratadas

Além de roer as unhas, algumas pessoas também costumam puxar cotícula com os dentes, causando assim machucados horríveis. Por esse motivo, deixe as cotículas sempre hidratadas e se necessário, retire quando fizer as unhas.

Força de vontade

Por último, lembre-se sempre do motivo que fez com que você tomasse a iniciativa de parar de roer as unhas. Mudar um hábito não será fácil, por muitas vezes você pensará em desistir, por isso, apegue-se aos benefícios que abandonar esse mau hábito irá te trazer.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy