Palo Santo tem benefícios para a mente e para o corpo

1

Para quem não conhece, o Palo Santo (madeira sagrada, em castelhano) pode parecer apenas um pedaço de pau. Mas, na verdade, ele é muito mais que isso. Pode ser utilizado como um incenso natural ou como óleo essencial e oferece diversos benefícios para a mente e também para o corpo.

O que é e para que serve o Palo Santo?

Palo Santo - fumaça
Foto: Reprodução/Palo Santo Supply Co

O Palo Santo pode ser encontrado em sua forma in natura (um pedaço de madeira) ou também como óleo essencial. Ele traz, em sua composição, componentes químicos que têm benefícios terapêuticos para a mente e o corpo. A madeira sagrada vem de uma árvore comumente encontrada em regiões do Peru, Equador e Bolívia. Muito utilizada pelos povos Incas e por xamãs da América Latina desde a antiguidade, ela é extraída de forma 100% natural depois que a árvore morre e, por isso, sua extração não agride o meio ambiente.

As propriedades do Palo Santo aliviam o cansaço e o estresse, auxiliam no tratamento da depressão, limpam as energias negativas do ambiente e fortalecem a conexão espiritual. Além disso, ele é capaz de aliviar dores musculares e auxiliar no tratamento de espinhas e cicatrizes, sem contar que é um ótimo repelente de insetos. “São vários benefícios e, melhor ainda, é que o Palo Santo tem um cheiro super agradável”, comenta a terapeuta holística Aline Soares. No entanto, ele tem limoneno em sua composição, o que pode ser incômodo para pessoas alérgicas.

Benefícios da madeira sagrada

Palo Santo
Foto: Magic Bowls

Para a mente

Aline explica que o Palo Santo “Pode auxiliar no tratamento contra a depressão, porque aumenta nossa vibração energética e ajuda a eliminar traumas. Por causa disso, ele também é usado em sessões de Reiki e cristaloterapia nos espaços terapêuticos e também durante a meditação. Ele limpa as energias do ambiente e promove uma maior conexão espiritual”. A madeira sagada estimula, ainda, a concentração e a criatividade. Além disso, é um poderoso relaxante, alivia o estresse e a ansiedade.

Para o corpo

O limoneno, presente no Palo Santo, é considerado uma substância anticancerígena, já que pode estimular o organismo a combater doenças. Sendo assim, ele também fortalece o sistema imunológico, além de aliviar problemas respiratórios e dores de cabeça, nas articulações e nos músculos. “Para uma massagem relaxante, ele é perfeito. Tem um cheiro agradável, que se espalha pelo ambiente e isso, por si só, já promove um relaxamento profundo”, afirma a terapeuta. Vale lembrar que a madeira sagrada não substitui tratamentos médicos.

Como usar o Palo Santo?

In natura

Madeira sagrada in natura
Foto: Pixabay

Acenda uma das pontas do Palo Santo com uma fonte de fogo contínua (uma vela, por exemplo). Isso porque ele pode demorar um pouco para queimar. Depois que o fogo estiver aceso, aguarde alguns segundos e balance a madeira para apagar a chama e liberar só a fumaça. Caminhe pelo ambiente para que o cheiro se espalhe. Segundo a terapeuta, “A defumação é o que traz os benefícios. Depois, dá para guardar o Palo Santo para usar outras vezes”. Mas, atenção: cuidado com as crianças e os pets. Não se afaste enquanto estiver saindo fumaça.

Óleo essencial

Óleo Essencial - Palo Santo
Foto: Engin Akyurt

Como óleo essencial, o Palo Santo tem benefícios que vão além do relaxamento e alívio do estresse. Ele também melhora cicatrizes, espinhas, dores musculares e lesões como entorses, por exemplo. Basta aplicar algumas gotas no local e massagear. Misturado a um óleo carreador, serve para fazer uma massagem relaxante. Além desses usos, o óleo essencial de Palo Santo pode ser colocado em um difusor para aromatizar o ambiente ou para afastar os indesejáveis insetos. Para dor de cabeça, esfregue algumas gotas nas têmporas ou dissolva em água fervendo para fazer uma inalação.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy