Aromaterapeuta indica: óleos essenciais para imunidade

0

Cuidar da saúde física e mental tem sido um hábito cada vez mais comum. E se tem uma coisa que, hoje em dia, todo mundo quer ter é uma boa imunidade. Isso porque um bom sistema imune ajuda a prevenir doenças e que faz com que nosso organismo funcione de forma equilibrada. É claro que, para isso, hábitos saudáveis são fundamentais: ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente, dormir bem e cuidar da saúde mental, por exemplo, são formas de garantir que nosso organismo funcione de forma adequada. Além disso, existem outras maneiras de dar uma ajudinha ao nosso sistema imunológico. E a aromaterapia é uma grande aliada nesse sentido. Conversamos com uma aromaterapeuta para saber quais são os melhores óleos essenciais para imunidade e como eles podem te ajudar no dia a dia.

Como os óleos essenciais podem ajudar na imunidade?

Óleos essenciais para imunidade
Foto: Pixabay

A aromaterapia é uma técnica natural que tem origem há milhares de anos e usa substâncias naturais extraídas de plantas e flores para promover benefícios físicos e mentais. Essas substâncias são os óleos essenciais (OEs), que podem ser grandes aliados do nosso sistema imune. “Os OEs fazem parte do sistema imunológico das plantas, eles ajudam a formar a defesa de cada planta contra micróbios, bactérias, fungos, insetos e doenças”, conta a aromaterapeuta Lígia Tiene Grotta. Sendo assim, de acordo com ela, nosso organismo se beneficia do uso dos óleos essenciais para imunidade da mesma forma que as plantas.

Com propriedades farmacológicas, alguns OEs têm ação antiviral, antisséptica, anti-inflamatória, analgésica, antifúngica, antibactericida e até antidepressiva. Por isso, eles fortalecem nosso sistema imunológico. No entanto, segundo a terapeuta, é importante ressaltar que apesar de serem naturais, os óleo essenciais para imunidade nunca devem ser usados sem a orientação de um profissional. Isso porque, em alguns casos, existem contraindicações: “Um aromaterapeuta irá avaliar a condição e explicar qual óleo a pessoa deve usar e como ele deve ser aplicado. A maioria dos OEs são usados por inalação ou por aplicação na pele, mas nunca faça isso sem orientação”. Além disso, é importante verificar a qualidade do produto. OEs e essências são coisas diferentes e apenas os óleos essenciais puros podem ajudar na imunidade. Uma dica: prefira os que têm Certificado de Pureza Testada e Garantida (CPTG).

OEs que ajudam nosso sistema imunológico

OE - lavanda
Foto: Mari Jana

Com a ajuda de Lígia, preparamos uma lista com alguns óleos essenciais para imunidade que vão te ajudar a manter a saúde física e mental em dia e a prevenir doenças. “Cada OE tem uma identidade, adquirida através da sua combinação de compostos químicos. Os óleos essenciais atuam de forma preventiva e são uma ferramenta a mais para o que eu chamo de ‘trabalho em equipe’, que inclui hábitos saudáveis e cuidados com a saúde mental”, finaliza a terapeuta. Então, vamos à lista:

Olíbano – Tem propriedade antidepressiva, anti-infecciosa, anti-inflamatória, antisséptica, expectorante, regenerativa, sedativa e estimula o sistema imunológico.

Orégano – É antibactericida, antifúngico, antiparasita, antisséptico e estimulante imunológico. No entanto, deve ser usado com muito cuidado porque pode causar irritação extrema na pele.

Eucalipto – Tem propriedades analgésicas, antibactericidas, anti-infecciosas, anti-inflamatórias, antivirais, inseticidas e expectorantes.

Lavanda – Analgésico, anticoagulante, antidepressivo, antifúngico, anti-inflamatório, antimicróbico, antisséptico, regenerativo e sedativo.

Copaíba – É um estimulante circulatório e pulmonar. Além disso, é um poderoso anti-inflamatório, antibactericida, antisséptico, antioxidante e analgésico.

Melaleuca – Além de ser um estimulante imunológico, é um poderoso antibactericida, antiparasita, antiviral, descongestionante, expectorante, analgésico e antifúngico.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy