Óleo essencial para ansiedade: 5 opções para aliviar os sintomas

0 267

A aromaterapia envolve o uso de óleos essenciais retirados de fontes vegetais, como flores, folhas, sementes, frutas e raízes. Quando esses óleos são inalados ou absorvidos pela pele, ocorrem efeitos fisiológicos. Descubra qual óleo essencial usar para ansiedade e te ajudar a aliviar o problema.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem com ansiedade. Os sintomas dessa doença acabam prejudicando o desempenho no trabalho e as relações pessoais. Em busca do alívio da ansiedade, alguns tratamentos alternativos surgiram e conquistaram as pessoas que querem diminuir os sintomas.

O que é aromaterapia?

É a técnica de inalar o ar do óleo essencial a fim de obter um benefício. Além da ansiedade, o uso do óleo essencial ajuda também a combater a depressão, auxilia no tratamento da insônia, asma e auxilia no sistema imunológico, aumentando a imunidade. Apesar de ser simples o uso e ser um produto completamente natural, é importante uma consulta com naturopata, que irá te auxiliar e te ensinar o uso correto dos óleos essenciais.

óleo essencial para ansiedade
(Foto: Unsplash)

Quais são os melhores óleos para ansiedade?

Conheça agora os óleos mais indicados para aliviar os sintomas da ansiedade e te ajudar a acalmar:

Óleo de laranja doce

Seu nome cientifico é Citrus aurantium dulcis e é um tipo de óleo muito usado para afastar os sintomas mais comuns da ansiedade. Além disso, é um poderoso antidepressivo, ansiolítico e atua no sistema imunológico, aumentando a imunidade.

Alecrim

Conhecido cientificamente como rosmarinus officinalis, o alecrim também é um aliado para pessoas que sofrem com ansiedade e depressão por causa das suas propriedades analgésicas e estimulantes. E não é só com a ansiedade que o alecrim ajuda, alivia também dores de cabeça, alivia os sintomas da má digestão e melhora a memória.

Limão

O oléo essencial de limão é um dos mais usados e um dos seus benefícios é o controle dos sintomas da ansiedade. Além de acalmar a pessoa que está sofrendo com uma crise, auxilia também na concentração e ajuda a melhorar a memória. Não pode aplicar o óleo essencial de limão direto na pele para não causar manchas ou queimaduras.

Sândalo

Conhecido cientificamente como amyris Balsamifera, o sândalo é um ótimo aliado para o combate da ansiedade. Esse óleo essencial tem propriedades sedativas, ideal para ajudar a controlar os sintomas da ansiedade e também combater insônia. O uso durante o dia pode te deixar sonolento, portanto, utilize-o próximo do horário de deitar.

Lavanda (Alfazema)

Um dos mais populares no combate à ansiedade e depressão. O seu aroma delicioso, contém outros benefícios para a saúde, diminuindo dores de cabeça, cólicas menstruais, náuseas e auxilia no combate à insônia, promovendo uma noite de sono reparadora.

óleo essencial para ansiedade 1
(Foto: Unsplash)

Como utilizar óleo essencial para ansiedade?

Para que você obtenha os benefícios do óleo essencial para a ansiedade, é necessário fazer o uso correto. Descubra agora algumas formas do uso:

Aromatizador – É uma das formas mais comuns e simples de obter os benefícios desses óleos acima. Para isso, você irá precisar de um difusor. Aplique três gotas do óleo essencial de sua preferência, junto com a água (cada difusor tem uma quantidade, verifique a sua) e o difusor faz todo o trabalho de espalhar pela casa o aroma do óleo.

Óleo essencial no banho – Existem algumas formas de aproveitar os benefícios dos óleos durante o banho. No shampoo ou condicionador, você pode colocar duas gotas, no sabonete uma gota e usá-los normalmente. Evite a área dos olhos. Assim você irá inalando enquanto toma o seu banho normal.

Evaporação – Outra duas formas de usar o óleo é com a evaporação. A primeira forma é a mais simples e funciona como o difusor. Misture meio litro de água para duas gotas de óleo essencial em um canecão e coloque para ferver no fogão, a fumaça que irá subir, irá trazer os benefícios do óleo.

A outra forma é ainda mais simples, aplique em uma toalha ou algodão, três gotinhas do óleo essencial desejado, com a evaporação natural e o aroma você irá obter os benefícios. Se o cheiro está forte, poderá deixar a toalha mais longe de você, por exemplo, tire da cabeceira da cama e coloque nós pés.

Borrifador – Outra maneira simples de usar o óleo essencial em casa e bem baratinho, é usar um borrifador. Misture três gotas no recipiente com água e borrife nos cômodos que deseja inalar o óleo. Se quiser, poderá borrifar em cima de edredom, roupas e entre outros.

Em massagens – Nesse caso específico, é ideal usar apenas com a supervisão de um profissional qualificado, para não causar nenhum tipo de reação adversa, tanto na inalação quanto na pele. Os profissionais misturam um óleo comum, com o de coco, junto com a quantidade certa de óleo essencial e aplica na pele durante a massagem. Faça em casa apenas com recomendação de aromaterapeuta.

Quais as contraindicações da aromaterapia?

Em primeiro lugar, antes de inserir o óleo essencial na sua rotina, é importante se consultar com um aromaterapeuta, ele irá indicar as melhores opções para você. Além disso, algumas pessoas não podem fazer o uso sem uma recomendação:

  • Crianças
  • Gestantes
  • Lactantes
  • Pessoas com problemas cardíacos
  • Problemas respiratórios
  • E histórico de alergias das propriedades citadas

Além disso, se após o uso algum efeito adverso surgir, interrompa imediatamente o uso e procure a ajuda de um profissional.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy