Óleo essencial de Lavanda: combate a acne e promove crescimento capilar

3

O óleo essencial de lavanda é derivado da planta Lavandula angustifolia. Ele é um dos queridinhos da aromaterapia, devido ao seus poderes relaxantes e aroma delicioso.

Mas, além disso, seus benefícios na pele e nos cabelos conquistam muitos adeptos ao redor do mundo.

.

Pra que serve o óleo essencial de lavanda?

pra que serve oleo de lavanda
O óleo de Lavanda pode ser encontrado facilmente

 

O óleo de lavanda pode beneficiar a pele de várias maneiras. Tem a capacidade de diminuir a acne, ajuda a clarear a pele e reduz as rugas e linhas de expressão.

A lavanda é uma fonte potente de antioxidantes e outros fitoquímicos benéficos, tornando o seu óleo essencial muito útil para combater os sinais do envelhecimento prematuro. Os antioxidantes combatem os danos dos radicais livres, causados por estressores ambientais, como os raios UV e a poluição.

De acordo com um estudo publicado no periódico Medicina Alternativa e Complementar com Evidência, o óleo essencial de lavanda inibiu com sucesso a resposta inflamatória aguda, provavelmente devido à maneira como influencia o óxido de nitrogênio, citocinas e histamina. Isso o transforma em um poderoso aliado no combate à acne, além de prevenir coceira no couro cabeludo enquanto trata a caspa e outras infecções comuns na região.

Recentemente, ficou comprovado ainda que o óleo de lavanda ajuda a promover e estimular o crescimento capilar quando utilizado em uma solução tópica.

Benefícios da Lavanda

oleo essencial de lavanda flores

  • O óleo de lavanda é uma escolha popular para a aromaterapia, pois pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade;
  • Quando aplicado diretamente na pele, o óleo de lavanda pode ajudar a reduzir a inflamação e acelerar o processo de cicatrização de feridas;
  • Pesquisas comprovam que o óleo de lavanda é capaz de matar bactérias causadoras de acne;
  • Estimula o crescimento capilar e combate a caspa.

 

Como usar óleo de lavanda para acne?

pele perfeita oleo essencial de lavanda
Quer ter uma pele hidratada e sem manchas? Pois então aposte nesse óleo!

 

O óleo essencial de lavanda é um bactericida e, por isso, pode prevenir ou até mesmo curar a acne. Ele desobstrui os poros e reduz a inflamação quando você a coloca na pele.

Assim, o uso tópico da lavanda auxilia no tratamento de peles acnéicas de duas maneiras: reduzindo a inflamação e também acelerando a cicatrização.

Dito isso, reduzir a inflamação é uma das melhores maneiras de obter uma pele lisinha, porque previne a formação de acne em primeiro lugar. Embora as bactérias causadoras da acne e o excesso oleosidade possam contribuir, a acne é principalmente uma condição inflamatória da pele.

 

pele perfeita com oleo de lavanda
O óleo essencial acalma a pele, acelera a cicatrização e ainda combate a acne.

 

“Sempre que a pele fica inflamada, geralmente por doenças ou irritações menores, os poros se contraem, retendo o óleo, as células mortas da pele e as bactérias no interior, onde formam a acne”, explica o Dr. Jaggi Rao, dermatologista do site Facing Acne. “É por isso que recomendamos produtos suaves, mesmo para os casos mais resistentes de acne, porque se você usar produtos agressivos que irritam a pele, poderá causar inflamação, continuando com o ciclo”, alerta o profissional.

Estudos em ratos mostraram que o óleo de lavanda é eficaz para acelerar o processo de cicatrização de feridas, o que é bom para a acne por dois motivos. Primeiro, quanto mais rápido as lesões acnéicas forem curadas, mais rápido você terá uma pele lisinha e, em segundo lugar, a rápida cicatrização de feridas ajuda a impedir a formação de cicatrizes de acne.

 

É seguro usar óleo essencial de lavanda na pele?

flores de lavanda e oleo essencial

No geral, a lavanda pode ajudar a reduzir a acne de várias maneiras, embora não seja ideal para todos. Em uma porcentagem muito pequena de pessoas, pode causar algo chamado dermatite alérgica de contato. E, nesses casos, se você tiver uma condição semelhante à acne – chamada rosácea – pode piorar a situação.

Mas não se assuste. Ainda de acordo com o Dr. Jaggi Rao, pesquisas recentes apontam que apenas 2% das pessoas desenvolvem dermatite de contato ao utilizar óleo essencial de lavanda topicamente.

Em todos os outros casos, vale relembrar que o óleo de lavanda tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e anti-ansiedade que podem ajudar a reduzir a acne, acalmar e hidratar profundamente a pele.

 

Óleo essencial de lavanda para crescimento capilar

oleo essencial de lavanda e flores

Além dos benefícios incríveis para a pele, a Lavanda também é excelente para os cabelos.

Isso porque a lavanda também possui propriedades antimicrobianas, observadas nesta revisão de 2014. Isso significa que ajuda a impedir o crescimento de bactérias e fungos, promovendo um crescimento capilar saudável da raiz às pontas.

Veja a seguir uma receita de sérum para fazer os cabelos crescerem naturalmente:

Sérum natural de lavanda para crescimento capilar

oleo essencial de lavanda 0001 Camada 9

Essa receita usa como base óleos vegetais de jojoba e semente de uva. De acordo com estudos, massagens regulares utilizando essa base trataram a alopecia com sucesso.

Além deles, o complemento fica por conta dos óleos essenciais de lavanda, alecrim, tomilho e cedro. Eles estimulam os folículos capilares, aumentam a circulação sanguínea no couro cabeludo e promovem o crescimento de fios novos!

  • 30 ml de óleo de semente de uva
  • 30 ml de óleo de jojoba
  • 2 colheres de sopa de óleo de rícino
  • 7 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 7 gotas de óleo essencial de tomilho
  • 7 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 7 gotas de óleo essencial de cedro
  1. Usando um pequeno funil, despeje o óleo de semente de uva, óleo de jojoba e óleo de mamona em seu frasco conta-gotas de vidro âmbar

  2. Em seguida, adicione cuidadosamente os óleos essenciais de lavanda, alecrim, tomilho e cedro, gota a gota.

  3. Depois de adicionar todos os ingredientes, feche a garrafa e agite bem para misturar tudo.

  4. Seu soro caseiro para o crescimento do cabelo está pronto! Armazene em local fresco e seco, longe da luz solar.

  5. Você pode massagear este soro capilar no couro cabeludo, 1-2 horas antes do banho. Por fim, considere usar este shampoo e condicionador natural sem sulfato para incentivar o crescimento do cabelo!

Atenção: o óleo de alecrim não deve ser usado por hipertensos, uma vez que eleva a pressão arterial. Evite o uso em pessoas com epilepsia, gestantes, bebês e crianças.

Antes de utilizar qualquer óleo essencial, é indicado pesquisar suas contra-indicações. Você pode obter essa informação com um aromaterapeuta qualificado ou diretamente com a marca.

 

O óleo de lavanda tem efeitos colaterais?

 

Por fim, lembre-se que os óleos essenciais são extremamente concentrados. O uso em excesso pode irritar a pele. Para evitar isso, sempre use um óleo carreador para diluir e faça um teste de alergia antes de iniciar a aplicação tópica.

Se, apesar da diluição, você apresentar sinais de erupção cutânea, urticária ou dermatite, interrompa o uso imediatamente. Pode ser um sinal de que você é alérgico a lavanda. Não é comum, mas pode ocorrer.

Seja cauteloso ao usar ou inalar óleo essencial de lavanda caso você tome sedativos ou depressores do sistema nervoso. Existem interações conhecidas com esses medicamentos que podem causar sonolência ou letargia.

Mostrar comentários (3)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy