Óleo de semente de uva: saiba quais são os principais benefícios

0

A uva, além de linda, é muito versátil. Vinhos, sucos, geleias e sobremesas incríveis podem ser produzidos a partir dessa fruta que, tradicionalmente, é mais cultivada em regiões de clima temperado. Mas, existe outro produto poderoso que também é extraído da uva. Neste caso, da semente. Trata-se do óleo de semente de uva, que tem muitos benefícios estéticos e pode, ainda, prevenir doenças, como a hipertensão, por exemplo.

O que é o óleo de semente de uva?

Óleo de uva
Foto: Tree Top

A mesma uva que é utilizada para a fabricação de vinho, sucos e outros alimentos também é usada para a extração do óleo de semente de uva. A semente é triturada e prensada a frio para que todas as suas propriedades sejam mantidas. Para se ter uma ideia de como esse trabalho é complexo, para um litro de óleo são utilizados quase 200 kg de sementes. Porém, o resultado é um produto vegetal riquíssimo em vitaminas e outros nutrientes, além de um poderoso hidratante e um excelente carreador para produtos aromaterápicos com alta qualidade e pureza. Os óleos prensados a frio não sofrem ações de agentes químicos e altas temperaturas e, por isso, são mais puros.

Rico em vitaminas e outros nutrientes, o óleo de semente de uva é utilizado na indústria cosmética e na aromaterapia, mas também pode ser um grande aliado na cozinha, já que é mais saudável que outros óleos, e também em massagens terapêuticas e estéticas. Ou seja, esse produto extraído da uva é simplesmente incrível. Conheça os principais benefícios e como usar o óleo de semente de uva.

Quais são os principais benefícios?

Óleo de uva - dicas
Foto: Black Beauty and Hair

Melhora a pele

O óleo de semente de uva tem alto teor de tocoferol, mais conhecido como vitamina E, que tem poder antioxidante, hidrata e revitaliza a pele. Além disso, também é rico em ácido linoleico, ou ômega 6, que tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda na cicatrização de feridas. Por se tratar de um óleo fino, ele é absorvido rapidamente pela pele e não obstrui os poros, contribuindo inclusive para a melhoria da pele com acne e para amenizar estrias.

Fortalece os cabelos

Para hidratar pontas ressecadas, prevenir a queda de cabelo e manter os fios brilhantes e fortes, não deixe de experimentar o óleo de semente de uva. Por não ter cheiro forte e não ser oleoso, ele pode ser usado diretamente nos fios ou adicionado em condicionadores e máscaras de hidratação sem deixar os cabelos pesados ou com cheiro de gordura. Apesar de ser um óleo com poder altamente hidratante, ele ajuda a reduzir a oleosidade do couro cabeludo.

Previne doenças do coração

Os ácidos graxos presentes nesse produto são capazes de prevenir e tratar doenças cardíacas. O óleo de semente de uva reduz o nível de colesterol ruim (LDL) e eleva o colesterol bom (HDL), auxiliando na saúde do coração. Ele tem, ainda, antioxidantes importantes para o combate de radicais livres no corpo e, por isso, pode auxiliar no tratamento de problemas como hipertensão. Pode ser usado em refogados, grelhados e saladas.

Auxilia no emagrecimento         

Por ser mais saudável que outros óleos, o óleo de semente de uva também pode ser um aliado no emagrecimento. Ele também pode ser usado em refogados, grelhados e saladas em substituição ao óleo de soja, que tem muitos agrotóxicos em sua composição. Auxilia no emagrecimento porque ajuda a reduzir o colesterol ruim, regula o intestino e reduz a inflamação no organismo.

Óleo de Semente de Uva
Foto: Foco em Vida Saudável

Onde encontrar óleo de semente de uva?

Por ser acessível, é muito fácil encontrar o óleo de semente de uva em supermercados, lojas de suplementos e de produtos aromaterápicos. Independentemente de onde você vá procurar o produto, é importante se certificar de que ele é 100% puro. Isso significa que o óleo é livre de parabenos, sulfatos, corantes e conservantes. Essas informações devem estar disponíveis no rótulo do produto. Leia, tenha certeza que o produto é natural e aproveite todos os benefícios do óleo de semente de uva.

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy