Óleo de copaíba: regula a oleosidade, hidrata e ajuda a tratar psoríase

0

Você já conhece o óleo de Copaíba? Ele é um poderoso ingrediente amazônico, conhecido como o “antibiótico da mata”. Na beleza, ajuda a reduzir oleosidade, além de ser eficiente no tratamento da psoríase e dermatose.

 

Para que serve o óleo de Copaíba?

Óleo de copaiba para a pele

 

O óleo de copaíba é derivado da resina da copaibeira, uma árvore tropical originária da América do Sul. A copaíba é amplamente utilizada em produtos cosméticos, incluindo sabonetes, cremes, loções e perfumes. Desde o século XVI, o óleo essencial de copaíba tem sido utilizado nas práticas tradicionais de saúde pelos índios do norte e nordeste do Brasil.

Isso porque o óleo de copaíba contém grandes quantidades de beta-cariofileno, uma molécula que interage com os receptores canabinóides da pele. Isso faz com que as células da pele produzam beta-endorfina, um dos hormônios da felicidade.

O beta-cariofileno também é um potente agente anti-inflamatório e a copaíba é um dos óleos mais seguros para uso na pele. Pode ser muito útil na cura, irritação calmante e tratamento de doenças crônicas da pele, como psoríase e dermatites.

Cicatrizante e anti-inflamatório

oleo de copaíba
Para uma pele sem manchas, aposte nesse óleo

 

Também conhecida como “Pau de óleo”, a copaibeira é encontrada facilmente na floresta Amazônica devido ao forte aroma de sua casca. Sua história está fortemente ligada com a cultura indígena. Historicamente, o óleo de copaíba era muito utilizado e difundido entre os índios brasileiros.

De acordo com o site BySamia, ao que tudo indica, os índios descobriram os efeitos curativos dessa árvore observando animais que, quando feridos, esfregavam-se nos troncos das copaibeiras. A partir de então, eles começaram a utilizar a planta devido ao seu poder cicatrizante.

Um estudo de 2016 avaliou a atividade antimicrobiana do óleo de copaíba contra uma cepa padrão da bactéria Staphylococcus aureus, que pode causar infecções de pele e feridas. Em conclusão, os pesquisadores descobriram que mesmo baixas concentrações de óleo de copaíba foram capazes de inibir o crescimento bacteriano.

Eficaz no tratamento da acne

oleo de copaiba

 

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas e curativas, esse óleo é mais uma opção para o tratamento natural da acne. Um ensaio clínico duplo-cego, controlado por placebo, publicado em 2018, concluiu que os voluntários com acne experimentaram uma “redução altamente significativa” nas áreas da pele afetadas pela acne, onde foi usada uma preparação de óleo essencial de copaíba em diluição de 1%.

 

Quais são os benefícios do óleo de Copaíba?

Óleo de copaiba
Essa é a árvore copaibeira!

 

Na sequência, listamos alguns benefícios desse poderoso óleo amazônico. Para obtê-los, é ideal fazer o uso tópico e com frequência, misturando o óleo derivado da cobaibeira com outros óleos essenciais ou vegetais.

  • Auxilia na redução de estrias, celulites e cicatrizes;
  • Clareia manchas;
  • Hidrata e regenera profundamente a pele;
  • Equilibra a oleosidade natural da pele;
  • Eficaz no tratamento de caspas, micose e seborréia no couro cabeludo;
  • Combate reumatismo e alivia dores musculares (quando usado para massagens)
  • Por se tratar de um anti-inflamatório natural, ele auxilia no tratamento de dermatites e psoríases.

 

Óleo de copaiba benefícios
Quando usado regularmente, o óleo de copaíba ajuda a conquistar a pele perfeita.

 

Conforme falamos anteriormente, esses são os principais benefícios do óleo essencial de copaíba na pele. Seu uso é uma sabedoria milenar, testada e aprovada pelos indígenas brasileiros.

Na Amazônia, a árvore copaibeira é conhecida como “árvore milagrosa”. Isso porque produz seu óleo medicinal que é criado por canais secretores na medula da árvore e extraído diretamente do tronco.

Uma vez que se trata de uma árvore nativa, opte sempre por comprar de fontes de extração certificadas, que respeitem a fauna e as comunidades locais.

Como usar o óleo de Copaíba no rosto?

oleo de copaíba

Segundo o site Cativa Natureza, os aromaterapeutas indicam que o óleo pode ser usado tanto puro quando diluído em outros óleos vegetais como, por exemplo, o óleo de jojoba ou o óleo de girassol.

Antes de usar qualquer óleo vegetal no rosto, certifique-se de que ele é adequado para o seu tipo de pele. As oleosas, por exemplo, devem utilizar somente óleos não-comedogênicos, pois eles não entopem os poros.

Esse óleo pode ser utilizado no tratamento de feridas, psoríase, furúnculos, seborreias e demais irritações do couro cabeludo.

Peles oleosas

Máscara de argila verde e óleo de Copaíba

oleo de copaiba e argila mascara

Use a máscara a seguir para controlar a oleosidade e limpar profundamente a pele.

  • 3 gotas óleo de Copaíba
  • 1 colher argila verde em pó (sempre que possível, opte pela orgânica)
  • água até dar ponto
  1. Dilua a argila com água até formar uma pastinha

  2. Acrescente o óleo e misture

  3. Aplique no rosto com o auxílio de um pincel

  4. Deixe agir por 20 minutos e depois enxágue bem com água gelada.

  5. Obs: a máscara de argila não deve secar completamente no rosto. Por isso, use um borrifador com água ou hidrolato e borrife sempre que perceber que ela está começando a secar. O ideal é manter a argila úmida para aumentar a eficácia.

Sérum facial para combater acne e espinhas

Utilize 5 gotinhas desse sérum diariamente, antes do seu hidratante. O ideal é utilizar de manhã e pela noite.

  • 1 vidro âmbar de 30 ml ((formato spray ou com conta-gotas))
  • 20 ml óleo de jojoba
  • 5 gotas óleo de copaíba
  • 5 gotas óleo essencial de lavanda
  1. Com o auxílio de um conta-gotas, transfira o óleo de jojoba para o frasco âmbar.

  2. Adicione, aos poucos, os óleo essenciais de lavanda e copaíba

  3. Misture bem.

A jojoba é um óleo rico em ceramidas, de estrutura muito semelhante ao sebo natural da pele. Por esse motivo, ela auxilia a regular a oleosidade natural, uma vez que a pele entende que não precisa produzir o excesso de sebo. 

Enquanto a Lavanda tem poderes calmantes e cicatrizantes, a copaíba é um poderoso anti-inflamatório. Essa combinação é perfeita para secar espinhas, controlar a acne e deixar a pele bem hidratada, sem pesar.

Peles normais a secas

Sérum regenerador hidratante

Utilize esse sérum diariamente para ter uma pele mais luminosa e hidratada. Essa combinação de óleos promove uma regeneração profunda, além de reduzir linhas e sinais de expressão.

  • 1 vidro âmbar 30 ml ((com spray ou conta-gotas))
  • 15 ml óleo de rosa mosqueta
  • 15 ml óleo de semente de uva
  • 5 gotas óleo essencial gerânio
  • 5 gotas óleo de copaíba
  • 3 gotas óleo de lavanda

O óleo de semente de uva é rico em ácido linoleico (ômega 6), vitamina E e antioxidantes. Já o óleo de rosa mosqueta é conhecido pelo seu poder hidratante e anti-idade.

Na ala dos óleos essenciais, temos o gerânio que é um poderoso regenerador celular, a lavanda que acalma e hidrata profundamente e, por fim, o queridinho óleo de copaíba.

Onde comprar óleo de Copaíba?

Agora que você já está à par dos inúmeros benefícios, é hora de comprar o seu. Opte, sempre que possível, por fontes orgânicas ou certificadas.

No Brasil, alguns bons fornecedores são a Cativa Natureza, WNF e By Samia. Os 3 sites entregam no país inteiro e são bastante confiáveis. Se, por fim, você prefere comprar pessoalmente, é facil encontrar em casas de produtos naturais.

 

Quais as contraindicações do Óleo de Copaíba?

 

Ainda que seja um produto natural, vale lembrar que os óleos vegetais são bem concentrados e podem ter contraindicações.

Por isso, sempre que possível consulte um médico ou fitoterapeuta antes de inicar o uso. Tanto grávidas quanto lactantes devem evitar esse óleo. No mais, pode usar com tranquilidade e sempre respeitando os limites de diluição fornecidos pelo fabricante.

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy