Óleo de Argan: conheça 6 benefícios incríveis para a pele e o cabelo

3

O óleo de argan é um poderoso hidratante, com origem marroquina. Ele é queridinho da indústria da beleza e muito indicado tanto para o cabelo quando para a pele.

 

Para que serve o óleo de argan?

oleo de argan 0004 3

 

O óleo de argan é feito a partir dos grãos que crescem nas árvores de argan, nativas do Marrocos. É frequentemente vendido como óleo puro, que pode ser aplicado de forma tópica (diretamente na pele e cabelos).

Além disso, ele também pode ser ingerido e promete vários benefícios à saúde. Nesse caso, o óleo vem em forma de cápsula de suplemento para ser tomado por via oral. Também é comumente misturado a vários produtos cosméticos, como xampus, sabonetes e condicionadores.

Seus vários compostos fenólicos são, provavelmente, responsáveis pela maior parte das capacidades antioxidantes e anti-inflamatórias.

 

sementes de argan e oleo
O óleo e as sementes de argan, originais do Marrocos

 

O óleo de argan é rico em vitamina E, ou tocoferol, uma vitamina lipossolúvel que serve como um potente antioxidante para reduzir os efeitos prejudiciais dos radicais livres. Ele atua tanto na pele quanto nos cabelos promovendo hidratação profunda

Por ser considerado um óleo raro, ele é comumente dissolvido em óleo mineral ou adicionado a produtos cosméticos. Isso se deve, em partes, ao fato de que esse é o óleo comestível mais caro do mundo.

No entanto, utilizar o óleo puro traz ainda mais benefícios e é uma alternativa completamente natural para hidratar a pele ou umectar os cabelos. E como só algumas gotinhas já trazem inúmeros benefícios, o preço compensa no longo prazo.

Quais os benefícios do óleo de argan?

 

 

Seja na pele ou nos cabelos, esse óleo marroquino possui inúmeros benefícios, que o transformam em um coringa na rotina da beleza. A seguir, reunimos alguns dos pontos fortes do óleo de argan, que são cientificamente comprovados:

Óleo de argan na pele

oleo de argan na pele
Quer ter uma pele com viço e sem imperfeições? Então aposte no argan

 

Tem efeitos anti-envelhecimento

 

Embora as primeiras evidências tenham sido baseadas na cultura popular, um estudo recente com participantes pós-menopausa conseguiu comprovar essa alegação.

Desse modo, os pesquisadores descobriram que uma combinação de óleo de argan oral e cosmético levou a um aumento significativo na elasticidade da pele. Isso proporcionou, por fim, um tratamento antienvelhecimento eficaz.

Como usar:

Você pode obter esses benefícios aplicando óleo de argan diretamente na pele, tomando suplementos orais regularmente ou ambos. No estudo citado anteriormente, as participantes passaram o óleo na pele e também ingeriram via suplementos.

Acalma a dermatite atópica

 

A dermatite atópica é uma condição comum da pele com sintomas como comichão e também vermelhidão. Uma pesquisa recente descobriu que a aplicação tópica de óleo de argan na área afetada pode ajudar a tratar os sintomas. Isso ocorre devido a alta concentração de vitamina E e também das as propriedades inflamatórias naturais encontradas no óleo.

Como usar:

Basta aplicar o óleo vegetal na pele diariamente. Você pode, ainda, combinar com óleos essenciais para potencializar esse efeito. A melaleuca, por exemplo, é excelente para pacientes com dermatite.

 

benefícios do óleo de argan na pele
Esse óleo é maravilhoso para aplicar como sérum, no rosto.

 

Protege a pele dos danos solares:

 

As mulheres marroquinas há muito tempo usam óleo de argan para proteger sua pele dos danos causados pelo sol, uma prática comprovada por um estudo de 2013.

Este estudo descobriu que a atividade antioxidante no óleo de argan ajudou a proteger a pele contra os danos causados pelos radicais livres causados pelo sol. Isso evitou queimaduras e hiperpigmentação como resultado. A longo prazo, isso pode até ajudar a prevenir o desenvolvimento de câncer de pele, incluindo melanoma.

No entanto, é preciso lembrar que o uso de óleos vegetais NÃO substitui o uso de protetor solar, ok?

Previne e reduz estrias

Um estudo de 2016 descobriu que um creme base aquosa contendo óleo de argan melhorou a elasticidade da pele. Isso ajudou a prevenir e tratar estrias, que são comuns principalmente na gravidez e na adolescência.

Como usar:

Aplique óleo de argan diretamente na área afetada pelo menos duas vezes por dia. Faça isso assim que suspeitar do surgimento de estrias para obter melhores resultados. Além disso, é interessante combinar com óleo de copaíba ou mesmo de alecrim para potencializar os efeitos.

Óleo de argan nos cabelos

pra que serve argan nos cabelos

 

Hidrata e condiciona os fios

 

O óleo de argan é usado principalmente como um hidratante para a pele e cabelos, pois é cheio de ácidos graxos, principalmente ácido oleico e ácido linoleico. Por isso, foi comprovado que esses óleos lubrificam o eixo do cabelo e ajudam a manter a umidade dentro dos fios, evitando o ressecamento.

Além disso, o argan também é rico em vitamina E, que fornece uma camada gordurosa ao cabelo e ao couro cabeludo. Como resultado, esse óleo pode ajudar a reduzir o frizz e, por fim, aumentar o brilho.

Melhora a saúde do couro cabeludo

 

Conforme mostramos anteriormente, o argan possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e benéficas para a pele. Isso pode ajudar a prevenir ou melhorar as condições da pele, incluindo aquelas que podem afetar o couro cabeludo e causar queda de cabelo como, por exemplo, dermatite seborréica e psoríase.

No entanto, apesar da sabedoria popular, poucas pesquisas científicas foram feitas sobre as propriedades antifúngicas do argan, embora acredite-se que ele possa ajudar a tratar a caspa. Isso ocorre porque, às vezes, a caspa é causada por um fungo semelhante ao fermento no couro cabeludo.

 

Protege dos danos causados pelo calor e pela coloração

 

Por fim, os ácidos graxos de cadeia média do argan têm um efeito protetor que pode ajudar a evitar danos causados pela secagem e estilização do cabelo.

Uma pesquisa mostrou que outros óleos ricos em ácido linoléico, ácido oleico e ácido palmítico adicionam uma camada protetora ao cabelo. Como resultado, aumentando a elasticidade do fio e protegendo contra a quebra durante o uso de chapinha ou secador.

Além disso, o tratamento capilar com óleo também mostrou reduzir a formação de pontas duplas, o que pode resultar em cabelos mais espessos e saudáveis.

Um estudo de 2013 descobriu, por fim, que o óleo de argan reduz os danos causados pela tintura de cabelo quando aplicado nos cabelos logo após o processamento da cor.

Como usar o óleo de argan no cabelo?

umectação com oleo de argan
Por fim, a umectação de argan é ótima para recuperar os fios

 

Assim como na pele, você pode aplicar esse óleo diretamente nos fios. Para proteger dos danos, por exemplo, é indicado aplicar antes de secar ou modelar o cabelo.

Outras possibilidades incluem combinar gotinhas de argan em outras máscaras, como por exemplo as hidratações com maizena, azeite, babosa ou, ainda, glicerina. Tudo vai depender, é claro, do seu tipo de cabelo.

Além disso, existem inúmeras marcas que adicionam o argan aos seus produtos capilares. Esse é um bom começo para quem não consegue encontrar o óleo puro com facilidade.

 

Umectação com óleo de argan

oleo de argan 0005 4

 

A umectação com argan é perfeita para restaurar profundamente os cabelos e deixá-los cheios de brilho. Para isso, é ideal apostar em um óleo vegetal puro e de qualidade. No Brasil, é possível comprar o óleo de argan puro com as marcas Laszlo, WNF, Arte dos Aromas ou TerraFlor.

Tome cuidado com o famoso Moroccanoil. Apesar de ter o preço salgado, ele não é puro e leva silicones na composição. Para a umectação, o mais indicado é utilizar sempre óleos vegetais puros.

 

Como fazer umectação com argan

 

Misture uma quantidade de óleo vegetal base que seja suficiente para o seu cabelo. Na sequência, adicione algumas gotas de argan. A mistura de argan com óleo de rícino, por exemplo, é ótima para fazer o cabelo crescer.

Aplique com cuidado nos fios preferencialmente limpos e deixe agir. Depois é só enxaguar com shampoo.

No vídeo a seguir, você vai aprender a maneira correta de retirar a umectação dos cabelos:

 

Mostrar comentários (3)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy