O que são ásanas e quais as posturas mais praticadas?

Acrobacia, contorcionismo, alongamento. Muitas pessoas ainda confundem a prática de Yoga com essas atividades. Mas a verdade é que essa tradição milenar vai além de definições tão simples. Isso porque, para o Yoga, nós somos compostos por três aspectos: corpo, mente e espírito. E para equilibrar essas três áreas, as ásanas são práticas eficientes que fortalecem o corpo, aquietam a mente, ajudam a controlar emoções e muito mais. Quer saber o que são ásanas, para que servem e quais são as mais populares? Acompanhe.

O que são ásanas?

Segundo a tradição, o deus Shiva seria o responsável pela criação do Yoga e das ásanas há milhares de anos e o objetivo seria nos liberar de traumas cármicos. Na tradução livre, a palavra ásana (que tem origem no sânscrito) significa postura. Embora ainda sejam confundidas com exercícios de acrobacia, contorcionismo e alongamento, as ásanas são posições praticadas no Yoga que trazem diversos benefícios físicos, mentais e espirituais. Elas são apenas uma ferramenta dessa prática milenar (que ainda inclui o pranayama, os mudras, a meditação, os mantras, yantras e preceitos para vivermos melhor em sociedade e conosco), mas são capazes de oferecer benefícios perceptíveis em todos os níveis.

Quais são os benefícios das posturas de Yoga?

Foto: Irina L.

Fisicamente, as ásanas melhoram a flexibilidade do corpo, além de tonificar os músculos e promoverem equilíbrio. São também indicadas para aliviar dores, melhorar a postura e o funcionamento do organismo como um todo, já que beneficiam diferentes sistemas, como o nervoso, o digestivo e o endócrino, por exemplo. Além disso, as ásanas são capazes de aliviar problemas crônicos, como pressão alta e diabetes.

Já nos níveis mental e espiritual, as ásanas podem ser grandes aliadas na hora de energizar, relaxar e equilibrar a mente. Além disso, melhoram a concentração e promovem clareza e estabilidade mental, expansão da consciência, autoconfiança, positividade e autocuidado. Em outras palavras, portanto, as ásanas são excelentes alternativas para termos uma saúde mental e física equilibrada e promovem bem-estar geral.

Quais as ásanas mais usadas nas práticas?

Confira algumas das ásanas mais praticadas durante as aulas de Yoga:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Árvore. Foto: Manuel Brian

Árvore (Vrkshásana)Essa é uma das ásanas mais populares do Yoga. É uma postura de equilíbrio, que simboliza a conexão com o sentido da vida. Sendo assim, equilibra corpo e mente, fortalece as pernas, estimula a intuição e o foco.

Cachorro olhando para baixo. Foto: Pixabay

Cachorro olhando para baixo (Adho Mukha Svanasana) – Outra que figura entre as ásanas mais praticadas, é uma postura de transição muito utilizada nas sequências de Yoga. Alonga, energiza, fortalece, alivia sintomas da ansiedade e da depressão, alivia dores de cabeça e nas costas.

Guerreiro II. Foto: Reprodução/Internet/Shayla Quinn

Guerreiro II (Virabhadrasana) – Também muito popular, o guerreiro dois é uma posição que fortalece e alonga as pernas e o quadril, alivia dores na lombar, melhora a capacidade pulmonar, promove coragem e equilíbrio mental.

Cobra. Foto: Reprodução/Internet/Yoga Journal

Cobra (Bhujangasana) – Entre as ásanas mais conhecidas do Yoga, também podemos citar a postura da cobra, que é praticada em diversos níveis e estilos. É uma postura de retroflexão e, por isso, fortalece a coluna vertebral. Além disso, enrijece os glúteos, diminui a dor ciática, ajuda a aliviar o estresse e fortalece braços e ombros.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Criança. Foto: Pixabay

Criança (Balasana) – É uma ásana que acalma nossa criança interior. Muito comum nas práticas de Yoga, a postura da criança serve para descansar o corpo e, muitas vezes, para fazer uma pausa durante as práticas mais vigorosas. Relaxa, ativa o sistema parassimpático, alonga a lombar, relaxa os ombros, fortalece o quadril e alivia ansiedade.

Cadáver. Foto: Reprodução/Internet/Yoga International

Cadáver (Shavasana) – Apesar de parecer bem simples, essa é uma das ásanas mais poderosas do Yoga. Tem um nome assustador, mas essa postura relaxa completamente o corpo e a mente após a prática. Sendo assim, alivia sintomas de estresse e ansiedade, melhora a qualidade do sono, reduz a tensão muscular e melhora a pressão arterial.

ásanasmeditaçãosaúdesaúde mentalyoga
Comentários (0)
Comentar