O que é sororidade e como praticar?

Você já se pegou falando mal de outra mulher? Seja pelo que ela fez, falou ou estava vestindo, em algum momento todas nós já experimentamos a sensação de julgar a outra, mesmo que não tenhamos contado para ninguém. Mais do que isso, em alguns ambientes (no trabalho, por exemplo) o senso de disputa pode ser ainda maior e a competição se tornar tão acirrada a ponto de virar uma perseguição. Mas você já ouviu falar em sororidade? Apesar de ser um termo que anda em alta, ele ainda causa muitas dúvidas quanto à sua definição. Isso porque essa prática, tão abordada dentro do movimento feminista, não é totalmente aplicada ao cotidiano da nossa sociedade. Mas, basicamente, sororidade nada mais é que o apoio mútuo entre mulheres. Entenda e saiba como praticar no dia a dia.

O que é sororidade?

Foto: Pixabay

Em primeiro lugar, tenha em mente que a competitividade entre mulheres nos separa das mudanças sociais que tanto desejamos. Por definição, o termo sororidade vem do latim. Sóror significa irmã e, portanto, sororidade nada mais é que a irmandade entre mulheres.  “Dentro de nós, por ser algo cultural, ainda existe muita desconfiança. Fomos ensinadas que outras mulheres nos ameaçam e precisamos desconstruir essa ideia. Podemos ser casadas e ter amigas solteiras sem achar que elas estão ali porque querem nossos maridos, por exemplo”, avalia a produtora Sofia Miller, que estuda o movimento feminista há mais de dez anos.

Sendo assim, o termo sororidade fala sobre entendermos que outras mulheres não são, necessariamente, motivos de preocupação ou ameaça e que, para conquistarmos nosso lugar de igualdade, precisamos caminhar juntas. “Em uma sociedade que sempre colocou o homem como ponto central, muitas vezes, nós só somos ouvidas quando unimos nossas vozes. A sororidade serve para que cada uma de nós tenha seu espaço. Porque quando eu incentivo uma mulher, estou incentivando todas”, acrescenta a produtora.

Como praticar no dia a dia?

Agora que você já sabe o que significa sororidade, preparamos três dicas simples para você colocar em prática a irmandade e o apoio a outras mulheres. Confira:

Foto: Jason Sackey

Não julgue

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Antes de apontar o dedo para o que você considera um erro, pare e reflita. O que a outra faz, fala, como age e a forma que escolheu para viver pode ser diferente da forma como você leva a vida, mas isso não significa que ela seja pior. Nem todas as mulheres gostam das mesmas coisas que você, nem todas querem ter filhos ou se casar, nem todas querem empreender. E tudo bem. Não cabe a você julgar as escolhas alheias. Isso é sororidade.

Apoie o trabalho de outras mulheres

Tem uma amiga artesã, que está mudando de profissão ou divulgando uma causa? Apoie! Consuma os produtos dela, espalhe para o seu círculo social, incentive-a. Além de ajudar o negócio dela, você estará mostrando que acredita no potencial dela e isso é essencial, especialmente num mercado de trabalho que é tão desigual, para que ela tenha forças para continuar buscando conquistar seus objetivos.

Tenha empatia

Todas nós, em algum momento, passamos por dificuldades. E nem sempre fazemos as melhores escolhas. Ter sororidade é ter empatia, se colocar no lugar da outra e, se possível, oferecer ajuda. Algumas mulheres vivem relacionamentos abusivos, outras têm três filhos e não se casaram, tem até quem esteja passando por dificuldades financeiras. Seja parte da rede de apoio de outras mulheres porque essa conexão fortalece cada uma de nós.

comportamentoestilo de vidafeminismo
Comentários (0)
Comentar