O que é reflexologia e como fazer em casa?

Imagine uma terapia que é uma ótima alternativa para complementar o tratamento de diversos problemas relacionados à saúde física, mental e emocional e que, além disso, pode ser aplicada em casa. Estamos falando da reflexologia, uma técnica que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e que ajuda a aliviar dores, sintomas do estresse e da ansiedade, insônia, sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM), mau funcionamento do intestino, ansiedade e muito mais. Saiba o que é reflexologia e como aplicar essa ferramenta de autocura em casa.

O que é reflexologia?

Foto: Pixabay

Baseada em estudos de neurofisiologia e neurofisiopatologia humana, a reflexologia é uma técnica que estimula o organismo a encontrar o próprio equilíbrio por meio de toques, pressões e deslizamentos aplicados com os dedos e as mãos. Essa espécie de “massagem” é feita sobre pontos reflexos (que correspondem a órgãos e sistemas do nosso corpo), são distribuídos pelas orelhas, pés, mãos e na coluna vertebral. No entanto, no Brasil, a ferramenta mais utilizada é a reflexologia podal, que é feita nos pés.

A reflexologia é ferramenta de autocura que faz parte da MTC e, segundo a reflexoterapeuta Carla Ananda, “Funciona como uma excelente alternativa para ajudar no tratamento de doenças do corpo e da mente, aliviando dores e outros sintomas que deixam nosso organismo disfuncional e atrapalham nossa qualidade de vida”. Mas o melhor de tudo é que, com um pouco de conhecimento sobre o mapa dos pontos que estão localizados nos pés, você pode fazer pequenas aplicações em casa de forma rápida e eficiente.

“Apesar das semelhanças, no entanto, é bom ficar claro que reflexologia não é massagem. A massagem usa movimentos para relaxar, aliviar tensões e estimular a circulação sanguínea. Já a reflexologia pressiona os pontos que se relacionam com outros órgãos e sistemas para aliviar sintomas relacionados a eles”, conta a terapeuta. No entanto, assim como acontece com qualquer terapia alternativa, a reflexologia não substitui tratamentos médicos.

Quais são os benefícios?

Foto: Ryan Hoyme

Confira alguns benefícios da reflexologia:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

– Reduz ansiedade e estresse

– Alivia dores

– Estimula a circulação sanguínea

– Alivia os sintomas da TPM

– Melhora a digestão

– Corrige desequilíbrios hormonais

– Ajuda a melhorar a qualidade do sono

– Melhora o funcionamento do intestino

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

– Melhora a função renal

– Acelera o metabolismo

– Melhora o trato respiratório

– Promove bem-estar geral

Como aplicar a reflexologia em casa?

Imagem: Reprodução/Internet/Reflexologia

É claro que a aplicação da reflexologia, quando feita por um profissional, é mais completa e eficiente. “Isso porque nós fazemos uma entrevista para entender as principais queixas da pessoa e, assim, fazemos um trabalho mais amplo, que pode incluir diversos pontos diferentes, trazendo o alívio de sintomas variados que podem estar relacionados ao mesmo problema final”, afirma Carla. Além disso, para conhecer e entender o mapa dos pés, é preciso estudo e dedicação. Mas você pode estimular seu pé em casa e, assim, conseguir alívio para alguns problemas simples, como dor de cabeça e cólica menstrual, por exemplo.

A reflexoterapeuta ensina: “Em primeiro lugar, sente-se em uma cadeira confortável e volte a sola do pé para cima de uma forma confortável. Com a ponta dos dedos, explore a planta do seu pé até sentir algum ponto que esteja doendo. Os pontos doloridos, normalmente, indicam quais partes do corpo estão precisando de tratamento. Assim que encontrá-los, pressione por alguns segundos e repita até a dor passar”. Além disso, você pode pressionar os pontos específicos ligados aos órgãos e sistemas do organismo observando o mapa dos pés. Faça por alguns segundos e repita até sentir o alívio dos sintomas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

saúdesaúde mentalterapias alternativasterapias holísticas
Comentários (0)
Comentar