Pranayama: o que é e quais são os benefícios da prática?

0

Desde que nascemos, respiramos quase que automaticamente. Afinal, a respiração é essencial para a vida e raramente paramos para observar como estamos fazendo isso. Na verdade, a maioria de nós usa só uma pequena parte da capacidade pulmonar e vital quando respira, porque faz isso de forma superficial. Se você tem alguma familiaridade com o Yoga, é provável que saiba o que é pranayama, que resumidamente significa controlar a respiração e, assim, obter os benefícios incríveis da energia vital que flui para o corpo e para a mente.

O que é pranayama?

Pranayama
Foto: Reprodução/Internet?Global Fest Yoga

A palavra pranayama tem origem no sânscrito e quer dizer “extensão (ou controle) da energia vital”. Pranayama, na prática, é uma técnica de respiração que conduz essa energia para o corpo e para a mente, mantendo nosso organismo em pleno funcionamento. Na verdade, são diferentes pranayamas e cada um tem um objetivo específico. “Alguns ajudam a acalmar, outros a energizar o corpo e eles podem ser usados também para melhorar a qualidade do sono e a capacidade pulmonar, por exemplo”, conta a professora de Yoga Catherine Rocha Davies.

Um dos objetivos do pranayama é expandir a consciência e promover autoconhecimento. Dessa forma, ele conecta corpo, mente e espírito e promove benefícios incríveis. Além disso, o pranayama é um excelente aliado dos atletas, atores e cantores e, para quem vive nas grandes cidades, uma maneira eficaz de promover mais qualidade de vida e bem-estar. Isso porque, quando nossa respiração está regulada, o corpo e a mente reagem mutuamente de forma controlada e isso facilita o domínio dos processos conscientes.

O melhor de tudo é que, com um pouco de conhecimento, você pode praticar o pranayama em casa. Catherine explica que “Podemos fazer antes de dormir, ao acordar, para trazer confiança, para relaxar, enfim, o importante é fazer em um lugar tranquilo e em uma posição confortável”. A professora também diz que o uso óleos essenciais e músicas calmas podem ajudar, além, é claro, de roupas confortáveis.

Quais são os benefícios da prática?

Pranayama
Foto: Irina L.

Com a ajuda de Catherine, preparamos uma lista com os principais benefícios da prática do pranayama no dia a dia. Confira:

– Reduz o estresse;

– Alivia os sintomas da ansiedade e da depressão;

– Estimula o sistema nervoso parassimpático, responsável por fazer o organismo retornar ao estado de calma;

– Melhora a digestão;

– Aumenta a capacidade pulmonar;

– Melhora o sistema linfático;

– Oxigena o cérebro;

– Promove estabilidade mental e emocional;

– Auxilia na perda de peso;

– Promove longevidade;

– Aumenta a concentração;

– Purifica o corpo, aumentando nossa capacidade de absorver nutrientes.

Como praticar pranayama em casa?

Pranayama
Foto: Reprodução/Internet/Gnosis Online

Existem algumas maneiras diferentes de praticar o pranayama, além de tipos diferentes da técnica. No entanto, a professora recomenda que “Quem quiser começar a praticar, o ideal é que faça isso sob a orientação de um profissional. Isso porque existem contraindicações. Ou seja, nem todas as pessoas podem fazer todos os pranayamas”. Depois disso, basta ter um lugar tranquilo e aproveitar todos os benefícios.

Alguns tipos de pranayama são bem simples, mas, ainda segundo Catherine, não é interessante fazer enquanto estiver dirigindo. “O melhor lugar é onde ninguém vai interromper durante a prática e onde seja possível relaxar completamente e focar no que está fazendo”, continua Catherine. O pranayama também é bastante comum durante as aulas de Yoga. Neste caso, você só precisa seguir as orientações de quem está guiando a prática.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy