Arteterapia: o que é e quais os benefícios da técnica?

0

Você sabia que as artes podem melhorar a sua saúde mental? A expressão e a comunicação não-verbal dos processos artísticos são considerados terapêuticos porque atuam sobre o fator emocional e, assim, nos ajudam a desenvolver o autoconhecimento. Dessa forma, a arte pode promover sensação de bem-estar, melhorar a saúde mental e, sobretudo, promover consciência sobre nossas dificuldades emocionais e sociais. A arteterapia é uma técnica que usa as artes como ferramenta para que possamos entrar em contato com nossos medos, angústias, mágoas e outros sentimentos e emoções que influenciam diretamente no nosso desenvolvimento.

O que é arteterapia?

Arteterapia
Foto: Pixabay

Arteterapia é uma técnica terapêutica desenvolvida com o objetivo de promover a externalização de medos, angústias, mágoas e outros sentimentos e emoções que podem afetar nosso desenvolvimento pessoal e social. Segundo a terapeuta holística Aline Soares, “A arteterapia usa a expressão artística como uma forma de colocarmos para fora tudo aquilo que nos incomoda e nos atrapalha de levar uma vida plena. Por meio dela, é possível entrar em contato com sentimentos e emoções. Ela promove o autoconhecimento, facilita a compreensão, a reflexão e a mudança de comportamento de uma forma bem leve”.

Assim como outras terapias alternativas, a arteterapia é uma terapia complementar, ou seja, não substitui os tratamentos médicos e nem a psicoterapia. Além disso, é importante lembrar que, para obter os benefícios, você deve procurar terapeutas que estudaram a técnica. Aline adverte que “Para ter efeito terapêutico, as expressões artísticas precisam ser orientadas para isso. É diferente de uma escola de artes. Além disso, o terapeuta tem que ter a sensibilidade para entender e traduzir o que ele tem como resultado ao final da sessão”.

Quais são os benefícios da técnica?

Cerâmica
Foto: Sail Dancer

A arteterapia pode ser de grande ajuda para aliviar os sintomas de doenças como a ansiedade e a depressão. “Além disso, ela vem se mostrando uma forma eficaz de ajudar pessoas a encontrarem seu caminho. Isso porque, por meio da expressão artística, muitas acabam entendendo o que sentem em relação diferentes situações e pessoas. Assim, ela pode colaborar, por exemplo, em um caso de transição de carreira, especialmente quando a pessoa ainda está um pouco perdida sobre o rumo que deve tomar”, avalia a terapeuta.

Normalmente, a arteterapia é relacionada às artes manuais. Mas, segundo Aline, existem outras formas de expressão que têm efeitos terapêuticos: “Música, dança e técnicas teatrais também são ótimas opções. No caso das mulheres, a dança é uma opção incrível porque melhora a autoestima e isso reverbera em outras esferas, como nos relacionamentos, por exemplo”. Já as artes manuais (desenho, pintura, tecelagem, modelagem e escultura), os jogos teatrais e a música, ainda de acordo com a terapeuta, promovem autoconhecimento, equilíbrio emocional, relaxamento, bom humor e sensação de bem-estar.

Quem pode fazer arteterapia?

Arteterapia
Foto: Pixabay

Embora sua aplicação seja mais comum com crianças, a arteterapia é benéfica para pessoas de todas as idades. A boa notícia é que você não precisa ter aptidões artísticas para fazer essa terapia alternativa. Isso porque, segundo Aline, “O objetivo não é julgar o mérito artístico e nem avaliar a pessoa ou o trabalho que ela fez. Ou seja, não importa qual é o resultado estético. O foco é a expressão dos sentimentos e emoções. O importante é colocar tudo para fora e entender o resultado como um simbolismo”.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy