Descubra o poder dos mantras

2

Nem sempre é fácil acalmar a mente e o corpo. Por isso, existem centenas de técnicas que nos ajudam a atingir um nível profundo de relaxamento e, ainda, promover diversos benefícios para a mente e o corpo. Os mantras estão entre essas práticas e, inclusive, já tiveram sua eficácia comprovada por neurocientistas.

Você sabe o que são mantras?

A palavra mantra vem do sânscrito e sua tradução livre quer dizer “controle da mente” – “man” significa mente e “tra” significa controle. Apesar de normalmente estarem ligados à cultura hindu, os mantras não tem relação com nenhuma religião específica. Surgiram dos sutras, presentes em escritos hinduístas de mais de cinco mil anos atrás, e diversas filosofias os utilizam até hoje. O budismo, por exemplo, foi um dos responsáveis pela propagação dos mantras pelo mundo e o yoga também se beneficia com a sua prática.

Cada mantra tem uma vibração sonora que, segundo os hindus, quando repetido promove uma energia vibracional que ajuda a controlar a nossa mente, com o objetivo de gerar mudanças reais. Um dos primeiros neurocientistas que se interessou pelo assunto, o norte-americano Andrew Newberg, descobriu que um mantra repetido diariamente durante dois meses promoveu mudanças cerebrais em um paciente e comprovou a descoberta por meio de ressonâncias feitas antes e depois do estudo.

Para que servem?

Meditação - mantra
Foto: Dean Moriarty

É fácil entender para que servem os mantras só por conhecermos o seu conceito. Controlar a mente é o principal objetivo dessa prática, que ajuda principalmente na meditação. Isso porque alguns mantras promovem estados profundos de relaxamento. Porém, além de relaxar a mente para atingir estados meditativos, os mantras harmonizam os chakras, melhoram a concentração, auxiliam no tratamento da ansiedade e da depressão e, ainda, nos permitem ter mais equilíbrio sobre as nossas emoções. “É válido dizer também que a meditação estimula a produção de neurotransmissores como a serotonina e que ela atua sobre a respiração”, conta a terapeuta holística Aline Soares.

Como usar os mantras?

Em primeiro lugar, você precisa de um lugar tranquilo e silencioso, onde ninguém te interrompa durante um tempo. Sente-se confortavelmente e faça algumas respirações profundas antes de iniciar a repetição do mantra. Ele deve ser escolhido conscientemente, de acordo com o momento ou o objetivo que queremos alcançar. É fácil encontrar mantras com significados e objetivos diferentes na internet. A terapeuta diz que “No início, às vezes, a mente ainda está dispersa. Mas, não tem problema porque, aos poucos, o mantra vai promovendo os efeitos e a mente acalma”.

Japamala
Foto: Reproução/Casa da Índia

Uma maneira bastante usada para a prática é com o auxílio de um japamala. Esse acessório é um cordão de 108 contas e serve para calcular a repetição do mantra. No entanto, segundo Aline, não é necessário começar repetindo 108 vezes cada mantra: “Dá para iniciar com dez minutos de prática e, depois, esse tempo pode ir aumentando gradativamente. Ou, então, repetir 27 vezes e depois passar para 54, que são divisíveis de 108. Na verdade, o que importa mesmo é a dedicação, a concentração e a respiração”.

Qual é o mantra mais usado?

Mantra OM
OM / Foto: Pixabay

Certamente, um dos mantras mais conhecidos em todo o mundo é o OM. Considerado o som que deu origem ao mundo, ele promove um efeito calmante muito eficiente. “Qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode sentir a vibração do OM. Apesar de não ser o ideal, ele pode ser entoado em momentos de estresse, como no trânsito, por exemplo”, explica a terapeuta.

O som do OM nasce no centro da cabeça, se projeta para frente, vibrando na garganta e no peito e, então, termina no nariz. Uma forma de treinar é colocando uma mão no peito e outra na testa e ir percebendo a evolução da prática para sentir, cada vez mais, sua energia vibracional. A terapeuta finaliza avaliando que “O mantra OM é a manifestação sonora da nossa energia e da nossa consciência, por isso ele é tão usado e apreciado”.

Mostrar comentários (2)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy