O poder das afirmações positivas: atraia o que você deseja

“Cuidado com o que você deseja”. Se você já ouviu essa frase, é possível que já tenha entendido que as palavras têm poder. A pessoa que nos dá esse conselho está afirmando que, quando proferimos esse tipo de afirmação, atraímos para nós o que estamos dizendo, pensando ou desejando. Sendo assim, é importante ter em mente o poder das afirmações positivas e, dessa forma, usá-las a nosso favor para transformar nossa realidade.

Qual é o poder das afirmações positivas?

Afirmações (positivas ou negativas) são declarações do que entendemos como verdade e elas são capazes de abrir ou fechar portas e de transformar a forma com que a nossa mente funciona. A palavra falada ou escrita provoca reações cerebrais que nos estimulam, seja para trabalhar em busca de alguma conquista ou simplesmente para nos sentirmos melhor.

Segundo pesquisas realizadas por grandes instituições na área da psicologia positiva (como o Instituto Delfland de Saúde Mental da Holanda e o Centro de Memória da PUC de Porto Alegre), o poder das afirmações positivas é real. Os pesquisadores descobriram que pessoas otimistas tendem a ficar menos doentes e que pensamentos negativos podem matar até 25% dos neurônios no hipocampo, prejudicando a memória. Por isso, ainda que pareça complicado às vezes, o cérebro precisa de treinamento para que a negatividade não tome conta da nossa vida.

Norman Vincent Peale, um pastor nova iorquino, escreveu o livro “O Poder do Pensamento Positivo” e, assim, mudou a percepção de cientistas sobre a energia gerada a partir do que pensamos. Para ele, os problemas, medos, carências e até algumas doenças surgem quando ignoramos o poder das afirmações positivas. Já a escritora, palestrante e professora de metafísica Louise Hay afirmou que “Temos que reeducar o nosso pensamento e falar em padrões positivos se quisermos mudar nossas vidas”.

Como usar as afirmações positivas a seu favor?

Agora que você já sabe qual é o poder das afirmações positivas, que tal acompanhar essas dicas simples sobre como usá-las a seu favor e provocar mudanças em sua vida? Confira.

Foto: Daniel Reche

Monitore seus pensamentos

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Tudo que você pensa ao longo do dia influencia a forma com que as coisas acontecem e, principalmente, como você reage a elas. Procure evitar reclamações ou previsões negativas sobre os acontecimentos futuros. Mantenha a mente focada no lado positivo das coisas.

Descanse e relaxe a mente

Estar com o sono em dia também faz muita diferença na hora de aproveitar o poder das afirmações positivas. Isso porque, quando estamos cansados, tendemos a ficar irritados. Além disso, reserve um momento do seu dia para meditar e agradecer pelo que tem e pelo que vai receber. Se quiser, pode repetir mantras.

Substitua as frases negativas por positivas

Ao invés de dizer “Não gosto do meu emprego atual”, experimente dizer “Logo terei uma oportunidade para mostrar minhas habilidades e ser reconhecido por isso”. Fazendo a troca aos poucos, seu cérebro vai se acostumando com a positividade e todos à sua volta vão notar.

Tenha fé

Não importa se você segue ou não uma religião. Ter fé não necessariamente tem a ver com religiosidade. Para aproveitar o poder das afirmações positivas não basta falar ou escrever o que você deseja, mas você precisa acreditar que as coisas vão dar certo e passar a enxergar cada acontecimento com olhos otimistas.

saúde mental
Comentários (0)
Comentar