Muay Thai: descubra a origem e todos os benefícios para a saúde

A arte milenar surgiu na Tailândia promove emagrecimento rápido, fortalecimento muscular e entre outros benefícios

0

Muay Thai se popularizou no Brasil e no mundo por seus benefícios para a saúde. Essa luta é uma arte marcial tailandesa, nascida na Tailândia e é praticada há mais de dois mil anos, segundo historiadores. Apesar de haver algumas variações sobre como surgiu a luta, uma teoria é aceita e replicada pelos alunos desta arte.

A origem do Muay Thai

Diversas pessoas se mudaram para um província chamada Yunnam, na China, local em que atualmente é a Tailândia, nas margens do rio Yang Tsé. Segundo historiadores, ali era um solo fértil, ideal para plantação e crescimento da popular. No entanto, os moradores daquela região começaram a sofrer com ataques constantes e doenças. Ou seja, eles precisavam encontrar uma solução.

Então eles tiveram a ideia de criar uma luta, para se defender e também trazer saúde para o corpo, assim, conseguindo vencer as doenças que os acometiam. Aqui se deu a origem da luta Chupasart, que fazia o uso de armas brancas, como facas por exemplo.

Entretanto, os lutadores começaram a se machucarem por causa das armas usadas durante as lutas e posteriormente, foi modificado e removido as armas da arte marcial. Ao longo dos anos, a luta foi se aperfeiçoando até se tornar o que é hoje. Apenas em 1920, as luvas se tornaram um acessório indispensável para que não ocorressem mais machucados nos lutadores.

Leia também: Conheça Ricardo Lapa: personal queridinho das celebridades

Muay Thai
Muay Thai (Foto: Reprodução/Freepik)

O que é preciso para lutar Muay Thai?

Ao se inscrever em uma academia especializada em luta, o aluno receberá todas as instruções e os acessórios necessários que deverá investir para lutar. Mas conheça posteriormente o que é necessário para iniciantes.

  • Bandagem: para proteger as mãos e o punho.
  • Luvas de boxe;
  • Caneleiras;
  • Protetor bucal.

Graduações do Muay Thai

Assim como a capoeira, nesta luta tailandesa o aluno também se gradua e vai passando por faixas/cordas. A graduação tem um tempo fixo, no entanto, é preciso dedicação e comprometimento para ir passando essas etapas.

No entanto, essa prática não existe na Tailândia e por esse motivo não é tão aceita no mundo. No Brasil, criou-se essa graduação para incentivar os alunos a continuarem praticando a arte e também criar uma hierarquia entre os alunos praticantes. A graduação foi criada em 1979 junto com a Confederação Brasileira de Muay Thai.

Essa corda para identificar os alunos é chamada de Kruang Prajied. Kruang é a corda e Prajied é Buda, para dar sorte aos lutadores. A corda é amarrada no braço do lutador e vai do grau um até o décimo primeiro. Conheça posteriormente as cores e fases. Mas lembre-se, a graduação não é obrigatória.

  • Branca;
  • Branca com ponta vermelha;
  • Vermelha;
  • Vermelha com ponta azul claro;
  • Azul claro;
  • Azul claro com ponta azul escuro;
  • Azul escuro;
  • Azul escuro com ponta preta (instrutor);
  • Preta (professor);
  • Preto e branco, com a ponta preta (mestre);
  • Preto e branco, com a ponta vermelha (grão mestre).

Benefícios

Essa arte marcial conquistou adeptos por causa do seus benefícios. Conheça posteriormente quais são os benefícios à saúde que o muay thai oferece.

Emagrecimento

Para quem deseja perder muitas calorias, invista nesta luta. Estima-se que em um treino de uma hora, pode queimar até 1000 calorias, promovendo o emagrecimento rápido e saudável.

Melhora o condicionamento físico

Sabe quando você está subindo uma rua, começa a ficar cansada e sentir falta de ar? Isso será passado se você investir nessa luta. Com poucas aulas a arte marcial trará condicionamento físico para seu corpo e assim, você conseguirá enfrentar cada vez mais desafios.

Melhora flexibilidade e força

Se suas mãos não chegam até os pés, é mais um motivo para você aderir ao muay thai. Para conseguir realizar os movimentos corretos e com a amplitude necessessária, neste treino é feito alongamento antes e depois da luta. Além disso, por usar o próprio peso do corpo, o aluno consegue desenvolver mais força.

Corpo sarado e musculoso

Diferente de outros exercícios que trabalham apenas um músculo por vez, nesta arte marcial o corpo todo é trabalhado durante o treino intenso.

Contraindicações do Muay Thai

Antes de começar a praticar qualquer esporte ou mudar a alimentação, é importante consultar um profissional para que nenhuma lesão ou outro problema ocorra. Assim como qualquer exercício, essa luta também tem contraindicação. Quem não pode praticar?

  • Grávidas;
  • Pessoas com problema na coluna, nos ombros, nos joelhos e nas articulações;
  • Pessoas com problemas de mobilidade.
Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy