Quer emagrecer? Veja 7 motivos para pular corda

Para muitas pessoas, pular corda remete às brincadeiras de infância. No entanto, o que nem todo mundo sabe é que esse exercício, bem fácil de fazer, é muito benéfico para a nossa saúde física e mental. E se você não tem muita habilidade, não se preocupe, é possível aproveitar os benefícios da prática mesmo que você seja iniciante. Tudo que você precisa é de uma corda, um espaço pequeno e vontade de praticar. E tem mais: você vai se divertir enquanto se exercita. Confira esses e outros motivos para pular corda que separamos para te incentivar a começar hoje mesmo.

Quais são os principais motivos para pular corda?

Foto: Vidmir Raic

Parece uma brincadeira de criança e, por isso, pode ser que você nunca tenha levado esse exercício a sério. Mas o fato é que existem muitos motivos para pular corda. Isso porque a atividade é simples, não exige equipamentos sofisticados nem habilidades técnicas e ainda pode fazer maravilhas pelo corpo e pela mente. “Pular corda parece um exercício lúdico que lembra os tempos de infância. Mas, quando praticado do modo correto, é intenso e bastante completo”, afirma o personal trainer Marcio Lobo. Além de ser uma atividade que estimula a musculatura e o sistema cardiorrespiratório, pular corda pode te ajudar a emagrecer e a se sentir melhor. Sem falar no fato de ser muito divertido.

Com a ajuda do profissional, separamos os principais motivos para pular corda com o objetivo de te incentivar a praticar essa atividade tão benéfica e prazerosa. Para começar, você só precisa de uma corda, um espaço pequeno e vontade de se exercitar. E tem mais: pular corda é indicado para pessoas de todas as idades. Confira os benefícios:

1 – Ajuda a emagrecer, pois queima muitas calorias;

2 – Melhora o condicionamento físico e estimula o sistema cardiorrespiratório;

3 – Tonifica a musculatura das pernas e do glúteo;

4 – Movimenta o corpo todo;

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

5 – Desenvolve a coordenação motora, a agilidade e o equilíbrio;

6 – Estimula a produção de hormônios que causam sensação de bem-estar. Por isso, ajuda a aliviar sintomas da ansiedade e da depressão, por exemplo;

7 – É divertido e fácil de fazer.

Esse exercício tem contraindicações?

Foto: Pixabay

Agora que você já sabe alguns motivos para pular corda, vamos falar sobre as possíveis contraindicações e os cuidados que precisamos ter para que a prática seja segura e benéfica. De qualquer maneira, fica o alerta: converse com um profissional habilitado antes de começar. O personal trainer explica que “Praticar em uma superfície plana e utilizando um tênis com bom amortecimento são alguns cuidados essenciais para o exercício”. Isso porque, segundo ele, pular corda é uma atividade que causa impacto nas articulações e o tênis tem a função de diminuir a possibilidade de lesões.

Além disso, Marcio aponta outros motivos que podem limitar ou até impedir que você comece a pular corda: “Não é indicado para pessoas que estão acima do peso, idosos, grávidas e com problemas nas articulações porque pode resultar em danos aos joelhos, tornozelos e quadris, por exemplo. Além disso, se o praticante estiver fora de forma, pode se sentir muito mal ao tentar realizar o exercício”. Sendo assim, respeite seus limites.

Como começar a pular corda?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Foto; Pexels

Quer começar a experimentar os motivos para pular corda e os benefícios que a prática pode promover para a sua saúde? Confira as dicas do profissional, coloque uma música animada e pratique:

Em primeiro lugar, Marcio explica que a corda precisa ser adequada para a sua altura, além, é claro, de estar calçando um bom tênis. Comece dando pulinhos baixos e salte somente quando a corda estiver passando perto dos pés. Faça por um minuto, descanse um minuto e vá intercalando atividade e descanso por 20 minutos no total. Além disso, preste atenção à postura: mantenha as costas retas, os olhos voltados para frente e contraia a musculatura abdominal. Aos poucos, vá aumentando o ritmo e explorando outros tipos de salto. Desafie-se.

Veja como pular corda:

Comentários (0)
Comentar