Cinco motivos para consumir azeite de oliva todos os dias

Quando falamos em óleo, muitas vezes vem à mente os malefícios do consumo desse tipo de gordura, como o ganho de peso e o aumento do risco de problemas cardíacos, por exemplo. Agora, imagine um óleo que, além de não promover esses efeitos, é capaz de ajudar no emagrecimento, aumentar o colesterol bom, melhorar a saúde do coração e até dar uma ajudinha na hidratação do cabelo? Pois bem, vamos falar dos motivos para consumir azeite de oliva, óleo extraído da azeitona e que, quando consumido com moderação, só tende a promover ganhos para a nossa saúde.

As propriedades do azeite

Foto: Steve Buissinne

O azeite de oliva já é bastante conhecido na cozinha brasileira e vem ganhando cada vez mais adeptos, especialmente graças ao seu sabor marcante. E não é só isso: existem outros motivos para consumir azeite, já que ele tem propriedades benéficas incríveis. No entanto, segundo a nutricionista Carolina Gastaldo, é importante ficar atento ao tipo. “O extra virgem é a melhor opção, pois contém maior concentração de nutrientes e antioxidantes. Também é rico em gorduras monoinsaturadas, ômega 9, vitaminas K, E e A, magnésio e aminoácidos”, diz. Além disso, continua: “No mercado, prefira os que vêm em embalagens de vidro escuro. Isso porque o contato direto com a luz compromete seus benefícios”.

Cinco motivos para consumir azeite todos os dias

Se você é do grupo de pessoas que pensa que qualquer tipo de gordura é prejudicial à saúde, é bom rever seus conceitos. Isso porque o azeite – que portugueses, espanhóis e gregos consomem e grandes quantidades – é um óleo vegetal que só tende a trazer benefícios para a saúde se for consumido com moderação. O consumo ideal, segundo a nutricionista, é de cerca de duas colheres de sopa por dia, distribuídas entre as refeições, em pratos quentes como carnes e legumes ou no tempero de saladas cruas. Vamos, então, aos cinco motivos para consumir azeite diariamente.

Foto: Pixabay

Ajuda a emagrecer

Vamos começar a lista dos principais motivos para consumir azeite falando sobre a sua colaboração no processo de emagrecimento. É claro que, para isso, uma dieta balanceada é indispensável. Mas o azeite promove sensação de saciedade e, segundo pesquisa publicada pela revista científica norte-americana Diabetes Care, diminui o acúmulo de gordura na região abdominal.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Colabora com a saúde do coração

O azeite extra virgem é um óleo vegetal de boa qualidade e tem ômega 9 em sua composição, o que contribuiu para a manutenção da saúde do coração. De acordo com um estudo publicado no científico Journal of American College of Cardiology, o azeite de oliva está associado a uma saúde cardiovascular turbinada, reduzindo os riscos de problemas cardiovasculares, infarto e AVC.

Estimula e protege o cérebro

Esse óleo vegetal é rico em antioxidantes, que estão diretamente relacionados à preservação e ao bom funcionamento do cérebro. Por isso, entre os motivos para consumir azeite, vale destacar sua eficácia na prevenção de danos cerebrais. Além disso, ele ajuda a preservar a memória e melhora a função cognitiva, de acordo com o cientista norte-americano Domenico Pràtico, da Temple University.

Previne o envelhecimento precoce

Também graças aos antioxidantes que traz em sua composição, o azeite é um grande aliado na prevenção do envelhecimento celular. Esses compostos reduzem a formação dos radicais livres, que são responsáveis pelo estresse oxidativo – responsável pela degeneração das células do corpo. Em outras palavras, consumir azeite regularmente melhora a aparência e fortalece a imunidade da pele.

É ótimo para pele, cabelo e unhas

Esse é um dos motivos para consumir azeite mais apreciados pelas pessoas vaidosas. Os ácidos graxos presentes nesse óleo vegetal previnem o ressecamento da pele, dão brilho ao cabelo e fortalecem as unhas. Apesar de ser considerado parte das receitas da vovó para colaborar com a beleza, atualmente ele é um dos queridinhos da indústria cosmética e está em constante estudo graças às suas propriedades emolientes.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

dicas de beleza
Comentários (0)
Comentar