Moscow Mule: história e receitas do drink queridinho do momento

O Moscow Mule é aquele tipo de drink que agrada a todos, já que é refrescante e super instagramável. Saiba tudo sobre a bebida e aprenda a preparar em casa:

 

Qual a origem do drink Moscow Mule?

Apesar da tendência ser recente, o Moscow Mule já é um drink bem tradicional. Isso porque ele surgiu em 1941, em meio à tensão que escalava para a Guerra Fria. Aliás, além do sabor marcante, a história do drink também é uma delícia para os ouvidos.

Ao final da década de 30, John Martin adquiriu os direitos da vodka russa Smirnoff para a sua distribuidora em Connecticut, nos EUA. Paralelamente, seu amigo Jack Morgan criava estoques de ginger beer (cerveja à base de gengibre) para seu próprio pub, o Cock’n’Bull, em Hollywood.

 

Imagem: Reprodução / Unsplash

 

Graças às tensões crescentes entre os EUA e a Rússia, as vendas de ambos despencaram. Certo dia, enquanto os amigos se reuniam para pensar em uma estratégia que envolvesse os dois produtos encalhados, Sophie Berezinski (herdeira de uma fábrica de canecas de cobre) bateu à porta do pub de Jack Morgan.

Por fim, o resultado dessa reunião improvável é o Moscow Mule, que ganhou esse nome graças ao design característico das canecas de Berezinski. Nelas, havia a gravura de uma mula. Logo, o drink que mistura vodka e ginger beer foi apelidado de Moscow Mule, a mula de Moscow. Incrível, não é mesmo?

 

Como fazer Moscow Mule em casa

Agora que você já sabe tudo sobre a origem do Moscow Mule, é hora de aprender a fazer essa delícia em casa. Primeiramente, vamos ensinar a receita tradicional e, na sequência, algumas variações que surgiram ao longo dos anos. Confira:

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Receita tradicional

Segundo o site The Gin Flavors, a receita original criada por Jack, John e Sophie era relativamente simples.

Ingredientes:

  • 180 ml de ginger beer
  • 60 ml de vodka
  • 15 ml de suco de limão
  • gelo a gosto

 

Para fazer, basta misturar bem a vodka, o gelo e o suco de limão e, por fim, adicionar a cerveja de gengibre. Contudo, o último passo deve ser realizado com cuidado, de preferência com o copo levemente inclinado para a vertical. Assim você garante que o drink mantenha o gás.

 

Imagem: Reprodução / Unsplash

 

Moscow Mule com espuma de gengibre

Em segundo lugar, a variação preferida dos brasileiros. Isso porque a espuma de gengibre complementa bem os sabores e ainda adiciona uma textura incrível para o Moscow Mule.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A base da receita é a tradicional. No entanto, a adição da espuma faz toda diferença. Portanto, anote os ingredientes:

 

Receita de espuma de gengibre para drinks

  • 200 ml de preparado para chantilly
  • 60 ml de xarope de gengibre
  • 4 colheres de chá de raspas de gengibre
  • 1/2 colheres de raspas de limão

Na sequência, confira o passo a passo da espuma: 

 

 

Moscow Mule fácil (sem ginger beer)

 

Por fim, caso você não saiba onde encontrar a cerveja de gengibre, não se preocupe. Isso porque a próxima receita do Menu Criativo substitui ela por gengibre fresco macerado com cerveja pilsen.

Ingredientes:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  • 1 fatia de gengibre fresco macerado com 1 lata de cerveja do tipo pilsen
  • 50ml de suco de limão
  • 100 ml de vodka
  •  1 colher de sopa de açúcar (opcional)
  • 1 pedaço de limão para decorar
  • Gelo

 

Modo de preparo:

Para começar, encha o copo com gelo. Em seguida é hora de acrescentar o açúcar, suco de limão e vodka. Agite bem a coqueteleira e, por último, complete com a cerveja.

drinksdrinks para fazer em casa
Comentários (1)
Comentar